terça-feira, 30 de julho de 2019

Pobre de nosso país! “Eu vi a cabeça do meu filho dentro de um saco plástico!” Por que a violência cresceu tanto?

Altamira, de cidade pacata a uma das mais violentas do país, em menos de 10 anos. Falta de planejamento estrutural, foco só no capital a ser gerado para os mega grupos, dá nisso.





Por Marise Jalowitzki
30.julho.2019
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/07/pobre-de-nosso-pais-eu-vi-cabeca-do-meu.html


“Isto não poderia ter chegado a este ponto, diz o bispo emérito do Xingu, Dom Erwin Krautler, amplo defensor dos Direitos Humanos. “Eu estou arrasado, as famílias estão destruídas. Até quando?”

Com um sistema prisional falido há muito tempo, perpetuam-se as superlotações, perpetuam-se as cenas de violência e o descaso e falhas absolutas em todo sistema prisional do país. De tragédia em tragédia, nada é feito para uma ação efetiva. Nem o presídio que deveria estar funcionando desde 2016, no Pará,  foi inaugurado. E a estes lugares inumanos, dá-se o nome de “Centro de Ressocialização”. Sempre de novo e de novo notificam-se as superlotações, o erro crasso, primário, em misturar delinqüentes juvenis com bandidos ‘escolados’, de alta periculosidade.


Em dois meses, mais de 100 mortos em prisões 

"Há cerca de dois meses, outro estado do Norte do país foi palco de um massacre de internos. Em 26 de maio, 15 detentos foram mortos em Manaus, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim. Um dia depois, as autoridades amazonenses encontraram outros 40 corpos, totalizando 55 internos assassinados. Em 2017, esta mesma unidade registrou o assassinato de outras 56 pessoas." (UOL)

Hoje, mais uma vez, os jovens mortos, que são os 'produtos' do sistema social recebem as lágrimas dos que ficam. Os familiares sem recursos para enterrar seus mortos estão sendo cadastrados pelo Ministério Público pra que possam receber o velório e o enterro coletivos. Quanto aos 20 carbonizados,  só daqui um mês a perícia vai conseguir os resultados para identificar por arcada dentária... Igreja e Ongs ajudam com suprimentos e atendimento médico aos que passam mal, pois, além da dor, as longas horas de espera frente ao IML, sob forte calor, sem alimento, sem dormir, faz muitos fraquejar.

“Eu vi a cabeça do meu filho dentro de um saco plástico!”, disse uma mãe, chorando. (UOL)

Ao ver as cabeças amontoadas no saco plástico preto, todas jovens, chorei também e rezei novamente um Pai Nosso em voz alta, como forma de enviar Luz em meio a tantas trevas. (Que pode fazer uma mulher como eu, além de divulgar o que sei, penso e sinto, além de orar? Muito me empenhei, com boas dicas de melhor viver, ao longo de meu trabalho profissional, por mais de 40 anos, em empresas, em escolas, em hospitais, em casa de abrigo para mulheres que sofrem violência, em centros de assistência social. Mais de uma vez perdi meus contratos (sabia que isto ia acontecer) quando denunciei ações cheias de maldades em algumas organizações, advindas de ‘superiores hierárquicos’. Fiz minha pequena parte. Tenho minha consciência tranquila.

Enquanto o nosso representante-mor, o ‘presidente’, declara; “vai perguntar pras vítimas dos que morreram o que eles acham. Depois eu falo.” – em mais uma declaração de amplo deboche e desprezo por tudo que deveria ser o foco de sua atenção, eu deixo aqui meu repúdio ao descaso, meu repúdio à maldade, meu repúdio ao desprezo, ao pouco interesse em sequer se debruçar sobre as causas fundamentais, que são: a falta de uma boa educação em tempo integral, alimentação, saneamento básico, mais chances de emprego.

Todos temas debatidos sempre, bandeiras deflagradas especialmente em tempos de eleição e, década após década, empurrados com a barriga para qualquer tempo indefinido.

Meu conforto a todas as mães que choram por seus filhos mortos, no Pará e em todos os lugares do mundo. 

Como coloquei em outro post: TODA CRIANÇA NASCE INOCENTE, CARENTE DE AMOR E ATENÇÃO, com as mesmas necessidades, seja nascido em lar abastado ou na mais absoluta miséria. O que esta criança vai aprendendo é o que capta do mundo que a rodeia, do entorno ao qual veio e ao qual passa a pertencer.



Mudar este cenário tão triste e desalentador está nas mãos dos que detém o poder formal. Nós fazemos ‘uma parte da nossa parte’ todos os dias, pagando nossos impostos. Mas, também, está na ação cotidiana de cada indivíduo, ao encontrar os desvalidos, diretamente atingidos pelo sistema falido e que são cada vez mais numerosos nas ruas e praças. 

Ser solidário com os que menos possuem, seja dando um sorriso ou alguma ajuda, estendendo sua mão para cada criança que está com as ‘gominhas’, perguntando: “quer comprar, tia?”. Que diferença faz ao bolso de quem dá uma pequena ajuda? E o quanto valoriza quem está vendendo, ao invés de roubar!



Hora do Rush em Altamira, há 10 anos. Hoje, nem estes prédios existem mais. 


Mas por que essa violência cresceu tanto?
"O boom econômico vivido pela região não foi acompanhado por investimentos no treinamento e fortalecimento das polícias e melhorias no sistema prisional. Cidades até então pequenas e pacatas cresceram muito, mas a infraestrutura policial e social não acompanhou", disse Thadeu Brandão, professor de sociologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em entrevista recente à BBC News Brasil.

"Por outro lado, a Justiça não se preocupou em combater as grandes redes criminosas. Ficou concentrada em prender pequenos traficantes, que vão para presídios em péssimas condições. Esses 'aviõezinhos', pequenos delinquentes, acabam sendo cooptados pelas facções e se tornam grande delinquentes", afirmou.


Além do crescimento econômico, as regiões também viveram uma mudança demográfica, que, em parte, pode explicar o aumento dos homicídios. As populações de adolescentes e jovens do Norte e do Nordeste são proporcionalmente maiores que as do Sul e do Sudeste - e, no geral, grande parte das vítimas de homicídio é composta justamente por pessoas dessa faixa etária.

"Muitos desses jovens, moradores de bairros pobres, são excluídos do mercado formal do trabalho e da educação superior", diz Roberto Magno Reis Netto, da UFPA. "Quando eles são presos, são colocados em locais mais precários ainda, as prisões. Suas opções ficam ainda mais reduzidas. O crime oferece condições melhores. Acho que o crime é uma escolha, mas esse contexto contribui muito para a entrada dessas pessoas." (R7)

Querendo, leia também:
Ninguém está sendo pego de surpresa. Sim, os bandidos de alta periculosidade, e de facções rivais, não deveriam estar em mesmo complexo. Que dirá misturados aos delinquentes com histórico recente de furtos e-ou tráfico. Por que chamar de CENTRO DE RECUPERAÇÃO um lugar que não oferece nada que possa reintegrar?

Em 2010, o simples anúncio da obra de Belo Monte já atraiu cerca de 8 mil pessoas em busca de emprego para a cidade de Altamira, a maior da região. "Como ficarão os que não conseguirem emprego na hidrelétrica?" perguntava o Ministério Público.



Serviram de Fontes:



Video Hora do Rush em Altamira - https://www.youtube.com/watch?v=JQV72TlrsNI

Em 01.agosto.2019 (dois dias após esta publicação, Estadão Conteúdo e Notícias ao Minuto abordam o mesmo tema abordado aqui: a explosão urbana sem a estruturação devida: https://www.noticiasaominuto.com.br/justica/996682/altamira-vive-explosao-de-assassinatos?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=996682 - claro que o governo descarta esta tese.

Em 02.agosto.2019, Dom Irwin diz: "Altamira não cresceu. Inchou!... As mães estão chorando!"https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/07/nao-e-resposta-que-um-presidente-de-a-essas-familias-diz-bispo-de-altamira-sobre-bolsonaro.shtml

Querendo, veja também:

Belo Monte, Não!!! Hidrelétrica do Xingu é um atraso!

Amazônia Coração - Exuberante paisagem natural

 
Usina de Belo Monte


Interessantes matérias (reais e tristes) sobre o tema (editados pela BBC):
Em 10.agosto.2019
A Ascensão da Okaida, facção criminosa da Paraíba https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47942626?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Buol.com.br%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D


Porque o RN é o pior estado para os jovens
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/08/10/por-que-o-rio-grande-do-norte-e-o-pior-lugar-para-ser-jovem-no-brasil.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias




Nenhum comentário:

Postar um comentário