sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Saiba mais sobre Ricardo Seitenfus - O Diplomata brasileiro demitido pela OEA que falou o indesejado sobre o Haiti

Ricardo Seitenfus
Por Marise Jalowitzki
31.dezembro.2010


“Eu não tinha nenhuma intenção, ao dar essa entrevista, de causar impacto, mas isso prova que eu estou tocando em problemas sérios e reais, sobretudo após o terremoto. Muitos que pensam como eu, provavelmente não tenham tido a oportunidade de se manifestar. Acabei me tornando o porta-voz dos sem voz”. - declarou o Diplomata Seitenfus.


Mexer em assuntos nebulosos, que o mundo inteiro está a observar, causa impacto indesejado. Só que, até quando as coisas vão permanecer assim desasistidas para nossos irmãos no Haiti?

Oxalá a repercussão internacional de sua demissão sirva para alertar organismos internacionais que possam, efetivamente, tomar uma providência efetiva de socorro em larga escala ao povo haitiano. Urgentemente!

Saiba mais sobre Ricardo Seitenfus:

Especialista do Haiti, tinha sua saída anunciada para janeiro 2011. 24 horas após conceder entrevista onde denunciava irregularidades e morosidade no atendimento à comunidade haitiana sacrificada pelo terremto (janeiro), furacão Tomas (outubro) e, logo após, o cólera, foi demitido.

No Haiti, Seitenfus publicou diversos livros de análise histórica (Manual das Organizações, Relações INternacionais, Legislação Internacional, Brasil vai à Guerra, etc.).

Seitenfus foi enviado especial ao Haiti pelo presidente Lula antes de ser encomendado pela OEA.

Possui Licenciatura em Ciência Política (Universidade de Genebra de 1973), graduado em Economia e Desenvolvimento (Universidade de Genebra de 1973), graduação em História Contemporânea (Universidade de Genebra de 1978), doutorado no Institut des Hautes Etudes Internationales (IHEI) (Universidade de Genebra 1980).

Também: Professor da Universidade Federal de Santa Maria, editor do Jornal da Integração Latino-Americana (Rila), Diretor Geral do Colégio Acadêmico de Direito de Santa Maria (FADISMA), Consultor do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Organização das Nações Unidas (ONU), Vice-Presidente do Comitê Jurídico (ICC) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ricardo Seitenfus - Representante Especial do Secretário-Geral da OEA e presidente do Escritório da OEA no Haiti. É um reconhecido especialista do Mercosul, em Relações Internacionais, na diplomacia brasileira, e na política externa no Haiti e no Brasil



Conheça mais sobre Ricardo Seitenfus - "Eu não tinha intenção, ao dar esta entrevista, de causar impacto."
Leia neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/haiti-verdade-que-nao-agrada-demissao.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/haiti-dinheiro-nao-utilizado-o-que-se.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/sobre-os-caixoes-da-fema-e-o-haiti.html
-------------------



2 comentários:

  1. Prezado Sr:
    Fico bastante preocupado quando vejo uma pessoa com um curriculo desse porte fazer observacoes tao mentirosas e incompletas. Felizmente ou infelizmente, esse Sr nao tem como imaginar como seria o Haiti sem a MINUSTAH !
    E impressionante se comparamos o nivel intelectual com a pequenez de pensamento desse cidadao.

    Um ex-integrante da MINUSTAH

    ResponderExcluir
  2. Amigo, talvez o que Seitenfuss quis foi chamar a atenção para o gigantesco desvio de verbas que aconteceu durante todo o tempo em que o Haiti esteve "na mídia", coisa que ficou entre uma eleição e outra no Haiti. Parece que os órgãos internacionais ficaram imobilizados, mesmo, com tantas irregularidades. Quem pagou o preço foi o povo, sem dúvida. Ainda hoje.

    Assim como a MINUSTAH, também outras entidades executaram um primoroso trabalho. Entretanto, há que se questionar: Qiem orquestrou as atividades para que elas fossem ordenadas, encadeadas entre si? Pois, ao socorrer, DEVERIA ter acontecido uma realocação para um local mais saudável, com água potável. Senão, todo o esforço redundaria (como redundou em inúmeros casos) em reincidência de doenças e mortes.

    ResponderExcluir