segunda-feira, 27 de abril de 2020

Coronavírus e confinamento social, violência ou solidariedade? Uso do chicote ou falar sobre Coelhinho da Páscoa às crianças?

Reações às estratégias de confinamento social no mundo


Marise Jalowitzki

Quando, finalmente, várias autoridades e população entendem que o caos bate à porta e exige providências de distanciamento social, mesmo quando inicialmente apenas privilegiaram o ceticismo, ainda assim as estratégias de contenção são as mais diversas.

Muitas, muitas são as queixas que a ONU vêm recebendo, desde o início do mês, sobre violência e quebra dos Direitos Humanos.

Quenia, por exemplo, foi tão severa sobre a imposição do distanciamento social, que 151 queixas foram recebidas pela Organização das Nações Unidas. A polícia matou, nestas investidas, 20 pessoas, número superior aos mortos pelo coronavírus.

No Irã, aconteceu a prisão de médicos e cientistas que contestaram o governo.

Na África do Sul foram usados até chicotes pela polícia para que as pessoas ficassem distantes umas das outras. Foram registradas 17 mil pessoas detidas por violar a quarentena.

Nas Filipinas, 120 mil pessoas foram detidas ou encaminhadas aos presídios. 

No Sri Lanka, 26 mil detenções, aumentando ainda mais os riscos de contaminação. 

Honduras, 7 mil prisões.

El salvador e Peru, outras milhares de pessoas foram detidas. 

A Jordânia prende 800 pessoas por dia, totalizando, até o dia 20.abril,15 mil pessoas presas.

No Marrocos, mais de 47 mil pessoas.

Em diversos países acontece a censura à matérias e opiniões expressas por especialistas. 

Na China, suspeitas de casos de violações dos Direitos Humanos foram enviados à ONU, como intimidações, prisões e censura. 

Na Hungria, o presidente de ultra direita chamou para si a concentração do poder absoluto, fechando o Parlamento...

A forma de "conscientização" da população na África do Sul lembra bem como o uso da força, do castigo e da violência não são exclusividade de governos. São ingredientes que também coabitam em tantos lares, seja de qual país for.

Bem sabemos que TUDO que é expresso no microcosmo (indivíduo) é manifestado no macrocosmo (mundão) e vice-versa. Não há como escapar! Nossa responsabilidade enquanto cidadãos é imensa!


Qual caminho seguir? Ações que dão certo


Cabe, em meio a tantos desmandos, destacar as louváveis ações solidárias, que podem até ser pequenas no contexto global, mas tão valiosas no individual, para quem as recebe, para aqueles que são ajudados!

Ressalto, neste post, as ações de grande impacto, de lideranças internacionais.

Nova Zelândia passa regras de afrouxamento do distanciamento social de nível quatro para nível três.

Países liderados por mulheres têm algumas das melhores estratégias até agora utilizadas no combate ao SARS-CoVid-2. Alemanha, Islândia,Noruega, Nova Zelândia,Taiwan, são exemplos para muitos países de como lidar com a pandemia.

Estas nações passaram, e continuam passando por regras rígidas de prevenção.
- Alemanha -             83 milhões de habitantes,   4,6 mil mortes
- Islândia -                 360 mil de habitantes,         8 mortes
- Nova Zelândia -      4,9 milhões de habitantes   12 mortes
- Taiwan -                  24 milhões de habitantes, 6 mortes 

Além das questões de prevenção, tão necessárias, também são países com economias desenvolvidas, com um sistema de assistência social estabelecido e alta pontuação na maioria dos indicadores de desenvolvimento humano.


Coelhinho da Páscoa como estratégia de conscientização


Também, pronunciamentos públicos e posturas humanizadas conferem credibilidade e passam sentimentos de proteção à população.
Exemplo: na Páscoa, Noruega e Dinamarca voltaram seus discursos às crianças, enfatizando o papel do Coelhinho da Páscoa. Qual mandatário masculino fez isso? E isso também é formação política. E angariaram a simpatia, não só dos pequenos, como dos adultos, também.

São posicionamentos e diretrizes baseados mais na empatia e valorização do Direito à Vida. Em ampliar a consciência da população através do Entendimento, mostrando a necessidade de trilhar alguns caminhos diversos aos que estamos acostumados, e não pelo uso da coerção. A coerção, como sabemos, traz resultados imediatos, pois subjuga, oprime e impede. Nunca, porém, resulta em obediência e acatamento voluntários.

Infelizmente, porém, a maioria dos representantes ainda utilizam os velhos jargões: descrédito, ridicularização, chamar de covardes os que se previnem, tentar desviar o foco e procurar culpados.

Alguns representantes masculinos, que detêm valores empáticos e solidários, também apresentam resultados satisfatórios no combate ao CoVid-19. 

É o caso da Grécia e da Coréia do Sul. 


Cada um de nós é responsável pelo seu Universo e está em nossas mãos fazer aquilo que nos for possível para que mais e mais pessoas sejam prudentes e pensem em si e, também, nos outros.

CONVENÇA-SE! 
Esta situação NÃO IRÁ PASSAR com a descoberta de uma vacina. 
Faz-se necessária uma nova postura! Uma nova forma de ver e viver a Vida. Vamos ter de exercitar um novo normal!





Links referenciados no post:

As informações internacionais aqui contidas fazem parte das declarações da ONU, através da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e foram transcritas de matéria de Jamil Chade)
Bachelet, ONU -  https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/04/27/onu-se-diz-preocupada-com-combate-a-pandemia-no-brasil.htm

Enterro em Manaus - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2020/04/familia-e-obrigada-a-enterrar-vitima-de-coronavirus-em-manaus.html 

Conteiners frigoríficos no Rio - https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/27/hospitais-do-rio-instalam-conteineres-refrigerados-para-armazenarem-corpos.htm


Nova Zelândia - https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/04/27/nova-zelandia-diz-que-controlou-coronavirus-e-reduz-casos-a-um-digito.htm

Mulheres Líderes - https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/04/22/coronavirus-por-que-paises-liderados-por-mulheres-se-destacam-no-combate-a-pandemia.ghtml

Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/04/coronavirus-violencia-ou-solidariedade.html


Querendo, leia:


Isolamento social


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/04/coronavirus-tem-de-morrer-em-sua-casa.html














Do que precisamos: Compaixão e Serenidade - Olhar para os lados


http://marisejalowitzki.blogspot.com/2020/03/do-que-precisamos-compaixao-e.html













Foto: Arquivo Pessoal















Coronavírus - O choro do homem que filma corpos sendo levados por empilhadeiras em NY. A Dor de todos nós e a necessária vibração de Saúde e Paz!

















Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui




Pandemia e o uso de máscaras
FICA EM CASA!!!
SE TIVER DE SAIR, USE MÁSCARAS!
EVITE AGLOMERAMENTO SOCIAL!
SEJA RESPONSÁVEL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário