terça-feira, 30 de julho de 2019

Os mortos em Altamira - Todos nascem inocentes! Altamira, uma cidade pacata que foi invadida por Belo Monte

Ninguém está sendo pego de surpresa. Sim, os bandidos de alta periculosidade, e de facções rivais, não deveriam estar em mesmo complexo. Que dirá misturados aos delinquentes com histórico recente de furtos e-ou tráfico. Por que chamar de CENTRO DE RECUPERAÇÃO um lugar que não oferece nada que possa reintegrar?


Em 2010, o simples anúncio da obra de Belo Monte já atraiu cerca de 8 mil pessoas em busca de emprego para a cidade de Altamira, a maior da região. "Como ficarão os que não conseguirem emprego na hidrelétrica?" perguntava o Ministério Público.

Mais uma infeliz declaração de quem deveria dar uma resposta que englobasse alternativas e soluções: "Pergunte o que vítimas deles acham!" (Bolsonaro) Em franca declaração de que TODOS estão no mesmo estágio na criminalidade. O que não é verdade!


Por Marise Jalowitzki
30.julho.2019
https://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/07/os-mortos-em-altamira-todos-nascem.html

Ontem, iniciei o dia rezando um Pai-Nosso contrito por todos os mortos, em especial estes 57 recentes que se foram na rebelião em Altamira. Sim, sei que a maioria vai criticar, pois traficantes e bandidos merecem morrer... e, se possível, de forma bárbara.... pois, afinal, eles são bandidos. Não é? Não, não é!

E antes que venham as críticas de “quero ver quando você for assaltada”... sim, eu também tenho medo deles, também já fui assaltada várias vezes, seja sozinha, seja em família. E a experiência foi terrível. Trauma que durou bastante tempo até suavizar um tanto.

Sim, também já perdi um ente querido assassinado, ação ocorrida em sua própria casa, e as doloridas lembranças não se esvaem, apesar do transcorrer dos anos.

Adianta, porém, alimentar o ódio? Adianta, porém, alimentar a sede de vingança?

Ao ver, mais uma vez, as mães em frente ao presídio, chorando, secando as lágrimas com panos simples, esperando para saber notícias de seus filhos, fiquei pensando nelas, que também levaram seus filhos no ventre por 9 meses, depois os amamentaram, criaram, depositaram esperança, amaram.

Toda a região do Xingu não era área de tantos conflitos, antes da chegada de Belo Monte. Como sempre, como acontece com toda esta política falida, de políticos falidos, nada foi pensado em termos de melhorar a infraestrutura das cidades atingidas. De uma hora pra outra vieram milhares de pessoas para trabalhar ou com as intenções as mais diversas. Aliciar os jovens, adolescentes cheios de ambição e vontades, acaba sendo a coisa mais fácil do mundo.

Nascer pobre, nascer rodeado de problemas sociais, viver em um mundo que exacerba o poder das aquisições materiais, ser convencido pelos adultos mal intencionados e desvirtuados, das restritas chances de sair da m... em que nasceram... milhares de garotos ambiciosos, “que querem ter as coisas” não resistem e se deixam influenciar, e partem para o crime. Outros, são encaminhados pelos próprios parentes adultos que os induzem ou forçam... mas, sem exceção, todos nascem inocentes, simples, sem entender nada do que são as leis do mundo, querendo aconchego, carinho e entendimento como todos.



Muito divulguei, à época, sobre a falta de estudos dos impactos sócio-ambientais. 

Nada, Nada é novidade.


"Impacto sem estudos aprofundados


"O Ibama está colocando a região em alto risco social e ambiental. Não houve nenhuma preparação estrutural para receber operários e máquinas e, muito menos, para a população que será atraída pelo empreendimento, sem chance de ser aproveitada na obra, direta ou indiretamente. Estamos muito preocupados com o que pode acontecer.” - declarou o procurador da República no Pará, Ubiratan Cazetta, ao saber da concessão da licença.

Segundo o periódico Diário do Pará, existem "estimativas extraoficiais de que o simples anúncio da obra em 2010 já atraiu cerca de 8 mil pessoas em busca de emprego para a cidade de Altamira, a maior da região. A atração populacional pode causar um colapso nos já precários sistemas de abastecimento, saneamento, saúde e educação"." 

Em 01.agosto.2019 (dois dias após esta publicação, Estadão Conteúdo e Notícias ao Minuto abordam o mesmo tema abordado aqui: a explosão urbana sem a estruturação devida: https://www.noticiasaominuto.com.br/justica/996682/altamira-vive-explosao-de-assassinatos?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=996682 - claro que o governo descarta esta tese.

Em 02.agosto.2019, Dom Irwin diz: "Altamira não cresceu. Inchou!... As mães estão chorando!" - https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/07/nao-e-resposta-que-um-presidente-de-a-essas-familias-diz-bispo-de-altamira-sobre-bolsonaro.shtml


Relacionado:
Altamira, de cidade pacata a uma das mais violentas do país, em menos de 10 anos. Falta de planejamento estrutural, foco só no capital a ser gerado para os mega grupos, dá nisso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário