terça-feira, 19 de maio de 2020

MÁSCARAS DE MERGULHO PARA INTUBAÇÃO. Projeto foi desenvolvido em SP e já está sendo usado, em caráter experimental, na SANTA CASA DE SANTARÉM, no PARÁ. QUE A ANVISA SEJA RÁPIDA NA LIBERAÇÃO!


INTUBAÇÃO, processo extremamente desconfortável e perigoso, pode ser substituído por MÁSCARA DE MERGULHO ADAPTADA. Paciente que seria intubado recebe ventilação não invasiva  na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.Será que, ao deixar a criatividade aflorar nos que se esforçam pelo bem comum, as coisas podem ficar melhores? Olha o drama que vivemos, há meses, pela dependência dos materiais concentrados em importações em mais de 90% da China. 
Foto: Divulgação/HRBA





Marise Jalowitzki

Essas coisas que não se explicam. Ontem abriu a curiosidade para saber sobre como acontece a intubação orotraqueal, que os profissionais da saúde sempre referenciam como 'extremamente desconfortável'. E que pode deixar sequelas. Aí, fui assistir a alguns videos para conhecer o processo. Assisti a um do Emílio Ribas, onde uma paciente recebe alta da equipe médica. O médico responsável pela equipe pergunta:
- Podemos dar alta?
E um da equipe responde:
- Só falta a fonoaudióloga.
- Vamos liberar? - repete ele.
E todos concordam.
Aí, ficou a pulguinha: por que a fono tem de opinar também? Santa ingenuidade! Pois se mexe com toda a estrutura respiratória, garganta, etc., claro que podem acontecer avarias! Só que são administráveis, entre as questões vitais de agora: morrer ou viver.

Procurei outro video, uma video aula muito didática e esclarecedora. Uma simulação em um boneco. Foi chocante o movimento de introdução daquele "ele" para abrir espaço para só depois introduzir o cânulo por onde o ar será introduzido. Mesmo sendo um boneco, dá pra imaginar a agressão que o corpo recebe!

E o doutor-professor explica o quão cuidadosa deve ser toda a ação, para não machucar a garganta, e não romper as cordas vocais. Situação que pode até deixar a pessoa muda ou precisando de fisioterapia para recuperação.

Aí conversei [virtualmente] com a fonoaudióloga Simone, amiga e vizinha, que ratificou tudo isto que comentei. E salientou muito a necessidade do uso de máscaras por toda a população, como forma preventiva (breve vou escrever sobre isto).

Comentamos também sobre a questão das máscaras de acrílico, usadas sobrepondo as máscaras cirúrgicas. 

E lembrei das observações que escutei da necessidade de usá-las em hospitais, para evitar que, em alguns casos, o sangue espirre no rosto do médico ou do enfermeiro que esteja aplicando a intubação!

Senhor! Quantas coisas! Quanta dor! Quanto temor! Quantos riscos!
(Querendo, assista ao video com a aula ao final desta página)


Lembram dos respiradores que chegam a hospitais de todas as regiões, especialmente do norte e nordeste, E NÃO TÊM PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA O USO??

PARABÉNS A TODOS OS QUE SE ESFORÇAM!!


Agora, vem uma notícia maravilhosa!

MÁSCARAS DE MERGULHO - UMA EXCELENTE NOTÍCIA!!

"A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) está utilizando máscaras de mergulho para realização da ventilação não invasiva. O objetivo é evitar a intubação em pacientes críticos acometidos pela covid-19. 

As nove máscaras foram doadas à instituição pelo grupo Solidários da Saúde Pará. A diretora técnica assistencial da FSCMP, Norma Assunção, foi quem conseguiu a doação. Ela agradeceu a parceria com o grupo Solidários da Saúde Pará e destacou que muitas vidas estão sendo salvas com essas máscaras."

O processo não é invasivo, o paciente não precisa ser sedado (ou receber coma induzido!). O procedimento já vem sendo usado há uma semana, com excelentes resultados. (Para ler mais sobre, clique aqui)


Paciente que seria intubado recebe ventilação não invasiva  na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - experiência exitosa aguarda liberação da ANVISAImagem: Divulgação


PROJETO COM BASE EM PESQUISAS AGUARDA LIBERAÇÃO DA ANVISA E FOI DESENVOLVIDO PELA ONG EXPEDICIONÁRIOS DA SAÚDE, EM CAMPINAS-SP

"Adaptadas com base em pesquisa, as máscaras de mergulho vêm se tornando aliadas no tratamento da Covid-19. Um projeto desenvolvido no interior de São Paulo está produzindo máscaras para hospitais de dezenas de municípios brasileiros, que as estão usando em caráter experimental, a fim de auxiliar no tratamento de casos menos graves da doença. A iniciativa ainda aguarda regulamentação da Anvisa.

O projeto é da Organização Não-Governamental (ONG) Expedicionários da Saúde, com apoio de desenvolvedores do Centro de Tecnologia de Inovação (CTI) Renato Archer, em Campinas (SP). Nele, a máscara de mergulho com snorkel passou por um processo de "desmonte" para ser analisada em computadores. A partir daí, um protótipo em 3D foi desenvolvido.

Victor Luiz de Paula Souza, voluntário da ONG, explica que esse tipo de máscara foi escolhido por ter uma vedação mais eficaz, sendo uma terapia não-invasiva. "Com as adaptações que fizemos, conseguimos manter o ar pressurizado na região respiratória do paciente, e todo ar é canalizado em uma válvula de pressão, e só sai depois de passar por um filtro", conta. Uma das etapas do tratamento da Covid-19 é a intubação, um processo onde é colocado um tubo pela garganta do paciente para que ele possa ser conectado a um respirador. O método é considerado por muitos médicos como "sofrido", também perigoso aos profissionais, ainda mais lidando com doenças contagiosas. 

"Há a dispersão de uma quantidade maior de aerossóis, que são partículas pequenas contaminadas com o vírus havendo maior risco de contaminar os profissionais próximos, assim como o local onde está o paciente", explica o cardiologista Hélio Castello. A ideia de fazer uma máscara que pode ser conectada ao respirador foi baseada em um projeto similar feito na Itália, durante o período que o país teve o maior índice de contaminação diária. Só que, no caso da versão europeia, as saídas de ar ficavam na parte de baixo do equipamento e a vedação não era total.

TAMBÉM SERVE PARA ISOLAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A máscara criada em Campinas também pode ser utilizada como forma de isolamento pelos profissionais da saúde. Para isso, um segundo dispositivo, aprimorado pelos profissionais do CTI, permite que o ar entre, seja filtrado e livre de qualquer tipo de contaminação. "Nós utilizamos programas de computador para mexer com essa máscara virtualmente, e todas as peças foram minuciosamente estudadas para que tudo se encaixe perfeitamente e a vedação seja eficaz", afirma o chefe de divisão de técnicas sociais do CTI, Fábio Noritomi.

CONTINUE LENDO: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/05/19/mascaras-de-mergulho-sao-adaptadas-para-auxiliar-tratamento-da-covid-19.htm


A EXPERIÊNCIA NO PARÁ

"Essas nove máscaras estão sendo úteis demais na ventilação não invasiva dos pacientes críticos com covid-19, pois ajudam a recuperar a função pulmonar dos pacientes, reduzindo a necessidade de ventilação mecânica invasiva. E isso diminui o tempo que o paciente fica internado na UTI", declarou. 

Fisioterapeuta da Santa Casa do Pará, Reinaldo Ferreira relatou a eficácia das máscaras de mergulho e disse que a instituição já está utilizando o equipamento, e com bom resultado, desde a segunda-feira da semana passada.

"Ao utilizarmos a ventilação não invasiva, estamos diminuindo a necessidade de intubação e consequentemente os riscos de mortalidade. A máscara também traz outros benefícios ao paciente como a melhora da oxigenação, da saturação e a diminuição do desconforto respiratório, além da redução do trabalho muscular e o aumento da expansão pulmonar, entre outros benefícios", disse o fisioterapeuta.


BENÇÃOS, BENÇÃOS E BENÇÃOS!!


Referências:
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/18/covid-19-santa-casa-no-para-usa-mascara-de-mergulho-para-evitar-intubacao.htm

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/05/19/mascaras-de-mergulho-sao-adaptadas-para-auxiliar-tratamento-da-covid-19.htm




A video-aula foi exemplar!! 
https://www.youtube.com/watch?v=GmovPH4pJg4







Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/05/mascaras-de-mergulho-para-intubacao.html



Mais sobre coronavírus nesta página de links:




















Foto profissional grátis de adulto, Algodão doce, andando, andar
JUSTIÇA DO RIO DETERMINA
REGISTRO OBRIGATÓRIO DE RAÇA
NOS CASOS D
E CORONAVÍRUS



Quem quer este triste podium? Negros e pardos tem mais risco de morrer de COVID-19. O que nos espera?









Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui






Pandemia e o uso de máscaras
FICA EM CASA!!!
SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS!
EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL!
SEJA RESPONSÁVEL!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário