quinta-feira, 7 de maio de 2020

40 principais cidades do mundo se unem para criar um novo normal após pandemia de coronavírus


Cidadãos são retirados de abrigo em New York, após morte de um albergado por infecção de coronavírus, e colocados ao relento, em retângulos específicos, pintados para manter o distanciamento. (Foto: Twitter) 

Quem pode considerar que um mundo assim seja de "progresso e desenvolvimento"? Onde bilhões de pessoas no mundo são segregadas?

Mudar este triste cenário é possível? 



Marise Jalowitzki

Este encontro entre as 40 maiores cidades do planeta, com vistas a melhorias para todos, é um bom aceno! 

40 cidades (mais 19) se encontram como uma forma, de tentar moldar a recuperação da crise da COVID-19, sob novos princípios, declaram os prefeitos reunidos no dia de hoje (7).

Inovações que levem em conta o bem estar de todos, não apenas o retorno ao que tínhamos até aqui, que tanta desigualdade provoca e tantos estragos produz no meio ambiente.

Lembra do deslumbramento dos paulistanos frente a um céu mais límpido? 
A água clara em alguns riachos e canais, pela diminuição de tanto lixo e esgoto? 
Com a não aglomeração em bares, já foi constatada, inclusive, a diminuição de tráfico de cocaína, devido à diminuição no consumo (esta droga, em especial, é mais consumida em ambientes recreativos)! Impossível acreditar que "tudo voltará a ser como antes!

O grupo, conhecido como C40, já existe desde 2011 e vem implementando mudanças gradativas em sua rotina cotidiana. 
São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba estão entre elas.
O C40, além de 40 - como o nome bem explicita, tem mais 19 cidades adeptas.


Conter o estrago é possível?


"Embora o principal foco desta rede de cidades seja a redução das emissões de gases estufa e a adaptação às mudanças climáticas, o alcance da “agenda do clima” da C40 impacta diretamente as mais importantes rotinas da administração municipal, especialmente nos capítulos da construção civil, mobilidade, gestão de resíduos sólidos e planejamento urbano. Como este grupo de 59 cidades é absolutamente heterogêneo, e problemas comuns são enfrentados de formas completamente diferentes, o encontro tem o mérito de explicitar essas diferenças causando, por vezes, constrangimentos." (C40)

Agora, o passo se acelera.

O Grupo, com os impactos que o coronavírus está trazendo e continuará trazendo para o dia a dia de todos, usará a experiência da economista Kate Raworth, criadora do modelo Doughnut Economics, na Universidade de Oxford. 

Amsterdã já adota estes princípios propostos por este projeto, onde o crescimento e o desenvolvimento de uma cidade estejam baseados nos limites ambientais.

A necessidade de novos modelos de atuação ganham força com todo o impacto que a pandemia do SARS-Cov-2 escancara: falhas na gestão de produtos (dentre eles, a dependência quase absoluta de certos mercados para determinados produtos - como os EPIs e respiradores -, as condições desumanas para as populações mais pobres, a falta de quase tudo, incluindo água e saneamento básico. Desigualdade social que chega ao limite. 

Saúde, educação e saneamento básico são ítens que compõem o discurso de quase todos os políticos, quando em campanha, e que são rapidamente esquecidos após o resultados das eleições.


Em tempos de quarentena, o que realizam estes prefeitos

Bem sabemos o quanto a falta de sintonia entre governo federal, estados e municípios pode atrapalhar, e piorar, um estado calamitoso como o que enfrentamos.

Nosso governo federal sequer vislumbra novas fontes geradoras de uma economia mais sustentável e equânime, permanecendo atrelado à necessidade de retorno dos modelos conhecidos, preocupado com grandes empresas que fabricam carros e equipamentos agrícolas, preocupado com monocultura, com extração de petróleo, com retorno das práticas adotadas até aqui pelos grandes empresários. 


mais uma vez, ignorando recomendação de evitar aglomerações
Hoje mesmo (07), houve uma "passeata" do presidente, ministro da economia e  empresários que representam "45% do PIB" - Produto Interno Bruto, como montadoras de veículos. O objetivo? Pressionar o STF para retorno à "normalidade". 

Enquanto isso, prefeitos alguns governadores e prefeitos tentam aliar-se e fazer ações que minimizem os danos e perdas. 

Paris está estudando pagar para os cidadãos que usarem bicicletas, ao invés de carros ou transporte público. Milão e a Cidade do México anunciaram a ampliação de ciclovias. Em Londres, as expectativas é de que o número de pedestres aumentará cinco vezes, em comparação aos dados antes da pandemia.

Nova Yorque, Los Angeles, Barcelona, Londres, Atenas, Bogotá, Boston, Buenos Aires, Chicago, Durban, Freetown, Hong Kong, Houston, Lima, Lisboa, Londres, Medellín, Seul e Sydney, dentre outros. Ao todo, somam 750 milhões de pessoas.

O objetivo é que o Grupo de Trabalho auxilie na implementação de medidas concretas, como pacotes de estímulo, levando em conta uma economia mais justa e sustentável, privilegiando a ciência nas decisões políticas, dando especial atenção aos serviços de saúde, um ambiente melhor para se viver.

Creio que nunca foi tão evidente o quanto algumas áreas estão a descoberto. Durante a pandemia, a heróica área da saúde, no Brasil, por exemplo, já perdeu mais enfermeiras para o Covid-19 que a Espanha e Itália juntos!

Declarações de alguns líderes, aqui

Aguardamos com ansiedade as propostas e medidas viáveis.

Enquanto isto, algumas empresas tomam algumas iniciativas de auxílio emergencial. E alguns indivíduos, maravilhosos, também. 
Vou continuar divulgando as ações individuais, como forma de incentivar a mudança nos corações de todos.
Uma delas é da Moanan, jovem de 20 anos que está dando um exemplo magistral.

 Mais sobre o tema coronavírus:



Fazer já! Fazer por quem não tem!
Saiba como ajudar no final da página 


































Corpos no corredor que antecede necrotério lotado
 em Hospital na Barra da Tijuca-RJ. 



http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/04/a-assustadora-frieza-de-bolsonero.html











Reações às estratégias de
confinamento social no mundo












Isolamento social






Foto: Arquivo Pessoal













Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui


Links mencionados no post:

Ações individuais - Moanan - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/05/moanan-couto-garota-de-fibra-mulher-de.html

Novas ações do C40 em São Paulo - https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/05/07/prefeituras-ignoram-negacionistas-e-se-aliam-para-desenhar-um-novo-normal.htm

Enfermeiras morrem de coronavírus no Brasil - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2020/05/brasil-perdeu-enfermeiras-coronavirus-italia-espanha.html?utm_source=push&utm_medium=social&utm_campaign=artigos

C-40 - https://www.c40.org/other/the-global-green-new-deal

C40 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_C40_de_Grandes_Cidades_para_a_Lideran%C3%A7a_Clim%C3%A1tica

"Passeata" do presidente, ministro da economia e empresários - https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2020/05/a-pe-bolsonaro-e-guedes-levam-empresarios-para-pressionar-stf-em-audiencia-de-ultima-hora/

Video com a passeata e posteriores discursos: https://www.youtube.com/watch?v=qeKeYP2jBD4

C40 - Cidades e Soluções - http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/platb/tag/c40/

Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/05/40-principais-cidades-do-mundo-se-unem.html




Pandemia e o uso de máscaras
FICA EM CASA!!!
SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS!
EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL!
SEJA RESPONSÁVEL!!!
AJUDE A QUEM PRECISA!
SEJA SOLIDÁRIO!










Nenhum comentário:

Postar um comentário