sexta-feira, 15 de junho de 2012

Extinção das Abelhas, Há Mais embaixo do Tapete!!!

Abelhas em extinção - A quem mais responsabilizar - Foto Jardineiro.net

Interesses econômicos levaram à modificação genética das abelhas africanas, espécies africanizadas que foram constituídas ou para captar o pólen (produto hoje largamente comercializado) ou para produzir mel. Alimentadas com água e açúcar. Espécies agressivas. Agrotóxicos matam abelhas e produzem novos invasores de colmeias: fungos, ácaros, vírus, que podem destruí-la. Para poder limpar a colmeia e evitar  a proliferação deses invasores, os meliponicultores (produtores de mel, pólen e derivados), usam fumigadores (expansores de venenos) para afastar as abelhas da colmeia e, assim, permitir a higiene e limpeza. Muitas vezes as abelhas não ficam apenas 'tontas'. Muitas vezes morrem ou se afastam, sem rumo, com o intuito de criar uma nova colmeia. Atacam e chegam a matar pessoas e animais, devido ao alto grau tóxico de seu ferrão (ao contrário das abelhas nativas que, ou não tem ferrão, ou o tem inibido.

Acompanhe toda a série que demonstra o QUANTO os interesses financeiros, de lucro imediato, continuam acima de quaisquer outros valores eco sociais.

Extinção das Abelhas, Há Mais embaixo do Tapete!
Parte 1

Por Marise Jalowitzki
15.junho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-ha-mais-embaixo-do.html


Há muito tempo que a questão da extinção das abelhas (especialmente a Apis mellifera, a produtora do mel) tem ocupado um significativo espaço na mídia, seja em noticiários, reportagens ou artigos. TODOS trazem as queixas dos apicultores e as dúvidas dos pesquisadores. Muitos argumentam o desconhecimento e a perplexidade frente ao que denominam "fenômeno desconhecido", sem obter diagnóstico para a questão. Alguns tentarão punir e multar (acaso resolve?) as mega corporações de agrotóxicos no  mundo, como a MONSANTO, SYNGENTA, BAYER, DOW CHEMICAL, DUPONT, BASF e mais outras seis, grandes grupos ligados ao controle de alimentos e do sistema agrícola mundial. Tentativa válida (mas não eficaz) que o TPP - Tribunal Permanente dos Povos vai tentar concretizar em dezembro deste ano em Bangalore, na Índia. A intenção é processar essas multinacionais agroquímicas por violações dos direitos humanos. Multas que os governos, em recebendo os valores, não necessariamente repassam para as vítimas das intoxicações e malformações decorrentes dos agrotóxicos, seja em tratamentos médicos, seja em indenizações que lhes permitam levar uma vida minimamente digna. Uma vez roubada a saúde, um bem maior, tudo o mais que acontece são apenas reparos.

E os direitos dos animais? Quem vai cuidar disso? Quem irá solicitar (exigir, mesmo) que sejam freadas tantas ações nefastas ao meio ambiente?¿  AÇÕES DIRIJIDAS, EM ÚLTIMA MÃO, PELOS PRÓPRIOS APICULTORES???

Os estudos, levantamentos, acompanhamentos e pesquisas, também, são unânimes em destacar a importância da preservação das abelhas, a importância desse laborioso inseto para a agricultura. Das 100 espécies de lavoura - que produzem noventa por cento dos alimentos do mundo -, mais de 70 são polinizadas por abelhas. E elas estão desaparecendo.

TODOS OS DIAS, inverno ou verão, uma ou mais abelhas, sempre tontas, sem rumo, entram pela janela de minha cozinha e ali ficam. Como num ritual, pego uma colher, 'capturo'-a(s) e coloco em meio às folhas de alguma arvoreta que tenho no terraço, para que tenha(m) uma morte digna, em meio ao verde.

Silenciosas, elas dão o seu recado. Frágeis, sofrem as consequências do vandalismo que acoberta e mata, produto da ganância irrefreada e da insensatez do ser humano, que teima em continuar se achando o senhor do mundo.

Pesquisas e estudos vão se desgastando pelas décadas. Quase todos os textos iniciam citando uma provável máxima de Albert Einstein, em que teria afirmado, há mais de um século, que, uma vez extintas as abelhas, o ser humano não sobreviveria por mais de 4 anos. Nessa mesma linha estão Hart (1893), Aikin (1897), Beuhne (1910) e Wilson e Manapace (1979). Será que a intenção dos gestores do atual modelo de desenvolvimento é provar que Einstein e os demais estavam errados? Querem comprovar que há outras formas de vida? Outros jeitos de viver, produzir, reproduzir, sobreviver?



Abelhas zumbis - Foto AFP

(continua) 

Bibliografia para toda a série:

P.E.T.A.
Wikipedia - abelhas africanizadas
http://agencia.fapesp.br/15039 - Pesquisa: espécie de abelha tem soldados especializados 
Agência Estado - http://bichos.uol.com.br/ultnot/ult4469u6738.jhtm
http://www.youtube.com/watch?v=VvtNbk3T0Xo&feature=relmfu


Artigo publicado no New York Times “Cientistas solucionam morte em série de abelhas nos EUA”- Globo Rural on line “Morte de abelhas pode ser causada por telefones celulares, diz estudo”- Artigo publicado no jornal econômico francês Les Echos “Morte das abelhas põe em perigo todo o planeta”, tradução de pimentanegra.blogspot.com- Artigo “Agricultura: Morte das abelhas na EU requer medidas urgentes, alegam eurodeputados”, do site do Departamento Europeu da UE www.europarl.europa.eu





(continua)

Série O 'MISTÉRIO' DA EXTINÇÃO DAS ABELHAS



Abelhas em extinção - A quem mais
responsabilizar?

Extinção das Abelhas, Há Mais embaixo do Tapete!
Parte 1

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-ha-mais-embaixo-do.html 








Porque essa história de "MISTÉRIO"
 DO DESAPARECIMENTO DAS 
ABELHAS continua sendo 
INCESSANTEMENTE alardeada. 

Extinção das Abelhas - Mistério ou Verdade Encoberta?

Parte 2
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-misterio-ou.html







Competição canadense envolve
apicultores e abelhas sem ferrão

Extinção das Abelhas - Consequência Planejada ou Plano Inconsequente? 
Parte 3 









Extermínio dos zangões

As alardeadas possíveis causas para o sumiço da Apis mellifera e o cultivo tradicional do mel 
Parte 4 








Extinção das Abelhas - Chega
de Mistério - Curso para criação
de apiário é vendido na web por
14,90 reais. 



Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas
Parte 5













Abelhas que produzem apenas
mel, abelhas que recolhem apenas
pólen – IBAMA agora informa que
reavaliará 4 agrotóxicos associados
a efeitos nocivos aos polinizadores
- Imidacloprido, Tiametoxam,
Clotianidina e Fipronil.
Mas n
ão são só os pesticidas.  

A Realidade Atual das Colmeias - Pólen Apícola - Sistema Natural X Sistema Atual - Interferência Humana 
Parte 6


Abelhas sem ferrão - silvestres - não
atacam - o perigo é não saber quais as
 espécies agressivas. O melhor é não arriscar

Ataques de Abelhas - Quantas picadas matam

Parte 7

Por Marise Jalowitzki
09.setembro.2012










Querendo, leia também:
NOVA FORMA DE VIDA - Sem fósforo, com arsênio

Redefinição de 'Vida' para cientistas - "Esta descoberta leva a possibilidades de organismos que possam viver sem fósforo e poderá se desenvolver toda uma nova tecnologia de bioenergia sem usar fósforo", diz James Elser, professor da Universidade do Estado do Arizona. Foto revista Época
- formas de vida sem fósforo, com arsênio, encontradas no lago tóxico -


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 







Um comentário:

  1. Parabéns,seu blog é muito interessante,um dos melhores que já vi.

    ResponderExcluir