segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pacto de Suicídio - Como jovens aderem nas redes sociais



Baixa estima, autoexclusão e autocobrança - A sensação se pertencer a um grupo "especial", diferente, faz com que os adolescentes se sintam fortes, pertencentes, com um papel importante a desempenhar, que lhes será transmitido no "devido tempo".



Por Marise Jalowitzki
06.outubro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/10/pacto-de-suicidio-como-jovens-aderem.html

Amigos! A repercussão com as mortes em Pactos de Suicídio, que publiquei aqui, tem sido grande, embora a midia não esteja publicando quase nada. E até entendo, mas espero que a eficácia aconteça!
A Polícia Federal + a Polícia Civil está investigando e diz já saber quem é o "idealizador" do Pacto de Suicídio ou Pacto de Morte, nas redes sociais. E só não está divulgando, pois quer rastrear quem são os outros integrantes, integrantes que estimulam a entrar no pacto (incentivando o 'poder de decisão' e a autonomia sobre a sua vida), ou integrantes que se deixam seduzir pelo pacto e se decidem a cometer o suicídio. Diz a policia que já tem o nome. E que já conseguiu evitar mais outras duas mortes
Para quem leu o artigo, ou se deteve a olhar a foto do topo, pode ver que se trata de duas fotos sobrepostas a outra figura anterior. E diz que é bem assim mesmo: os jovens recebem o "anúncio" de "agora é a tua vez" e tem a sua foto colada sobre as outras. Na noite em que aconteceu a morte da 2ª jovem (dia 26), a figura-montagem, com as duas fotos das meninas mortas, já estava circulando!!!
A coisa está BEM pesada! E tenho alguns esclarecimentos a dar: muitos pedidos para entrar no grupo, como sabem, olho um por um, entro na página, quase sempre consigo me organizar e enviar uma mensagem pessoal de boas vindas. Claro que não garante 100 por cem, mas, porque faço isso? P ver quem entra, saber de seus gostos, do que compartilha. E, confesso, por vezes é bem assustador! Aparecem aliciadores de grupos terroristas (claro que disfarçam seus rostos, mas as bandeiras ou sinais, insígnias dentro de olhos, ou corpos de lutadores, estão presentes), vendedores de drogas... ocupam perfis desativados, fazem-se passar por aquelas pessoas.

Não podemos mais ficar de braços cruzados!!! Durante esta semana está acontecendo em Paris um encontro internacional para tratar dessas violências aos jovens!

Quando soube perdi o sono à noite, pensando qual a melhor maneira de intermediar junto a algumas famílias que conheço, pois a 'modinha' corre solta!! Com o adolescente, começa com algmas intervenções tipo: "eu sei, ninguém te entende", "ninguém entende os jovens", "pais nao escutam".. daí, começa o compartilhamento de imagens de automutilação. 

E eles se cortam em lugares onde os pais não enxergam, para ir postando nos grupos, embora a adesão à "irmandade" seja marcas nos braços!! 


Causas

— É muito comum que adolescentes tenham sua sexualidade castrada em um ambiente e sejam pressionados a se liberar em outro. Um conflito que pode resultar em baixa estima, autoexclusão e autocobrança — afirma Rosângela Werlang, Doutora em Psicologia Social e uma das maiores especialistas gaúchas em suicídios.


O sociólogo francês Emile Durkheim classificou os suicídios em três categorias: egoísta (no qual a falta de laços sociais leva ao desejo de morte), altruísta (quando o sujeito se sacrifica por uma causa) e anômico (quando a vida do suicida é atingida por bruscas e negativas mudanças sociais).

"— Ninguém dá conta de si, ninguém é uma ilha. Pode acontecer uma contradição entre o que o grupo social ou família prezam e entre o que o eu mais profundo deseja. E, aí, pode ocorrer um rompimento violento." - afirma Rosângela. * Zero Hora 

Que possamos, como adultos, fazer a nossa parte, urgentemente!! 

Tudo começa com aquela sensação de baixa auto estima, com a falta de senso de pertencimento, aquele sentimento que todos nós, quando adolescentes, também sentimos (uns mais, outros menos), só que, agora, o perigo ronda não mais ao lado, mas dentro de nossas casas, nas pequenas telas!!!

A menina de 14 anos que se enforcou dentro do armário, estava super feliz porque, ao invés de festa de aniversário de 15 anos, havia recebido uma viagem à TerraSanta, pois queria "repetir os passos de Jesus"... há os que questionam se seria este mesmo o intento.

Tristíssimo para uma mãe que recebe um quadro desses para conviver.
E UM SUPER ALERTA PARA TODOS OS PAIS, para que aumentem onível de diálogo e companheirismo com os seus filhotes que, por vezes, por serem naturalmente agressivos e arrogantes, são deixados pelos pais com uma liberdade excessiva, para a qual ainda não estão amadurecidos!


Todos os partcipantes do grupo se identificam por lesões
(automutilação) nos braços. Pacto de Suicídio é acertado
pelo WathsApp.



04.outubro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/10/pacto-de-suicidio-e-acertado-em-redes.html



Mais sobre o tema, neste blog:



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário