quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

TDAH - Meu filho tem 15 anos e uma dificuldade absurda na escola - Ele só passa porque a escola fica penalizada devido o desespero dele


Mãe, o que é isso?? Acredite mais no potencial do seu filho! Ele pode não atender aos preceitos da escola, da sociedade engessada, mas, VAMOS DESCOBRIR SUAS QUALIDADES INATAS!!! Crianças e jovens com muita sensibilidade aportam nos lares para que pais e mães revisem o modo como enxergam o mundo, e o que são os reais valores que norteiam a essência da Vida! E levem isto para a Escola!






Por Marise Jalowitzki
14.janeiro.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/01/tdah-meu-filho-tem-15-anos-e-uma.html

Com esta frase-título iniciamos, uma mãe e eu, mais uma conversa.
Bendigo as mães que procuram ajuda e que expoem suas angústias assim como elas estão em seu coração!
Agora, que triste é constatar o que um sistema engessado pode fazer conosco! A mãe sofrer e constatar que seu filho tem uma "dificuldade absurda" e não questionar a metodologia oferecida pela escola! "Todos" estão empenhados em convencer as mães (e as pobres crianças) de que o problema está com os pequenos, por uma "questão genética"... ou seja, a "culpa" é sempre da família, não de professores mal preparados, não de instituições arcaicas, não de conteúdos alijados da realidade! Esta é a perfídia de todo este processo! Há décadas as instituições escolares se caracterizam pelo hermetismo, os conteúdos permanecem intocáveis, a metodologia é idêntica ao sistema de produção de uma fábrica:
- tudo precisa acontecer no "tempo certo", embora o tempo de cada indivíduo em dar respostas seja diferente;
- uma única resposta é "a certa" - embora haja várias maneiras de se chegar a um mesmo resultado
- só há um jeito "certo" de fazer a "prova" - escrita -, embora cada vez mais crianças e adolescentes comprovam que falar ou tocar - vivenciar - mostra tanto ou mais internalização do conhecimento.

A mãe M. comentou:
"Meu filho tem 15 anos e uma dificuldade absurda na escola. Nao consegue entender nada, não consegue fazer lição, até tenta, mas se atrapalha e desiste. Aonde devo levá-lo para saber se é tdah? pois tenho certeza que algo de diferente ocorre com ele, haja vista que quer apreender muito só não consegue me oriente por favor.

Ele foi para o nono ano. Mas ele passa porque a escola fica penalizada devido o desespero que ele fica por não conseguir entender a materia. Ele fica desesperado demais a ponto de comover . Só tem sido promovido por compaixao dos coordenadores e pela preocupação que ele tem com a escola. Mas nao consegue entender.

Alem da dificuldade que tem para fazer amigos."

O que respondi:

Identificar habilidades
M., precisas identificar as reais habilidades dele. Quando ele descobrir o que realmente o motiva, ele vai se interessar, entender, produzir.

Crianças e jovens com a sensibilidade como o teu menino aportam nos lares para que pais e mães revisem o modo como enxergam o mundo, e o que são os reais valores que norteiam a essência da Vida! E levem isto para a Escola!

Incluir não é exercício de piedade
Essas crianças aprendem por meios diferentes e, não acredite que ele passou por piedade da escola, não, A escola é que, mesmo que não reconheça, sabe que está sendo incompetente para acessar o modo de aprendizagem de teu filho.

Muitas, muitas mães já possuem esta vivência de que, em casa, somente na presença delas, em quem seus filhos confiam, na calma (que lhes diminui a ansiedade e confere confiança), eles respondem bem, eles realizam as tarefas e até, na simulação oral para a "prova", eles se saem bem.  Onde costumam não render é na "prova" escrita e nas respostas frente aos colegas; fazem uma interpretação diferente do esperado no enunciado. Não se sentem tranquilos em sala cheia de outras pessoas, com um tempo determinado para entregar a avaliação.



Inovar metodologias
A escola precisa proporcionar espaços diferenciados para que o jovem possa realizar as avaliações por etapas (dividir em duas, três partes). Ele precisa de reforço escolar nas matérias onde está mais frágil (incrível que esta escola, mesmo sendo particular, não tenha sugerido isto!). A escola deve oferecer a condição de ele responder de maneira oral (e considerar estas respostas como avaliação) e, sempre que possível, colocar trabalhos de pesquisa, demonstrações táteis, essas coisas.

A força das críticas como inibidora da criatividade
Uma criança que desde pequena recebe críticas continuadas, tem a auto estima em alta queda, não acredita mais em si e isso só vai reverter quando, em um determinado campo de atuação, ela começar a "acertar".

Se isto - de "começar a acertar" - vai acontecer no Fundamental e-ou no Médio? Provavelmente, não! Os conteúdos pragmáticos (quase todos dissociados da realidade) não fazem sentido para esses queridos e, do jeito como são oferecidos, em nada vai atrair a atenção deles!  E, mesmo aqueles conteúdos que estão mais atinentes com o nosso dia a dia, estão plenos de partidarismos, sejam políticos ou religiosos, com inculcações de pseudomoral! Os conteúdos arcaicos também não fazem sentido para os outros alunos, nem as metodologias tradicionais são motivadoras mas, nesses, o grau de resiliência (capacidade de responder aos desafios e frustrações) é maior e eles se submetem, mesmo a contragosto.

Deixa ele seguir com mais serenidade, mamãe! E exije mais da escola!
E, se eles tem "pena" e o aprovam, instiga a escola mesmo assim, para que mude seus métodos de ensino, pois todos ganham com isso!!

Seguir vocação na universidade
Sei de centenas de casos de jovens que foram "se arrastando" no fundamental e no médio e, finalmente, quando conseguiram entrar em uma determinada faculdade, deram-se muito bem, pois era o que queriam! Da mesma forma acontece com os que não continuaram o ensino clássico e enveredaram por um profissionalizante.

Tenta descobrir, com ele, quais as coisas que sente prazer de realizar!




E, vamos ser sinceras: qual o percentual de "conhecimento" que nós, seres adultos, temos de T-U-D-O que nos foi colocado "goela abaixo" nos infindáveis anos que passamos sentadinhas nas cadeiras escolares, independentemente se conseguimos "passar" ou não? Este sistema hipócrita sabe que, ao invés de ser uma instituição para formar cidadãos para a vida, muitas escolas se tornaram um ponto de matar estímulos e criatividade e formar operários e-ou administradores para o mercado de trabalho, dentro de um modelo econômico totalmente dissociado do que são os verdadeiros valores: Amor, Compreensão, Entendimento, Aceitação das Diferenças, Solidariedade e Respeito!

Vontade de acertar
E quando enfatizas o interesse, a vontade de acertar, a "preocupação que ele tem com a escola." é isso que é realmente importante! Uma escola precisa muito mais estar focada no grau de interesse demonstrado do que em notas! Nisso a escola está certa! Um aluno precisa ser medido pela atenção, dedicação e empenho que demonstra ter para com as tarefas e não somente com os resultados.

Com relação a fazer amigos
Ontem mesmo falava com outra mãe, sobre o tremendo bullying que um de seus filhos recebe na escola. Ele não fala nada em casa, não comenta, mas o irmão mais velho já percebeu, já presenciou e contou para a mãe. Os rapazes costumam esconder, mais do que as meninas, as afrontas de que são alvo, tanto de colegas como de professores.

Não cobre dele o fato de não se relacionar. Ele já deve ter ouvido tanto, tanto, que gostaria, sim, é de fugir de tudo isso. Ajuda-o a superar mais este ano. Depois, pode se matricular em um cursinho, pode inscrever-se em uma faculdade menor (onde o vestibular é menos concorrido). Caso não concluir o ensino médio, seriado, pode inscrever-se no curso supletivo, onde existe uma aula presencial por semana e o restante, devoluções via internet (diárias), com temas e pesquisas. Há várias opções que não apenas o gesso do tradicional instituído.

Mudando de estratégia - Campanhas antibullying
Os pais precisam se preparar para exigir da escola uma postura antibullying, campanhas e ações preventivas gerais, sem apontar unicamente para este ou aquele caso, até para não evidenciar um determinado aluno ou grupinho.

Não molestar colegas precisa ser uma filosofia que a escola preconize e incentive, em processo continuado. Para isso, é necessário trabalhar também os professores, pois, muitas, vezes, é deles que partem os rechaços e discriminações! Geralmente é a partir de determinados comentários e exposições dos "mestres" a determinado aluno, que os colegas mais invasivos escolhem quem será o alvo das gozações e perseguições fora da sala de aula!

Quanto à medicação e tratamento
Parece que, até agora, ele ainda não recebeu nenhuma ajuda, o que deve estar sendo bastante custoso para ele. Ter um lugar onde possa destilar um tanto da ansiedade, desvestir-se da "culpa" de ser um "problema", tudo isso vai ajudá-lo sobremaneira! Terapia psicológica, Reiki, Yoga, uma visita ao homeopata (Gingko Biloba ajuda a manter o foco), ou mesmo um Floral (Rescue é excelente para a ansiedade e insegurança). Procure um apoio!

E não te enganes, mamãe: ritalina vai ajudá-lo a focar, sim, mas isto não significa que vai aprender!!

Ratifico: os canais de recepção do ensino têm de apresentar outros métodos. Bem poucos educadores se atêm a isso, mas é isso que devemos incentivar, cobrar, ajudar a construir nas instituições!

Beijos e Serenidade!!



Créditos das imagens:
- A imagem 1 contêm uma foto tirada por Veronica Bruch, de Nova Petrópolis - RS e retrata as ruas de Canela-RS no início da primavera-2014
- A imagem 3 contêm uma foto tirada por Eloisa Soares e retrata a linda escada da Escola Estadual Chico Mendes, bairro Mario Quintana, onde ministramos uma palestra interativa, em Porto Alegre - RS.



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
Um dia após a mãe envia nova mensagem:

"Li, reli, e lerei muitas vezes para me fortalecer. É isto mesmo que acontece, ele sonha em apreender e ter boas notas. Chega a não dormir, tenso por causa dos estudos. A dificuldade é tao grande que chego a ficar triste e sofro por ele. Moro numa cidade do lado da capital de sao paulo; ele passou por duas escolas tidas como otimas aqui na minha cidade; a última ( nunca comentei com ele), mas a coordenadora depois de tê-lo aprovado, me disse: aconselho a voce, mae, tira lo desta escola que é forte e coloca lo numa mais fraquinha. Ele foi aprovado pelo conselho, mas os professores por unanimidade disseram que se ele ate abril nao melhorar ele pedem para que você troque ele de escola. Eu achei um absurdoooo o que ouvi. Como ele vinha sofrendo bullyng nesta escola e estava em sofrimento, o troquei; coloquei ele nesta, que nao considero boa, é uma escola misturada, tem muitos bolsistas e os pagantes. Me falaram que era impossivel ele nãoo se relacionar, porém os professores são negligentes, um deles disse ao meu filho que ele nao tinha futuro. Achei uma loucura tais palavras sair da boca de um educador. 

Ele consegue oralmente responder sim. Escrevendo é que se atrapalha . É muito inseguro e tem baixa auto estima , se acha culpado de tudo de fato. Me ajudou demais seu artigo talvez nao dimensione o quanto me ajudou. Eu preciso saber aonde leva lo para saber se ele e tdah? Gostaria de ter em maos um laudo para levar à escola, para que as avaliacoes fossem orais! 

Obrigada, extrema gratidao pelo seu artigo , nao sei explicar, mas me fortaleceu. Porque como mae o sofrimento dele é meu. Beijos e obrigada!



Quero muito, quero o feliz! ele nao é!

Ele quer muito fazer uma faculdade. Desenha bem!
Outra coisa que acho errado, eu acho muita exposição nesta escola; é praxe lerem as notas das provas em voz alta. O professor fala o nome do aluno e narra a nota. Acho errado. Ele faz terapia, sim, comportamental."

O que respondi:

eu aconselho levar a um homeopata, primeiramente, p q vocês dois se fortaleçam. Um querido que conheço toma um floral para aumentar a auto-estima. Na homeopatia tem um que chama licopodium, com o mesmo objetivo. Conversa com o teu amado se ele quer um laudo, se isso não vai segregá-lo ainda mais. Pois soube de uma mãe que um filho seu passou por isso! A profe pediu pra ele ir na frente de todos os colegas e dizer q ele era tdah!!!! a intenção da profe era boa, mas totalmente fora de contexto! aí, sim, q o guri começou a receber ainda mais bullying. A mãe retirou-o da escola! Conversa com teu filhote, querida. Faça-o ver que não é ele o problema, que os valores da maioria é que estão despreparados! Olha só, se ele desenha bem já é uma senhora pista!!

a terapia comportamental tenta colocá-lo em pé de igualdade com o mundão que aí está. Tem seu valor e deve tê-lo ajudado a chegar até onde chegou. Mas, pra ele voltar a ser um rapaz centrado em seus próprios valores, também tu, mamãe, tens de vê-lo e senti-lo sem pena! Ele é um super herói por ter aguentado inteiro até agora! De agora em diante vai frouxar, vais ver!


Ela:
"Levarei ao homeopata o mais breve possivel. Muito obrigada! Beijos! Quero me fortalecer, porque volta as aulas , volta a tensao absurda. Feliz de ter te encontrado. Obrigada!"


Vamos indo, com Muita Boa Vontade, Persistência, Informação e Ação!"






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