quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Morte das Baleias Jubarte - Qual o resultado do estudo sobre a exploração do petróleo??





Morte de Baleias-Jubarte

Morte das Baleias Jubarte - Qual o resultado do estudo sobre a exploração de petróleo??

Marise Jalowitzki
02.setembro.2011


 Após mais uma baleia ter sido encontrada morta no RS, muito se tem comentado sobre o encalhe e morte das Jubarte. Qual a posição das autoridades? Por favor, se alguém tiver alguma afirmação legal, além de "estudos", envia. Ano após ano as histórias se repetem, sem que haja uma providência eficaz.

Em 2004 apareceu uma nota, sem maior destaque, demonstrando a preocupação da diretora do Instituto Baleia Jubarte com o processo de rastreamento petrolífero nas costas brasileiras e a correlação dos encalhes e mortes. É sabido que, somente após uma comprovação científica, oficialmente reconhecida, é que alguma providência efetiva será tomada.

Elas, as baleias, assim como todos os animais, PRECISAM DE NOSSAS PROVIDÊNCIAS. É para isso que somos racionais. É por isso que a nós foi concedida a capacidade lógica de juntar dados e retirar conclusões. As decisões sobre a vida e a morte, a sobrevivência ou a extinção das espécies a nós pertence. 

Com todos os tristes resultados que temos pelo mundo inteiro, muito mais do que orgulho de pertencer ao "topo da cadeia alimentar", uma profunda vergonha toma conta dos conscientes, pois, ao invés de zeloso cuidador, o ser humano tornou-se um algoz, predador sem limites.

COM TODA A CERTEZA, somente a partir do momento em que aprendermos a respeitar, a conviver harmoniosamente e a CUIDAR de todas as espécies, é que aprenderemos a conviver com os outros seres humanos, sem essa gana de domínio, que tenta, a todo custo, e sempre, a subserviência do outro.

Por um mundo melhor!

Leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/08/eu-vou-morrer-na-praia.html

________________________________________________________


Testes sismicos podem estar afetando baleias

12/08/2004

Fonte: O Globo, Rio, p.15




Testes sísmicos podem estar afetando baleias

Fernanda Pontes, Paulo Roberto Araújo e Túlio Brandão

As baleias viraram prioridade para o Ibama. A morte de uma jubarte na terça-feira, depois de passar três dias encalhada em Niterói, e a aparição, ontem, de uma minke desorientada na Praia dos Ossos, em Búzios, fez com que o órgão anunciasse uma operação para investigar a prospecção sísmica irregular de petróleo em toda a costa do Sudeste. Especialistas temem que a atividade esteja influenciando o comportamento de baleias que chegam ao Brasil para a atividade reprodutiva. Walter Plácido, assessor do Ibama no Rio, diz que os fiscais iniciarão hoje uma fiscalização na costa:
- Vamos investigar atividades suspeitas no litoral sudeste. Na Bahia e no Espírito Santo, só é possível realizar a atividade de julho a novembro, para não afetar a presença das jubartes na região.
 

No Rio, porém, não há restrição de períodos. O estado atravessa um ótimo ciclo econômico graças à indústria do petróleo, mas, se estudos associarem a prospecção a problemas com baleias, devemos tomar todas as precauções possíveis para minimizar os impactos, até porque o Brasil é signatário de todos os tratados de preservação de mamíferos aquáticos.

A prospecção sísmica, para rastrear petróleo no mar, é feita com um canhão que emite um forte ruído de 180 decibéis, perceptível aos cetáceos num raio de 10km.
 

A indústria petrolífera nega que o ruído cause problemas, mas a diretora do Instituto Baleia Jubarte, Marcia Engel, mostrou em recente reunião da Comissão Internacional de Baleias um trabalho sobre o encalhe desse tipo de cetáceo associado às prospecções:
- Foram oito adultos encalhados num curto período durante as atividades e apenas dois durante a proibição. Não podemos, no entanto, afirmar ainda que os dois casos no Rio têm relação com a atividade.

Pesquisadores acreditam que a baleia pode voltar
A minke que apareceu ontem em Búzios quase encalhou na Praia dos Ossos - que tem esse nome, segundo histórias locais, justamente devido aos ossos de baleias encontrados em suas areias. O animal aproximou-se da costa com a boca e a cauda levemente feridas, mas os bombeiros conseguiram afastá-lo para fora da enseada usando cordas e uma embarcação.
Em pouco tempo juntou uma multidão na praia. Os bombeiros tentaram evitar que a baleia chegasse mais perto da areia. Como não conseguiam, já que ela continuava nadando na mesma direção, ataram o animal com cinco mangueiras do Corpo de Bombeiros.

- Ela estava sem direção - disse o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, que acompanhou a operação.
Em seguida, usaram um cabo preso num bote e ligaram o motor com o objetivo de levá-la para fora da enseada, mas a tentativa fracassou.
- Usamos um bote no resgate e seguimos uns 300 metros, mas acabamos sendo rebocados pela baleia, que voltou para a posição inicial - disse o comandante da operação, Ademerval Gomes.
Na segunda tentativa, os bombeiros usaram uma escuna para fazer o salvamento. Quando estavam próximos da saída da enseada, soltaram o cabo e a baleia seguiu em direção ao mar aberto.
Especialistas acreditam, entretanto, que a baleia voltará para alguma enseada de Búzios.
- Ela estava ferida - disse a veterinária Elisa de Oliveira, que trabalha na prefeitura.

Segundo o pesquisador Salvatore Siciliano, especialista em animais marinhos da Fiocruz, a rota da minke é semelhante à da jubarte. Ambas migram da Antártica para o Nordeste nesta época do ano. A diferença é que a minke costuma nadar em águas oceânicas, distante da costa.

O Globo, 12/08/2004, Rio, p. 15

Pesquisas full-time: GOOGLE, TERRA, UOL


Leia também:
Eike Batista prende ativistas do Greenpeace por nove horas! Baleais nadam em petróleo!
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/09/eike-batista-prende-ativistas-do.html?spref=tw



Ativistas do Greenpeace ficam presos por nove horas dentro do edifício da OGX de Eike Batista




Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! 

link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!


DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


marisejalowitzki@gmail.com
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil










Nenhum comentário:

Postar um comentário