terça-feira, 5 de junho de 2012

Presidente do Uruguai oferece Palácio Presidencial como abrigo para moradores de rua

Jose Mujica, presidente uruguaio, ordenou uma busca de todos os prédios do governo em condições de albergar sem-teto - ROU em destaque

Presidente do Uruguai oferece Palácio Presidencial  como abrigo para moradores de rua

Por Marise Jalowitzki
05.junho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/presidente-do-uruguai-oferece-palacio.html

Isto é atitude! Creio ser inédita NO PLANETA! Jose Mujica, Presidente do Uruguai, quer uma relação de todos os prédios públicos do país em condições de albergar desprovidos ANTES que o inverno rigoroso chegue. Depois das cinco mortes por hipotermia no ano passado, triste fato que acarretou a demissão da Ministra do Desenvolvimento Social, Ana Vignoli, o presidente Mujica se ANTECEDE e, preventivamente, quer alojar todos os que não tem onde se abrigar durante o inverno.

Uruguay - Palácio Suarez y Reyes foi o primeiro a receber albergados, por determinação de Mujica, Presidente  do País


O Palácio Suarez y Reyes, que antes era destinado à habitação dos presidentes, já não é utilizado como moradia desde Tabaré Vazquez (antecessor de Mujica). O prédio é local usado para reuniões com governantes estrangeiros ou do Conselho de Ministros e, agora, terá também uma parte destinada a acolher sem-teto.

"O palácio é uma obra do arquiteto Juan María Aubriot. Conta com 42 funcionários, tem três andares e é visitada pela população no Dia do Patrimônio. Agora poderá ter novos moradores. Pelo menos, durante o inverno."

Mujica mora na chácara de Rincón del Cerro, na zona rural de Montevidéu, a mesma na qual vivia antes da eleição presidencial. Ele prometeu em campanha e está fiel à promessa.


Em 24 de maio último, diante da impossibilidade de abrigar uma mãe e seu filho, o presidente sugeriu ao Ministério de Desenvolvimento Social que utilizasse a habitação em Suarez y Reyes. Eles foram os primeiros indicados. Logo após, porém, o Ministério arranjou um lugar para a mãe e seu bebê. Agora, a ordem vai além: relacionar todos os prédios públicos em condições de receber quem necessita de abrigo e iniciar a remoção antes mesmo da chegada do frio, a fim de evitar novas mortes.


Isto é digno de nota e precisa ser amplamente divulgado!
Isto é governar sendo modelo e exemplo!!!


Jose Mujica, Presidente uruguaio


Quando soube de sua candidatura, depois dos terríveis anos de chumbo no Uruguay, juro que não pensei que o povo uruguaio teria a posição firme e definida de elegê-lo!!! Aconteceu!!! Agora, ele mostra a que veio e toma uma decisão inédita! Apoiado!


Ao invés de novos, caros e demorados projetos, cimento, cimento e cimento, resolve já e dá tempo de planejar a melhoria efetiva!


[ i ]Mujica surpreendeu com a decisão. Foto: AFP


"Não seria todo o palácio, mas algumas de suas instalações, o que mesmo assim não deixou de surpreender os funcionários do Ministério de Desenvolvimento Social, responsável pelo assunto. De acordo com a imprensa uruguaia, a utilização seria possível caso os abrigos não sejam suficientes. E a mansão por pouco não recebeu sua primeira hóspede no último dia 24: uma mulher e seu filho, mas o ministério acabou encontrando vaga num abrigo para eles na última hora.
O inverno uruguaio é rigoroso. Por isso, mesmo antes de o inverno chegar oficialmente este ano, já começaram as remoções de sem-tetos para os abrigos."



Fontes:
ANSA
Semanario Búsqueda

Notas semelhantes constam também em:

Querendo, leia também:



Conheça os sintomas da hipotermia


Morrer de Frio! Hipotermia mata mesmo!



Em continuação ao tema, leia também:

Quando alguém faz uma boa ação, logo vem a pixação


Boa Ação ou Demagogia?

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/boa-acao-ou-demagogia.html 

2 comentários:

  1. Será que se essa atitude fosse tomada por um governante brasileiro, de qualquer esfera, ele não seria chamado de populista? Se quem tomasse essa medida fosse um Fortunatti ou um Tarso ou Dilma; não seriam considerados demagogos? Se fizessem isso este ano, seria tido como golpe eleitoreiro. A proximidade gera paixão. E a paixão prejudica o julgamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Morel: A QUEM INTERESSA O NOME QUE SE DÁ A UMA BOA AÇÃO??? Uma BOA AÇÃO interessa, PRINCIPALMENTE, a quem a recebe!!! Se nós fôssemos MORADORES DE RUA e sentíssemos O FRIO NA PELE E NOS OSSOS, NÃO ESTARÍAMOS PLENAMENTE SATISFEITOS???
      Cinco mortes em um único inverno, em um país pequeno como ROU, não é alarmante? Aqui no RS, só no ano passado, foram duas!!!

      Também chamaram Getúlio Vargas de populista, ditador e demagogo. ATÉ HOJE, Carteira de Trabalho, 13º salário, férias remuneradas, piso de salário mínimo, FGTS, foram institucionalizados por ele. OS FEITOS das pessoas, os resultados desses feitos, isso,sim, deve ser levado em conta!!!
      E, saliento ainda: Morador de rua também é votante!!!

      ADORARIA chamar Dilma de populista e ela continuar incentivando o Minha Casa, Minha Vida!

      PAIXÃO só é ruim para quem PRECISA julgar! Ao invés de julgamento, prefiro ações COM PAIXÃO = COMPAIXÃO!!!

      Sempre que vejo, às centenas, os corpos jovens e idosos espalhados pelo chão, drogados ou não, sei que é COMPAIXÃO que falta!

      Grata pela contribuição!

      Excluir