sábado, 3 de janeiro de 2015

TDAH, Hiperatividade, Asperger - Pais e o tempo de férias - Avaliando a Escola


Pais, questionem a escola! Perguntem o que eles - educadores, orientadores pedagógicos, direção - entendem por educar para a vida! Quais as formações, profissões, atividades, eles concebem como possível de formação em sua instituição. Eles (profissionais da educação) ainda estão no estágio onde apenas "doutor" e "advogado" são profissões "de valor"? Como pensam em conduzir as crianças que possuem capacidades e talentos para outras atividades?




Por Marise Jalowitzki
03.janeiro. 2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/01/tdah-hiperatividade-asperger-pais-e-o.html


Quero pontuar alguns itens de um outro post:
A escolha da escola
Saber como a escola lida com os diferentes
Metodologias utilizadas
Bullying

Este é um período em que os pais tem a oportunidade de conversar com a direção e orientador(a) pedagógico(a) ANTES de matricular seu filho. Sim, a escola precisa mudar, precisa aprender a lidar com os diferentes, inovar em suas metodologias, acolher, inserir e tornar mais atrativo o processo ensino-aprendizagem.

Com o tempo, muitos pais vão descobrindo sozinhos, na dureza do dia a dia, que, em muitas situações, a ritalina (ou outro psicotrópico) não surte o efeito alardeado e a criança vai ficando cada vez mais segregada!

Ela é uma criança diferente, o que não quer dizer "doente"! É uma criança que aprende com outros métodos, que precisa de estímulos diferentes, que, muitas vezes, sabe dar a resposta de forma oral - e não escrevendo - e que tem um tempo diferente para completar uma avaliação, o que não a torna incapaz, apenas... diferente do que estamos convencionados a lidar!!!

A ritalina e todos os demais psicoestimulantes tem uma ação de uma a quatro horas (no caso da ritalina LA e Concerta, até 8 horas), onde faz focar - o que não significa aprender! E os efeitos colaterais podem ser devastadores, dependendo do corpinho!

Pais que não conseguem lidar com seus filhotes e que querem fazer uso de uma medicação, procurem a homeopatia, que pode até usar os mesmos princípios ativos, só que dinamizados em um percentual adequado à idade, ao perfil, ao físico e tudo o mais. Homeopatia dá condições de ir monitorando a aceitação, a real necessidade, a mudança do medicamento sempre que necessário. Também o uso dos Florais tem se mostrado bastante eficaz e sem efeitos danosos. São medicamentos que podem ser comprados sem receita, embora seja sempre recomendável passar por um terapeuta.

E o mundo pleno de preconceitos precisa ser alertado cada vez mais! Chega de segregar as crianças, chega de perseguir, chega de rotular! Rótulos que podem vir dos colegas e, o que é pior, dos próprios professores que, ao invés de educar, desencaminham! Denuncie o bullying!!

O momento é delicado pois a pressão é grande.




AS DIFERENTES PROFISSÕES

A escola ainda é uma instituição que "prepara para o mercado de trabalho", como se vida fosse apenas vida caso o aluno se torne um "vencedor" neste modelo econômico de desenvolvimento, um mundo altamente competitivo e segregador, que não pode continuar crescendo do jeito excludente como vem acontecendo!

Pais, questionem a escola! Criem parcerias! Construam novos projetos em conjunto! Perguntem o que eles - educadores, orientadores pedagógicos, direção - entendem por educar para a vida! Quais as formações, profissões, atividades, eles concebem como possível de formação em sua instituição. Eles (profissionais da educação) ainda estão no estágio onde apenas "doutor" e "advogado" são profissões "de valor"??? Como pensam em conduzir as crianças que possuem capacidades e talentos para outras atividades???

Avaliem, também vocês, quais as atividades que seu filhote demonstra gostar mais, quais suas áreas de interesse, onde ele mais se entretem.

- Sim, pode ser que ele tenha uma tendência acentuada para a computação (por enquanto, apenas jogos competitivos) e pode tornar-se um programador, um criador de jogos, um quadrinhista. Mesmo que sejam escassos os jogos de competição que não sejam apenas "de guerra", conheçam os jogos, proibam os mais violentos, dêem a opção para aqueles que não tenham "sangue escorrendo o tempo todo", monitorem as horas! Melhor ter um filho que reclame dos pais, pois lá no fundo, ele sabe que está sendo cuidado!!

- Vocês já experimentaram levá-lo para ambientes onde as questões climáticas, a agroecologia, as medições meteorológicas são abordadas? Muitos hiperativos se encontram no contato com a terra, nas abordagens de defesa e melhoria do meio ambiente. Uma profissão que vai se tornando cada vez mais necessária na atualidade é o Gestor Ambiental.

- Quando a escola (ou vocês) leva as crianças a um passeio ao planetário, ou ao Centro de Ciências, qual o interesse demonstrado? Muitas vezes a descoberta de outras maneira de apresentar um conteúdo abre uma opção maravilhosa! Conteúdos apresentados de forma enfadonha, cansativa, repetitiva podem e devem ser apresentados de forma interativa, o que amplia o grau de interesse e motivação.

- E a um estúdio fotográfico? Ela (criança) se interessa mais por ser modelo e posar frente às câmeras ou pela arte de fotografar?

- E como é sua interação com as pessoas?? Mesmo muitos perfis denominados "desatentos" são queridos colegas, amigos de muitos, ombro-e-ouvido de vários e podem dar excelentes psicológos!

Pais, tentem abrir o leque de opções para uma futura atividade de seu filho!! Por isso é tão importante que a escola também tenha uma visão mais integradora e não apenas voltada à indústria, que, infelizmente, ainda está fechada no triste trinômio: produzir, vender, consumir!!!




O RELATO DE UMA MÃE:

"Meu filho tem 15 anos e agora parece que acertei com a escola.ele teve diagnostico com 5 anos, é uma luta.Geralmente coordenadores e professores em grande maioria não fazem questão de ajudar e sim cobrar os pais e nosso filhso de melhora e eles não tem condições de dar o retorno que a escola quer.

O ideal e procurar uma escola com poucos alunos na turma, conversar com coordenador e saber qual metodo e como eles encaram crianças com tdah.meu filho passou por varias escolas aqui na minha cidade e foi bem complicado, ele passou ate por bloqueio cognitivo, passava com a testa na mesa o periodo de aula todo e tive que tira-lo da escola.repeti ele e nao adiantou nada mesmas dificuldades.hoje em dia na verdade ja aviso na escola que ele nao aocmpanha, nao faz dever , nao sabe o que rola na sala e se deixar nao abreo livro que chega final do ano novinho.caderno...em branco da para usar 2- 3 anos mesmo caderno. foi muito dificil aceitar tudo isso ja tentei variso tratamentos sem eficacia, ritalina deixava- o apatico e notas e interesse nao melhorava.

Hoje em dia avisei na escola que ele nao repete mais e ele faz o que pode.

Detalhe: é viciado em jogo no computador e hoje em dia unico tratamento e terapia para aumentar estima dele.chega de ritalina.

É gente, parece facil mas so quem passa sabe como é.Hoje em dia que encaramos a vida da maneira que quem nao estuda nao sera nnguem na vida . Ficamos apavorados com tudo isso mas o lance e encarar o dia a dia sem pensar no amanha e as coisas vao fluindo.

Marise Jalowitzki ja tentei jogos educativos e nao rola, sao jogos de guerra e ele ficou viciado e chegou a passar por crise de abstinencia pq esses jogos sao de competiçao e pontuaçao. Ja avisei que ano que vem as coisas vao mudar aqui em casa.Esse ano para completar ele teve hipertireoidismo e praticamente nao foi a aula.os hormonios chegaram a zerar e ele desmaiava de manha.nao tinha forças e ninguem descobria.Como eu digo: nunca sabemos como ser ao ano.mas temos que ser otimistas,. detalhe essa escola que ele esta ele foi esse ano e sofre bulling."


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

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