quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Clima - Pedras de Granizo com mais de 20 dias em São Lourenço do Sul - RS - Brasil


Clima - Pedras de Granizo com mais de 20 dias em São Lourenço do Sul - RS - Brasil

Por Marise Jalowitzki
09.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/pedras-de-granizo-com-mais-de-20-dias.html

----------
Nota: Sobre a enchente de março.2011 - Acompanhe em tempo real: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/acompanhe-em-tempo-real-noticias-sobre.html
---------

O que estamos fazendo com o nosso clima? O que fizemos com o nosso planeta? Quais serão as consequências de tudo isso?

Parece inacreditável, mas hoje tornou-se público o que já vem sendo comentado pelos moradores de São Lourenço do Sul, no RS. Lá, não choveu mais granizo desde 15 de novembro, quando as tempestades, chuvas de granizo e ventos extra-tropicais fizeram um grande estrago em todo o estado.

Aliás, granizo em pleno mês de novembro, quando já estamos às portas do verão, experimentando quase que diariamente temperaturas em torno dos 30 graus celsius, granizo, nestas proporções, já é um espanto por si só! Granizo se forma a 90 graus abaixo de zero.


Só que há um fenômeno ainda maior, até agora desconhecido: o granizo que se depositou no solo, em uma vasta extensão, não derreteu, desde aquela data!

Desde 15 de novembro, 24 dias depois, as pedras estão em seu tamanho normal (por ocasião da queda), depositadas em grande quantidade sobre vegetação seca, destruída pelas enxurradas.











Os morros compostos pelo granizo, possuem até um metro de altura.
 
 
 
 
 
Apalpando-se as pedras de gelo, parece gelo seco, as pedras quebram-se, estilhaçam-se como se fosse plástico velho. As demais, permanecem intactas, parecendo bagos de uva branca!
 


A Universidade de Pelotas, presente ao local, não quis gravar entrevistas.

Até a próxima!

Vamos acompanhar as explicações dos estudiosos sobre o fenômeno.

Os resultados das mudanças climáticas não param!

Marise Jalowitzki
Escritora e consultora organizacional
www.compromissoconsciente.blogspot.com
Porto Alegre - RS - Brasil

-------------
Link: Surpresa da natureza

http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2010/12/09/surpresa-da-natureza/

-------------
Relato da chuva que aconteceu em 15.novembro.2010
http://www.climatempo.com.br/olhonotempo/95282/proximas_noticias

Rio Grande do Sul Arrasada Pela Tempestade de Granizo -RS




Enviado por: Rawnier Huffmann em 18:55 às 16/11/2010


O estado foi literalmente arrasado pela tormenta de granizo que castigou cidades ontem e na madrugada dessa terça feira.. cidades decretaram situação de emergência e calamidade pública. o granizo assustou os gaúchos na segunda e nessa terça feira. o medo relamente foi inevitável , aqui em Jaguarão onde moro o temporal foi grande a chuva ja caía de forma moderada des das 8 horas da manhã até as 19 h ,mas foi apartir das 20 h da noite q a tormenta ficou castigou severamente a cidade até as 06 horas da manhã de hoje. muitíssimos raios , trovões rajadas de vento e muito granizo.. nas regiões sul , norte e serra , aqui no RS foram as mais castigadas , cidades ontem e hj tiveram volume de chuva extremamente acima do normal , em muitas cidades o acumulado chegou a 400 milimetros de chuva .. como Arroio do Padre , Pedro Osório , Arroio Grande , Canguçú , São Lourençõ do Sul , Herval , Jaguarão aqui onde moro , foi momento de terror mesmo a situação é muito mais crítica do que se ve nos telejornais da globo . aqui no estado passa o tempo todo no plantão o desespero dos moradores , que perderam tudo nas enchentes no granizo e na ventania , Vacaria , Caxias do Sul , São MATHEUS . Passo Fundo , Erechim São Fransisco de Paula , entre outras mais na serra foram tbm arrasadas pela granizada .. dois sistemas atuaram ontem e hoje no estado , um ciclone extratropical aqui no extremo sul onde moro e instabilidades vindas do norte da argentina .. os dosi sistemas atingiram o estado em cheio.. agora as 20:00 h temos aqui em Jaguarão 18 graus e o céu esta parcialmente nublado . com vento oeste a 18 km/h.. grande desespero para quem mora tbm no Sul do Paraná onde o sistema tbm atuou e provocou tormentas severas tbm.. abraços a todos..
--------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário