sábado, 25 de janeiro de 2014

Manter viva a lembrança da tragédia - um ano do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria

 

Impedir que novas tragédias aconteçam

Pela aplicação justa da responsabilidade. Pela indenização justa às famílias. Pela criação de Leis claras e precisas, sua aplicabilidade e fiscalização constante. Diga Não à Imprudência e ao Descaso! Diga Não à Impunidade! Diga Não aos Fogos de Artifício!

Um ano da Boate Kiss - Setores criticam familiares por "ainda vivenciar o luto e não tocar a vida"!!!

Manter viva a lembrança da tragédia - um ano do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria

Por Marise Jalowitzki
25.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/manter-viva-lembranca-da-tragedia-um.html


Infelizmente, o que o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Alves Ferreira declarou nesta manhã, sobre as críticas que o movimento tem recebido, é a dura verdade. Eu mesma já ouvi de várias pessoas: "Porque eles não tocam a vida pra frente? Ficar só lembrando e lamentando, não vai trazer ninguém de volta e nem deixa os mortos descansar!"
 
Faz tempo que constato que a tolerância ao luto do outro é bastante limitada. Não tiro a razão, pois a vida para quase todos é desafio e superação. Mas, no caso dos familiares e sobreviventes do incêndio em Santa Maria, onde centenas de jovens morreram intoxicados, é preciso continuar fazendo muito barulho, sim e unir forças. Eles estão com familiares e sobreviventes argentinos e norte americanos, que passaram por tragédias semelhantes, nos três piores incêndios com mortes já registrados em recintos como o do RS. Eles FAZEM MUITO e POR TODOS NÓS, pois, além de batalhar para que haja justiça, também pleiteiam mudanças na legislação e fiel fiscalização! Um desafio e tanto, principalmente em um país como o nosso, onde todos parecem querer esquecer rapidinho, para continuar acreditando que não é preciso se mexer e que, como num passe de mágica, as coisas vão ficar bem!! 
 
Familiares e amigos das vítimas da Kiss participam de missa em Santa Maria (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Missas, cultos ecumênicos, caminhadas, balões brancos em frente às lojas, vasos com rosas brancas. Tudo para reverenciar os 242 jovens que se foram, tragicamente vitimados pelo incêndio na boate Kiss Foto - Luiza Carneiro G1
 
Congresso Internacional Novos Caminhos – A Vida em Transformação objetiva garantir a criação de leis mais justas
 
Hoje é o primeiro dia do Congresso Internacional Novos Caminhos – A Vida em Transformação, que objetiva garantir que não mais aconteçam situações de risco como o terrível incêndio na boate, onde a imprudência dos responsáveis foi a razão do sinistro acontecer.
 
Pergunto: COMO esquecer e "tocar a vida" se ninguém foi a julgamento, ninguém foi responsabilizado, nenhum dos familiares ou sobreviventes foi indenizado? Muito fácil falar quando a questão não atinge a sua vida! "São pessoas insensíveis, sem coração, e que não perderam o seu filho. Nós não queremos em nenhum momento colocar goela abaixo o nosso luto em ninguém. Nós não fomos esquecidos ainda justamente pelas nossas lembranças. Nós não marcamos o nosso sofrimento, nós marcamos a nossa saudade. O domingo nosso não presta mais, nós choramos no nosso domingo. As pessoas insensíveis, elas não se colocam no lugar do outro. Elas são 'solidárias de aluguel'. São aquelas que são solidárias perante à mídia. Esse mesmo que nos alcançou um copo d’água e diz hoje 'chega', é o mesmo que pode perder o filho numa tragédia. A gente nunca sabe o amanhã", lamenta o presidente da associação Adherbal Ferreira. "Que seja feita a justiça e que todos paguem dentro da sua culpabilidade. São vários culpados." completa.

"Sinceramente, eu espero que desse congresso nós consigamos criar uma cultura de prevenção. A prevenção é algo muito importante para salvar vidas, e todo evento deve ter um brigadista de incêndio para prevenção nos primeiros momentos, para que nada ocorra com os convidados, por exemplo", arrematou Adherbal.
 
Boate Kiss arde em chamas, em 27.janeiro.2013. População, estarrecida, jovens heróis voluntários auxiliam e salvam  centenas, junto com os bombeiros. Muitos dos heróis morreram também, pois NINGUÉM sabia que o cianeto que evaporou da espuma queimada era letal. Mesmo os mais resistentes morreram meses após.

Hoje, o local continua recebendo flores, as fotos dos entes queridos são renovadas, muitos cidadãos enviam suas preces às vítimas e seus familiares. O que fez a justiça até agora?.
 
Particularmente, eu espero que a reportagem exibida pelo Terra não seja lembrada apenas pelo desabafo de Adherbal, que pode ser, sim, bem mal interpretado. Que todos os que lerem se atenham ao que está escrito!
São palavras fortes, sim, mas que trazem uma súplica para que haja justiça!
"Se ficarem impunes, então pelo amor de Deus, tem que engambelar toda essa gente, botar em uma sala e ligar o cianeto para eles sentirem o que é que nosso filhos passaram. Eu seria o primeiro a tocar fogo em uma espuma dessas se não houver justiça, tem que ser feito isso, não para matar, mas para eles sentirem o que é, para terem um pouquinho de dor, para sentirem o que é um filho não poder respirar. Acho que esse é o momento de pegar toda essa gente e de botar em uma prensa, em um banheiro e fazer eles cheirarem o cianeto. Acho que é nisso que tem que ser dito", afirmou Ferreira em entrevista concedida no auditório do Centro Universitário Franciscano (Unifra), na região central de Santa Maria.
punidos
Presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria critica falta de puniçõesClique no link para iniciar o vídeo
Presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria critica falta de punições

De Daniel Favero e Marcelo Miranda Becker
 
 
Mais sobre o tema, neste blog (Página de links):
 
Da balada para a morte - Incêndio na Boate Kiss - Que a FISCALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEJA MAIS EFETIVA, EM TODOS OS SETORES, EM TODAS AS ÁREAS!!! tragedia_santa_maria_foto_germano_rorato_rbs - 
 
 
 




FOGOS DE ARTIFÍCIO - ALTERNATIVAS PARA OBTER EFEITOS BONITOS E PROIBIR O USO DOS PIROTÉCNICOS E DA PÓLVORA EM FESTIVIDADES
 
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário