sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vala comum - Aves, nossos irmãos de penas


Mortes de frangos por sufocamento ultrapassam quaisquer estimativas. Aves - Calor mortal previsível - Mortes de frangos, em uma única noite, chega a 139 mil, só no Vale do Taquari!!! São 500 mil mortes no estado!!!!
Quem defende nossos irmãos de penas???


Aves confinadas e suas vidas miseráveis - 2 graus a mais da temperatura corporal pode levar as aves à morte
Mortes de frangos aumentam a cada dia, a cada ano, sem que se estudem alternativas. Um animal que viveria alguns anos em condições normais, no mercado da morte vive dois a três meses! E, com este calorão, morrem por sufocamento!!! Quem irá parar tudo isso?

As avaliações estatísticas trazem que "a média de perdas devido ao calor intenso é de 5%. Com as altas temperaturas dos últimos tempos, este índice está perto dos 10%". E não para de crescer!

Pode ser um mundo "são" alguém julgar que morrer de calor - 5% ao ano - é "normal e previsível"???

O olhar sobre o lucro perdido no município de Sério - RS - Agricultores PRECISAM ser orientados e encaminhados para novas alternativas para prover seu sustento!!!! Não basta a maletinha do representante do Banco, após uma chuva refrescante, aparecer lá na propriedade e oferecer refinanciamento da dívida!!!!


Vala comum - Quem cuida de nossos irmãos de penas?

Por Marise Jalowitzki
07.fevereiro. 2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/vala-comum-aves-nossos-irmaos-de-penas.html


- Ah! Vocês cuidam de bichos? E o que estão fazendo pelas crianças, pelos pobres e pelos idosos?
- O senhor faz o que? Vamos somar esforços! Todo mundo junto, lutando pelos que não tem voz, a coisa funciona melhor!

A pergunta aconteceu em uma das manifestações de rua e a minha resposta fez com que o homem simplesmente virasse as costas e fosse embora, sem dizer nada. Simples assim! Muitas pessoas criticam o que alguns fazem, SEM QUE ELAS FAÇAM ALGO DE CONCRETO (além de criticar!). Sim, eu tenho MUITA compaixão por tudo o que está acontecendo de ruim neste mundo caótico: Crianças convivendo em meio ao lixo eletrônico, sofrendo abusos ou carências de todo tipo. Idosos maltratados em asilos ou no interior de seus lares pelos próprios familiares. Também constato o descaso das autoridades, seja na manutenção de medicamentos aos doentes crônicos, até as calçadas de cada quadra (mesmo em uma capital de estado) que não contemplam uma pequena rampa no meio fio para acolher uma cadeira de rodas). Meu coração se constrange quando vejo milhares de cidadãos, todos os dias, sendo tratados igual escravos, apinhados em metrôs e ônibus superlotados. E dói, também, ver que as greves que acontecem não recebem a aprovação dos mesmos cidadãos que vivem apinhados em transportes públicos de má qualidade. Sim, há muita coisa a fazer, há quase tudo a melhorar neste mundo desigual, onde raros são os que se beneficiam de todos os avanços que o "progresso" e a tecnologia oferecem.

Desde 2009 as mortes de aves só faz crescer! Esta foto é de Inhumas - SP


É preciso que alguém defenda os frangos, as galinhas, os galos, os pintinhos!!!!
QUE MUNDÃO É ESSE???
POR QUE OS "PRODUTORES" CONTINUAM A INSISTIR EM UM "NEGÓCIO" QUE ESTÁ FADADO AO FRACASSO???
Como não enxergam que somente uns poucos, que realmente tem MUITO dinheiro para investir é que darão continuidade ao terrível comércio de vender vidas inocentes - os chamados animais de corte?

Não, não, se você é carnívoro-consumidor, ou vendedor, varejista, atacadista ou produtor, não pare de ler apenas porque se ofendeu com o que está escrito. Ou porque achou engraçado, eco-chatice, coisas-de-loucos, essas coisas. PERMITA-SE REFLETIR:



Até nas tradicionalmente frias áreas mais altas do Rio Grande do Sul, acima de 1000 m de altitude, nos Campos de Cima da Serra, fará muito calor hoje com marcas à tarde entre 32ºC e 34ºC. – Metsul

80 mil frangos morreram de calor no Paraná no mês passado, devido à falta de energia nos sistemas de resfriamento de aviários. Em São Paulo, as mortes chegaram a 500 mil. agora, RS também atinge este triste recorde!

Desde novembro.2013 as notícias diárias de morte de frangos em confinamento, devido ao calor excessivo, vem de diferentes locais e contemplam ora uma região, ora outra, sempre em crescentes e alarmantes números. Agora, já são 500 mil aves que morrem por sufocamento também no RS!!!


Relvado - em 12.novembro.2013, em uma única propriedade, 1.500 frangos morreram sufocados.
Marau - 18 mil frangos
Roca Sales - RS - 9 mil mortes de frangos
devido ao calor



Encosta da Serra - RS - mortes de frangos acontecem em todos os aviários onde houve desabastecimento de luz 


Dezembro.2013 - 5.600 aves no Vale do Taquari
Casca - 3 mil aves em 03.fevereiro.2014
Lobato - Paraná
Bofete - SP - 23 mil frangos mortos devido às altas temperaturas. É preciso parar e refletir!!!! Ou vão apenas contabilizar prejuízos??? Será que o contrato com a China é tão vantajoso assim??? Para quem???

Somente em um dia, 06.fevereiro.2014, no Vale do Taquari - RS
Mais de 139 mil frangos morreram nessa quinta (06.fevereiro.2014) na região do Vale do Taquari em virtude da falta de energia elétrica que atingiu a região entre as 13h40min e 16h45min. As aves não resistiram a falta de refrigeração e ao forte calor da tarde passada.
Encantado, foram contabilizados mais de 60 ml frangos mortos
Roca Sales, os produtores perderam 56 mil aves 
Nova Bréscia as perdas totalizaram 22 mil. 
Muçum, mil frangos morreram." 

Até quando a humanidade vai ver um quadro destes e considerar "perda de produção"??? São vidas!!! Morte por sufocamento!!! Mortes de frangos em Marau - foto Ronaldo Poletto - Radio Alvorada AM


E O QUE FAZEM AS AUTORIDADES?

Pra variar, nossos "governantes" não são pró-ativos nem em situações de emergência! Ao invés de reunir os agricultores e debater com os técnicos da Emater planos e estratégias diversificadas, realmente esclarecer e aconselhar, mostrando novos caminhos, a maioria evita de dar declarações. Alguns poucos, como o vice-prefeito de Encantado-RS, José Calvi, orienta os produtores a fazerem boletim de ocorrência nas delegacias da região para registrar as perdas. Ponto. Boletim de ocorrências para ver se conseguem incriminar as empresas responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e obter ressarcimento pelos "prejuízos"! Ninguém fala sobre a dor dos bichos! Sobre a previsibilidade de todas estas mortes! Sobre a crueldade em perpetuar tal "cultivo"!

"A demanda instantânea de energia elétrica no Rio Grande do Sul bateu novo recorde na tarde de hoje, 06 de fevereiro."

As aves sofrem aquecimento sempre que o ambiente esquenta rapidamente e ultrapassa os 30º C. Dois graus de elevação na temperatura corporal podem levar um frango à morte(site O Presente Rural)

Quando se trata de um grande aviário, as aves vão para um aterro sanitário. Quando a produção é menor, ou familiar, são cavadas fossas no terreno mesmo. A ANVISA - a EMATER - está atenta para toda a contaminação deste chorume nos lençóis freáticos??? Foto - Morte de frangos em Nova Veneza


Temperatura corporal dos frangos
Para um frango, o calor acima de 36 graus Celsius é uma sentença de morte. A temperatura corporal de um frango é de 41º a 42º C – 5 graus a mais que a do ser humano. Cobertas de penas e desprovidas de glândulas de suor, as aves sofrem aquecimento sempre que o ambiente esquenta rapidamente e ultrapassa os 30º C. Dois graus de elevação na temperatura corporal podem levar um frango à morte, explicam os técnicos.

VIDA CRUEL! Mesmo para as aves que vivem em confinamentos devidamente arejados, o transporte até o matadouro é um suplício! Além de tudo o que sabemos sobre os maus tratos, a vida confinada, sem direito a ciscar, a ter seus pintinhos por perto, obrigados a comer dia e noite, o jeito como são jogados nas caixas, os bichos não aguentam o calor do percurso e muitos morrem pelo caminho, dentro do caminhões abafados! "Produtores" preocupados com as perdas dos bichos efetuam o transporte apenas pela madrugada (quando a temperatura costuma diminuir um pouco) , dão borrifadas de água nos caminhões, antes da viagem às indústrias. O banho é feito com equipamentos idênticos aos usados para desinfetar caminhões na chegada e na saída das granjas.
Em grandes locais de recepção, na chegada à indústria, os caminhões entram em áreas de espera com ventiladores e nebulizadores.
O Brasil vem perdendo milhares de aves devido ao calor. Além dos prejuízos com as mortes das aves, também os preços dos ovos disparam, provocando alta de 25%. 
Frangos mortos em São Borja - RS - O que as autoridades estão fazendo para orientar os "produtores"?  Apenas assistir ao caos?

GENTE, LEVEM OPÇÕES PARA ESTES TRABALHADORES QUE SE ESFALFAM  DE SOL A SOL PARA, AO FINAL, VER TUDO MORRER! ELES PRECISAM SER ESCLARECIDOS!!!

Olhem este recado da indústria para a mídia:
"Além do transporte noturno e dos banhos nas aves, as indústrias informam estar orientando os avicultores a redobrarem a atenção quanto ao bem-estar animal. Mesmo aviários com sistema automático de fornecimento de água e ração estariam sendo monitorados mais frequentemente."
QUEM DEVERIA ESTAR ORIENTANDO? A INDÚSTRIA OU O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DA SAÚDE, A ANVISA?
Mortes de frangos em Jacuba - SP












ONDE ESTÃO AS ONGS PARA GESTIONAR JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS A EXTINÇÃO DA CRUELDADE??
Eu sei que é BEM difícil empunhar esta bandeira em nosso estado, eminentemente carnívoro, mas é preciso fazer algo!!!!


Aquecimento global já deu as caras faz tempo. A previsão é cada vez mais calor, a cada ano, verões mais intensos, com temperaturas mais altas.

Temperaturas acima dos 30º às 05 da manhã! Canoas apresentou 48º! 
"A MetSul alerta que hoje será outra jornada em que seremos castigados pelo calor em níveis extremos e opressivos. Massa de ar extremamente quente que cobre o Rio Grande do Sul favorece novamente máximas acima de 40ºC em várias regiões, sobretudo nos Vales e Grande Porto Alegre. Pode fazer entre 40ºC e 42ºC na maioria dos bairros de Porto Alegre e nas cidades do Vale do Sinos com ocasionais marcas maiores em alguns pontos. No Vale do Paranhana, os termômetros devem acusar 43ºC ou 44ºC. Nos vales do Taquari e Rio Pardo, e na região de Santa Rosa (Noroeste), máximas de 41ºC a 42ºC na maior parte dos pontos. No Centro do Estado (Santa Maria), marcas ao redor dos 40ºC.  Até nas tradicionalmente frias áreas mais altas do Rio Grande do Sul, acima de 1000 m de altitude, nos Campos de Cima da Serra, fará muito calor hoje com marcas à tarde entre 32ºC e 34ºC. Veja no mapa abaixo que a maior anomalia positiva de temperatura (desvio quanto à média histórica) prevista para esta quinta-feira à tarde na América do Sul estará aqui sobre Rio Grande do Sul com desvio positivo superior a 10ºC."


Desde 2011 as uvas oferecem uma safra recorde a cada ano e o sabor.... delicioso!!!!


Vão plantar uvas, pessoal!!! Deixem os bichos! Chega de matar animais!!!

Com todo este calor, a safra de uvas está maravilhosa e as frutas, cada vez mais doces!!! 
Que tal substituir o sangue animal derramado por um delicioso e saudável cacho de uva, uma taça de vinho ou um copo de suco de uva??? 

Safra 2013 em Garibaldi - RS - novamente record




Fontes - diversos artigos em:
opresenterural.com.br
Gazeta do Povo
G1.globo.com 
GM10.com.br
ihara.com.br
revistaplantar.com.br 
em especial: 
  • http://gm10.com.br/site/index.php/en/rs/1422-calor-mata-mais-de-139-mil-frangos-no-vale-do-taquari.html
  • http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/01/temperatura-de-quase-40c-mata-cerca-de-18-mil-frangos-em-marau-rs.html

Querendo, leia:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/06/anti-envelhecimento-celular.html

Anti envelhecimento celular, Quimioterapia e Uva - Resveratrol


Uvas, maravilha da Criação!

Anti envelhecimento celular, Quimioterapia e Uva - Resveratrol

Por Marise Jalowitzki
02.junho.2011
http://t.co/noVBVIH

Também:

Câncer - Resveratrol como auxiliar no tratamento quimioterápico


A uva preta é um dos alimentos que mais contem resveratrol, auxiliar quimioterápico contra o câncer



Câncer - Resveratrol como auxiliar no tratamento quimioterápico

Por Marise Jalowitzki


Leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/64-milhoes-de-aves-morrem-neste-verao.html




64 milhões de aves morrem neste verão, só no RS, devido às altas temperaturas – STOP ANIMAL CRUELTY!


Por Marise Jalowitzki
10.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/64-milhoes-de-aves-morrem-neste-verao.html


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário