terça-feira, 25 de novembro de 2014

Hiperatividade, Autismo, Agressividade - Usos da Ocitocina sintética ou Oxytocina sintética, originalmente apenas naturalmente liberada no parto e amamentação e na melhoria das relações interpessoais


Facilmente adquirido pela web, a ocitocina sintética abrange hoje um número quase ilimitado de usos, sem que se conheçam os efeitos a médio e longo prazo






Por Marise Jalowitzki
25.novembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/hiperatividade-autismo-agressividade.html



A ocitocina, como vimos, é um hormônio natural, existente tanto em homens como em mulheres, também nos animais.

A oxitocina foi identificada em 1906 pelo explorador britânico Henry Dale. Até agora sabe-se que ela é produzida em uma região do cérebro chamada hipotálamo.

A oxitocina é também liberada na hora do parto e no ato de amamentar e ajuda no fortalecimento do vínculo mãe-filho.

Quando os especialistas descobriram este hormônio, logo tentaram sintetizá-lo. Ocitocina sintética. Já há algum tempo que este hormônio é aplicado em obstetrícia, para fortalecer o trabalho de parto ou para apoiar a contração do útero após o nascimento. 

O hormônio favorece de forma positiva o contato amoroso e os vínculos sociais em geral e foi assim logo recomendado para estes fins (fortalecimento de vínculos afetivos). Ele reduz os níveis de cortisol, que é também um hormônio do estresse, só que, digamos, tóxico e, assim, a ocitocina promove efeito calmante e ansiolítico nas reações de ansiedade, medo e-ou agressividade. 

Considerando este efeito calmante e ansiolítico, os pesquisadores estão procurando aplicações cada vez maiores em busca de soluções e-ou tratamentos para problemas de saúde mental.

É preciso, entretanto, atentar para os efeitos indesejados, pois de bem pouco adianta uma melhora por um determinado tempo, um curto espaço de tempo e, depois, arcar com reações imprevisíveis ou aindamais complicadas que as anteriores.



Estudos em Andamento

A ocitocina, que é muitas vezes referida como o "hormônio do amor", é um peptídeo que é usado para ajudar a nova mãe lactante, e também é creditado como ajuda na formação desse laço inquebrável entre mãe e filho. 

O hormônio vem sendo exaustivamente estudado, na tentativa de inseri-lo no tratamento de muitos problemas de saúde. Assim, inúmeros experimentos científicos e psicológicos continuam acontecendo para investigar mais profundamente seus muitos usos possíveis. Devido às suas capacidades de ligação, a oxitocina tem sido associada a relações sociais e - emocionalmente - poderia ser usado como um tratamento para muitas formas de distúrbios psiquiátricos ou de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Podemos considerar o ano de 2011 como o da "explosão" do uso de oxitocina (oxytocin), sendo usado para variadas intervenções além da original (parto e amamentação). Mesmo nao havendo estudos conclusivos, alguma midia bem articulada foi amplamente divulgada e começaram a "chover" os pedidos.


Estudo na Noruega para Autismo, Ansiedade e Hiperatividade

Em 2013, um projeto de pesquisa pioneiro foi encomendado pelo Conselho de Investigação da Noruega. A organização concedeu cerca de US $ 2,1 milhões para uma empresa farmacêutica nos Estados Unidos para estudar a eficácia da administração de oxitocina no tratamento dos sintomas de autismo.

 Anteriormente, houve vários pequenos estudos sobre a relação entre a oxitocina e autismo; no entanto, até agora, a investigação em larga escala tem ainda de ser efetuada. 

As primeiras pesquisas (com 17 crianças) tem indicado que a oxitocina tem muitas vantagens sobre o comportamento agressivo e angustiado, exibido por aqueles diagnosticados com uma condição no Spectrum. Espera-se que o novo estudo do Conselho de Investigação da Noruega possa levar ao desenvolvimento de um novo tratamento para a doença.


Produtos de spray nasal

O estudo maior, denominado  sobe-B   (Estudo de oxitocina no autismo para melhorar Comportamentos Sociais), acontece por um período de seis meses (2014). Mais uma vez, os participantes serão divididos em dois grupos - um que vai receber a oxitocina através de um spray nasal, e outro que receberá um placebo. No final do período de seis meses, ambos os grupos de tratamento receberão a oxitocina durante mais seis meses.

No entanto, enquanto os pais ansiosos esperam os resultados do estudo, a oxitocina já está disponível para compra. As expectativas quanto aos benefícios da suplementação de oxitocina, faz com que muitos pais procurem e adquiram a gama de produtos disponíveis no mercado, mesmo que os efeitos a médio e longo prazo ainda não sejam conhecidos.

OxytocinFactor é um suplemento que é administrado na forma de um spray nasal ou sublingual em gotas. Fabricado num laboratório aprovado pela FDA, o pulverizador é concebido para ser usado por uma série de indivíduos com uma variedade de problemas de saúde, bem como aqueles que apenas desejam uma melhor qualidade de vida. Projetado para aliviar as tensões do dia a dia, a oxitocina Factor foi testado a fim de proporcionar o bem-estar positivo para aqueles que inalam ou tomam. 


USOS DA OXITOCINA

A ocitocina ou oxitocina (português europeu), ou oxitocina (português brasileiro) é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise), e tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.

Atualmente, seu uso é tão variado que fica até meio complicado sintetizar.

Manutenção de vínculos - Ela ajuda as pessoas a ficarem juntas por muito tempo.

Afetividade - Também é um hormônio ligado ao que as pessoas sentem ao, por exemplo, abraçar seu parceiro de longa data.


Pais podem se sentir mais ligados ao filho usando o spray nasal. Quanto tempo dura o efeito da inalação? 45 minutos

Nas discussões - De acordo com um estudo da Universidade de Zurique[1], caso a oxitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a começar uma discussão, diminui a produção de cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse da discussão. A ativação dos córtices insular e cingular anterior e do núcleo paraventricular  foi observada como precursora da produção de oxitocina no hipotálamo e sua consequente liberação pela hipófise posterior.

Prazer - Este hormônio é responsável pela sensação de prazer quando a mãe tem o seu bebê e também quando o pai segura o seu filho nos braços.

Orgasmo - Vários especialistas denominam a ocitocina como “Hormônio do Amor”.  Assim como a prolactina, a concentração de oxitocina aumenta 400% depois do orgasmo.


homens ficariam mais carinhosos, embora a questão da disfunção erétil tenha apresentado um resultado pequeno (de bastante insuficiente para levemente suficiente)

"Viagra" inalado contra disfunção erétil, melhora desempenho sexual, diz estudo.


ATENÇÃO: O mau uso desses fármacos podem causar danos à sua saúde e levar à morte.
http://www.opposingviews.com/i/problems-of-oxytocin-autism


Num primeiro estudo, os resultados apontaram que a ocitocina pode reduzir os sintomas associados com o autismo, incluindo acessos de raiva, frustrações e comportamento paranóico.

Embora a ampla divulgação de que está tudo comprovado e que os resultados são todos benéficos, novos estudos apresentam outras recomendações, apenas dois anos após.

 

Atente para o seguinte

Inveja - Conclusões

Estes resultados sugerem que o sistema oxitocinérgico está envolvido na modulação da inveja e entusiasmo. Assim, ao contrário da crença prevalecente de que este sistema está envolvido exclusivamente em comportamentos pró-sociais positivos, provavelmente desempenha um papel chave em uma gama mais ampla de comportamentos relacionados com as emoções sociais.  http://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(09)00762-8/abstract?cc=y

Estudos mais recentes demonstram que, com o uso continuado, as crianças passaram a demonstrar mais os sentimentos de inveja, raiva, entusiasmo, também o pertencimento a determinado grupo e a exclusão sistemática de quaisquer outros indivíduos que se aproximassem.

Estudo publicado em março.2014

Ocitocina nasal para déficits sociais no autismo infantil: um estudo controlado randomizado

·         1 Faculdade de Psicologia da Universidade de New South Wales, Sydney, NSW, 2052, Austrália, m.dadds@unsw.edu.au.
Resumo
As duas últimas décadas têm testemunhado um aumento na pesquisa que investiga a aplicação de ocitocina como um método de melhorar o comportamento social em humanos. 
Evidências preliminares sugerem a oxitocina pode ter potencial como uma intervenção para o autismo. Avaliamos a 5 dias intervenção "live-in" utilizando um estudo duplo-cego randomizado. 38 jovens do sexo masculino (7-16 anos) com perturbações do espectro do autismo receberam 24 ou 12 unidades internacionais (dependendo do peso) ou placebo intranasal de oxitocina uma vez por dia durante quatro dias consecutivos. A oxitocina ou placebo foi administrado durante os treinos de interação pai-filho. 

Comportamentos entre pai e filho foram avaliados através de relatos dos pais, avaliações clínicas e observações independentes, em múltiplos pontos temporais para medir os efeitos colaterais; habilidades de interação social; comportamentos repetitivos; estado do diagnóstico e reconhecimento de emoções. 

Comparado com placebo, o intranasal de oxitocina não melhorou significativamente o reconhecimento de emoções, as habilidades de interação social ou adaptação de comportamento geral em jovens do sexo masculino com transtornos do espectro do autismo. 

Os resultados mostram que os benefícios da ocitocina nasal para indivíduos jovens com perturbações do espectro do autismo podem ser mais restritos do que o sugerido por estudos anteriores e sugerem cautela em recomendá-lo como uma intervenção que é amplamente eficaz.
PMID: 23888359 [PubMed - em processo]

Os estudos anteriores (especialmente em 2011 e 2012) mostram que a aplicação é "tudo de bom", mas mesmo estes que apontaram os bons resultados, estão passando por revisões. É importante acompanhar nos órgãos reguladores oficiais as alterações e revisões.


Série Ocitocina

Parte 1Ocitocina, um hormônio do estresse 

Parte 2Liberar Ocitocina é necessário, sempre, em qualquer fase da vida

Parte 3OCITOCINA - Como as crianças podem aumentar seu nível de Ocitocina no cérebro? Agressividade, TDAH e Autismo

Parte 4Usos da Ocitocina sintética ou Oxytocina sintética, originalmente apenas naturalmente liberada no parto e amamentação e na melhoria das relações interpessoais

Parte 5: Ocitocina - Efeitos indesejados - Spray nasal e o aumento da desonestidade e o incentivo a mentir

Parte 6Ocitocina Sintética - Autismo, Hiperatividade, Borderline - RESULTADOS POSITIVOS E ADVERSOS - CRIANÇAS E JOVENS 

Parte 7: Por que não acionar o que já temos gratuitamente, que é a livre manifestação de afeto? Resultados e principais testes efetuados para uso da ocitocina em questões de comportamento e relações interpessoais

Parte 82013 - primeiro estudo a avaliar o impacto da ocitocina sobre a função cerebral em crianças com transtornos do espectro do autismo

Parte 9OCITOCINA - RESFRIAMENTO DAS EXPECTATIVAS - Mais efeitos adversos - Os estudos continuam

REFLITA:
O QUE É MELHOR: FICAR EXPERIMENTANDO O HORMÔNIO SINTÉTICO, que ainda carece de resultados conclusivos OU APRENDER A SE RELACIONAR MELHOR (Terapia psicológica Humanista-fenomenológica, Yoga, Reiki, Vivências de Aconchego e Aproximação, Terapia do Abraço, Exercício da Compaixão com pessoas necessitadas e/ou animais carentes, serviços comunitários, brincadeiras, etc.)?



Mais sobre o tema, nestes blogs:



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta




Fontes de Pesquisa para a compilação da série sobre Ocitocina, Oxytocina, Oxytocin:

Kelly McGonigal: Ocitocina - Como fazer o estresse ser seu amigo - TED  - https://www.youtube.com/watch?v=rjp8ZGiY_Mg

Administração intranasal de oxitocina aumenta a Inveja e o Regozijo - http://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(09)00762-8/abstract?cc=y


As causas do autismo - http://fr.webradar.me/portal/2202798

As causas do autismo metade genética e metade ambiental -http://www.lemonde.fr/sante/article/2014/05/04/les-causes-de-l-autisme-a-moitie-genetiques-et-a-moitie-environnementales_4411325_1651302.html#xtor=RSS-3208

Autismo - Estudo Controlado Randomizado de março de 2014 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23888359

Autismo: 1º Estudo feito em 13 crianças - a administração de oxitocina melhora o comportamento social de pacientes - Paris – 2010- http://www2.cnrs.fr/presse/communique/1793.htm

Autismo – Perguntas frequentes - http://www.autisme75.org/faq/

Hormônio do amor ajuda a crianças autistas a criar vínculo com os outros, mostra estudo, mas os efeitos não duram muito tempo (45min aproximadamente)- http://www.theguardian.com/society/2013/dec/02/love-hormone-oxytocin-autistic-children-bond



Ocitocina - Ansiedade, transtornos de conduta mais prevalente em crianças com baixos níveis de ocitocina - “Como este estudo foi apresentado em uma reunião médica, os dados e conclusões devem ser vistos como preliminares até publicado em um jornal peer-reviewed” - Colégio Americano de Neuropsicofarmacologia, nota de imprensa, 08 de dezembro de 2011



Oxitocina afeta o comportamento social, mas não é totalmente positivo - Nova visão do "hormônio do aconchego" - Neue Zürcher Zeitung (Novo Jornal de Zurique) http://www.nzz.ch/aktuell/startseite/neue-sicht-auf-das-kuschelhormon-1.13916456

Pitocin - Problemas – Oxitocina -  http://www.opposingviews.com/i/problems-of-oxytocin-autism

Prolacton – uso em animais - Ocitocina sintética injetável para vacas, éguas, porcas, cabras, cadelas e gatas – indução ao parto http://www.agroline.com.br/produto/terapeuticos/prolacton-10-ml-ocitocina-tortuga/100138

Syntocinon – Ocitocina - Para trabalho de indução de parto - http://www.portal.novartis.com.br/UPLOAD/ImgConteudos/1847.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário