sexta-feira, 8 de junho de 2012

Boa Ação ou Demagogia?

Quando alguém faz uma boa ação, logo vem a pixação

Boa Ação ou Demagogia?

Por Marise Jalowitzki
08.junho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/boa-acao-ou-demagogia.html

Quando escrevi o artigo sobre a decisão de Mujica, presidente do Uruguay, de solicitar um levantamento sobre os prédios públicos da ROU (República Oriental do Uruguai) para abrigar aos moradores de rua, pelo menos no inverno tão rigoroso como ele é por lá (o mesmo que aqui no sul do Brasil), recebi alguns comentários via e-mail, nas redes sociais e um, aqui mesmo, no blog, questionando a ação do presidente uruguaio. Seria populista, demagogo?


Isso é o que interessa?


Interessa mse ele é um "comuna bonzinho", ou o mais importante é que mais pessoas deixem de padecer de frio? A QUEM INTERESSA O NOME QUE SE DÁ A UMA BOA AÇÃO??? Uma BOA AÇÃO interessa, PRINCIPALMENTE, a quem a recebe!!! Se nós fôssemos MORADORES DE RUA e sentíssemos O FRIO NA PELE E NOS OSSOS, NÃO ESTARÍAMOS PLENAMENTE SATISFEITOS???
Cinco mortes em um único inverno, em um país pequeno como ROU, não é alarmante? Aqui no RS, só no ano passado, foram duas!!!

Também chamaram Getúlio Vargas de populista, ditador e demagogo. ATÉ HOJE, Carteira de Trabalho, 13º salário, férias remuneradas, piso de salário mínimo, FGTS, foram institucionalizados por ele. OS FEITOS das pessoas, os resultados desses feitos, isso,sim, deve ser levado em conta!!! Aqui mesmo, neste blog, escrevi sobre "Partidos" e os pedaços que representam de um todo.


E, saliento ainda: Morador de rua também é votante! Eleitor!

ADORARIA chamar Dilma de populista e ela continuar incentivando o Minha Casa, Minha Vida! 
Muitos até já passaram a ideia do reaproveitamento dos prédios vazios (não públicos) para servir de imóveis financiados. Uma boa ideia, que poderia diminuir dramaticamente a questão da moradia. Até agora, a hipótese não foi levada em consideração.


Notícias de prédios público abandonados há mais de 20 anos, que são ocupados pelos sem teto, para, dali um pouco, receber despejo sumário, simplesmente para continuarem abandonados! Aqui mesmo, no Passo D'Areia, bairro onde moro, há um prédio onde antes funcionava o SUS, abandonado há décadas, deteriorando-se.

PAIXÃO só é ruim para quem PRECISA julgar! Ao invés de julgamento, prefiro ações COM PAIXÃO = COMPAIXÃO!!!

Sempre que vejo, às centenas, os corpos jovens e idosos espalhados pelo chão, drogados ou não, sei que é COMPAIXÃO que falta!

Estranho essa coisa de querermos um mundo melhor, de sabermos o que é preciso fazer para melhorar a situação dos desprovidos e, assim que alguém toma uma atitude efetiva é logo apedrejado!!!


Foi assim com o ator Sean Penn, quando pegou seus dois filhos e os levou para ver a dura realidade do Haiti pós terremoto e epidemia, e foi ajudar efetivamente, incluindo arrecadação de fundos.


E tantos outros.

De personalidades famosas a indivíduos anônimos.
Até o Gari de Camboriú foi chamado de demagogo!

Rosa vermelha - Ato de Carinho, de Paixão


A Rosa 

Antes do feriado estava com a filha em rua movimentada quando vimos um rapaz, bonito, bem vestido, com uma rosa vermelha na mão, parado, esperando alguém. Pouco depois, apareceram duas moças, uma "normal", a outra, com um severo defeito nas pernas, uniforme de um magazine conhecido. Quando o rapaz estendeu a rosa, foi para a moça com deficiência. Trocaram um selinho carinhoso, depois, cada um seguiu seu rumo. Não faltou dois ou três senhores que mofaram da ação, comentando com maledicência:
- O que será que ele espera ganhar com isso?

É o que comento sempre:
QUEREMOS UM MUNDO MELHOR, mas, quando ALGUÉM FAZ ALGO, qualquer coisa, em benefício desse resultado, é logo criticado. Afinal, onde queremos chegar???



Querendo, leia tambem:

Sean Penn, siga adiante! QUEM CRITICA É PORQUE NADA FAZ! Haiti precisa de ajuda, sim!


Sean Penn, siga adiante! Quem critica é porque nada faz! Haiti precisa de ajuda, sim!



Gari escreve na areia: Bom Dia! - A Diferença de Cada um

Bom Dia! - A Diferença de Cada um
  

Imóveis desocupados e Programa Minha Casa, Minha Vida - Resultado de Censo - 2011: Cortes no PAC

 



Por Marise Jalowitzki
13.dezembro 2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/12/casas-vazias-e-programa-minha-casa.html 



Número de casas vazias supera déficit brasileiro





Artigo que deu origem a este:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/presidente-do-uruguai-oferece-palacio.html 



Jose Mujica, presidente uruguaio, ordenou uma busca de todos os prédios do governo em condições de albergar sem-teto - ROU em destaque


Presidente do Uruguai oferece Palácio Presidencial  como abrigo para moradores de rua





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

5 comentários:

  1. Bom dia, cara Marise! Li o seu post mais recente, "Boa ação ou demagogia?" e fiquei muito contente. Não pelo conteúdo do post em si, que está ótimo como sempre, mas por reforçar algo que venho me dando conta ultimamente e que justamente ontem me deu muito o que pensar, por motivos que não vem ao caso.
    Me refiro ao cuidado que devemos ter ao expressar o que pensamos. O pensamento é rápido e algumas vezes complexo. Transformá-lo em palavras exige não só um razoável conhecimento do idioma como tempo e disposição para utilizá-lo da melhor maneira possível.
    Peço que releia meu comentário anterior. A ideia de escrevê-lo surgiu da constatação de que criticamos nossos governantes quase como uma obrigação, como um dever moral. Quando digo "criticamos" me refiro às pessoas com quem convivo: colegas de trabalho, vizinhos, parceiros de grupo de estudos... Não tenho acompanhado o noticiário, não nutro mais nenhum interesse por política. Mas mesmo sem acompanhar os acontecimentos veiculados pela grande mídia, pelo convívio com outras pessoas tomo conhecimento de alguns fatos, e sempre, inevitavelmente, em tom de crítica.
    Não acho que um governante qualquer, pelo simples fato de ter sido eleito, de ter "passado para o outro lado do balcão" se torne uma criatura vil, indigna de qualquer reconhecimento. Mas é assim que a maioria pensa, ou pelo menos é assim que age. Se é governo, não presta; e o que quer que faça, é errado, é falcatrua, é demagogia, é politicagem, é mau uso do dinheiro público, é desperdício, é incompetência.
    Não concordo com isso. Não sou defensor de políticos nem de governos, mas acho que as coisas devem ser analisadas separadamente, e não serem jogadas dentro do mesmo saco.
    Peço novamente que releia o comentário anterior e tente achar, nas palavras que usei, o sentdo que quis dar a elas.
    Se a atitude LOUVÁVEL do presidente uruguaio fosse tomada por qualquer governante nosso, municipal, estadual ou federal, seria, sem sombra de dúvida, acusado de demagogia, de populismo, de estar incentivando a vadiagem, de criar o "bolsa palácio", de querr aparecer, de um monte de coisas.
    Espero que tenha ficado claro. Admiro as matérias abordadas neste blog e a maneira coerente e lúcida com que são tratadas. Tomarei um cuidado cada vez maior para me expressar de acordo com meus pensamentos. Um grande e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos de acordo em tudo, em teu texto, Caro Morel!

      E, sinceramente? Penso que se alguém se CANDIDATA A UM CARGO PÚBLICO, TEM DE CUMPRIR O QUE PROMETEU, tem de mostrar a que veio e PORQUE está aí, usufruindo de nossos impostos, que são o seu salário! FAÇA, deixa as críticas para quem apenas consegue criticar, não é mesmo?
      Com certeza, não é POR MEDO DE CRÍTICAS que os políticos deixam de fazer as coisas que prometeram.

      Quanto a nós? Façamos a nossa parte! Criticar, compartilhar, elucidar, silenciar, falar de novo.

      Como diz El Morya: "As folhas, estas nascem e morrem todos os anos! Não te importa com as folhas, come tu as frutas!!!"

      Excluir
    2. Abraços e muito grata pela contribuição!

      Excluir
  2. Oi Marize querida! Falta COMPAIXÃO, EMPATIA E SOLIDARIEDADE desprendidas no mundo. O interessante é que quando falamos sobre essas coisas as pessoas nos taxam de demagogos. O que deveria acontecer é a disseminação das boas ações e não apenas a taxação das pessoas com adjetivos como esse entre outros. Eu acredito que NÓS podemos fazer a DIFERENÇA! Estou com você e com o ator Sean e também com o Gari de Camboriú. Espero que os leitores desse espaço também estejam com a gente e que possamos reconstruir este mundo a partir de ações como estas. Beijo grande! Mimi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM TODA CERTEZA, Mimi! Esse é o nosso papel! A responsabilidade é proporcional ao conhecimento!!!
      Muito grata pela contribuição!
      Beijos, extensivos aos familiares!

      Excluir