Para o Sindicato da Construção Civil de Montagem - ao qual os operários que trabalham na montagem da estrutura da Arena Amazônia estão vinculados os acidentes seguidos de morte aconteceram por falta de fiscalização do técnico de segurança que tomava conta!
Manaus culpa relaxamento de operários por mortes - Assim fica fácil
Por Marise Jalowitzki
25.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/manaus-culpa-relaxamento-de-operarios.html
É revoltante a facilidade com que os assuntos são tratados neste país, especialmente quando dizem respeito aos menos providos. Nem mesmo quando o sindicato declara que não há supervisão para controle do uso do EPI - Equipamento de Prevenção Individual, comprova que tem solicitado essa providência há meses, nem assim as autoridades assumem sua responsabilidade junto aos trabalhadores.
Duas mortes já aconteceram nas obras da Arena da Copa em Manaus. Os trabalhadores queixam-se de pressão no trabalho para apressar a conclusão da obra, queixam-se de atraso em pagamentos, ao dirigentes simplesmente desmentem e fica por isso!
A vergonhosa situação a que o Brasil está exposto, também neste quesito do atraso em relação à decisão de trazer esta copa, com todos os desvios, atrasos e superfaturamentos, continua. Provavelmente, assim como sempre, ao final, "vai dar tudo certo", algumas mortes mais aqui, vários multimilionários desvios ali, ao final, "todo mundo" vibrando, pulando, torcendo, comemorando... pelo menos é o que a mídia irá novamente vender e muitos irão comprar, qual bichos amestrados, inconscientes e alienados.
Quem defende o operário que não consegue aguentar o trabalho durante o dia, devido ao calor intenso, é obrigado a trabalhar à noite, sem supervisão e acompanhamento? 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil começou com 6 dos 12 estádios prometidos ainda em construção. A Arena Amazônia, em Manaus é um deles. Inauguração prevista para 15 de janeiro, a conclusão permanece indefinida. Manaus enfrenta agora a tradicional temporada de chuvas na região e este é o grande argumento dos responsáveis, o "imprevisto" que impede a conclusão.
Todas as obras de melhoria em mobilidade urbana, vão ficar para depois do torneio, "pois é inviável fazer agora"! O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, declara que, ao assumir o cargo, em janeiro.2013, constatou que não teria tempo de concluir as obras de mobilidade previstas até a Copa, mas prometeu tirá-las do papel após o fim do torneio. "Então nós acertamos que depois da Copa nós vamos cuidar dessa questão da mobilidade urbana. Já tem o empréstimo garantido", disse ele à BBC. Quem vai fiscalizar?
O valor de uma vida
As mortes na Arena em Manaus:
As mortes na Arena em Manaus:
- em 14 de dezembro.2013, o operário Marcleudo de Melo Ferreira - 22 anos - caiu de uma altura de 35 metros nas obras do estádio e morreu.
- em março de 2013, Raimundo Nonato Lima da Costa - 49 anos - também faleceu após cair de uma altura de 5m.
Para o secretário da Copa em Manaus, Miguel Capobiango, a razão das mortes é o "relaxo" dos operários na utilização dos equipamentos de segurança.
(Do Terra)
"Usar o equipamento de segurança às vezes é chato e nem todos gostam de estar usando. O operário às vezes abre mão por preguiça, então ele relaxa, e é isso que agora nós não podemos deixar", explicou à BBC em Manaus.
"Infelizmente, os dois acidentes aconteceram por uma questão básica de não cuidado do trabalhador no uso correto do equipamento."
Atraso
Após o acidente fatal em dezembro, as obras na Arena Amazônia foram paralisadas por cinco dias e, na retomada, o Ministério do Trabalho tomou uma medida que atrasou o cronograma da entrega.
"Por precaução, o Ministério do Trabalho solicitou que não fosse feito trabalho na cobertura à noite, porque os dois acidentes aconteceram à noite", disse. "Ficou claro que os dois aconteceram por uma falta de observação da segurança do próprio trabalhador, ele tomou a decisão de relaxar e isso não pode acontecer", completou.
Para o Sindicato da Construção Civil de Montagem - ao qual os operários que trabalham na montagem da estrutura da Arena Amazônia estão vinculados -, porém, os acidentes aconteceram por falta de fiscalização do técnico de segurança que tomava conta da obra.
"Se o trabalhador se recusar a usar o equipamento, o técnico de segurança tem que fazer um relatório dizendo isso, para ficar documentado. O técnico deles não foi fazer relatório nenhum", garantiu Cícero Custódio, presidente do sindicato.
Cícero ainda informou à BBC Brasil que chegou a notificar o secretário Miguel Capobiango antes do acidente de dezembro de que o relatório sobre a não utilização correta do equipamento de segurança pelos operários não estava sendo feito.
"Eu liguei para ele em outubro, novembro para falar isso e ele disse que não poderia se meter nessa parte de obra porque ele não é gestor do estádio, é o gestor da Copa. Ele disse que não tinha nada a ver com isso", contou.
Sem pressa
O discurso das autoridades da Copa em Manaus agora é de terminar os trabalhos sem pressa, prezando ao máximo pela segurança dos operários.
"Não tem pressa para inaugurar a obra, estamos a cinco meses da Copa", afirmou o secretário. "A preocupação nossa é que ele esteja terminado e possamos testá-lo, mas nós não abrimos mão da segurança do trabalhador."
A nova data para a entrega do estádio, porém, ainda está indefinido. Enquanto o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fala em inaugurá-lo no fim de fevereiro ou começo de março, o secretário da Copa na cidade, Miguel Capobiango, garante a Arena pronta no início do próximo mês.
"Estamos com quase 96% das obras concluídas, falta finalizar a fachada, a cobertura, fazer as últimas instalações e cuidar do entorno. A arena estará pronta já para começar a testá-la a partir de fevereiro", disse Capobiango à BBC.
Na última quarta-feira, o primeiro estádio dos seis que ainda estavam em obras foi inaugurado. A Arena das Dunas, em Natal, com capacidade para 42.000 pessoas já receberá suas duas primeiras partidas oficiais no final de semana. O Beira-Rio, em Porto Alegre, deverá ser o próximo inaugurado e a Arena Amazônia o terceiro.
Ainda assim, Manaus tem enfrentado problemas com os trabalhadores da obra, que reclamam de estarem recebendo muita pressão para finalizarem os trabalhos.
Alguns deles, ouvidos pela BBC em Manaus, relataram que se sentem bastante pressionados e ainda reivindicaram alguns pagamentos que não teriam sido feitos pela construtora Andrade Gutierrez. Miguel Capobiango nega os problemas com os operários e alega que tudo está em dia com eles.
(...)
A Arena Amazônia terá capacidade para 44 mil pessoas e está custando R$ 669,5 milhões aos cofres públicos, de acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério do Esporte em novembro - o orçamento inicial previa um gasto de R$ 515 mi.
A obra em Manaus gerou polêmica pela grande possibilidade de se tornar um elefante branco ao final da Copa. A cidade tem apenas times de futebol na quarta divisão nacional. No campeonato estadual do ano passado, o maior público foi de 5 mil torcedores.
Ainda assim, o prefeito Arthur Virgílio já tem a receita para fazer o estádio render. "Acredito que o primeiro passo depois da Copa deve ser privatizar a arena. E aí eu tenho certeza que o empresário fará jogos de futebol, jogos de volei, vários shows, quem sabe até um UFC", sugeriu.
Poderá gostar de ler:
Andrade Gutierres
Jirau - Denúncias sobre acidentes com morte
Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/03/jirau-denuncias-sobre-acidentes-com.html
Denúncias sobre condições de trabalho nas Hidrelétricas do Rio Madeira - Jirau e Santo Antonio
Por Marise Jalowitzki
18.março.2011
Link: http://t.co/i4fCdqV
Hidrelétricas - Há denúncias de que acidentes de trabalho com morte são ocultados em Jirau e Santo Antonio |
Denúncias sobre condições de trabalho nas Hidrelétricas do Rio Madeira - Jirau e Santo Antonio
Por Marise Jalowitzki
18.março.2011
Link: http://t.co/i4fCdqV
Destruição da mata
OEA manda parar Belo Monte! |
OEA também diz: PARE BELO MONTE!!!
05.abril.2011
LINK: http://t.co/EK3lMOo
Belo Monte Não! Se Brasil não atender à OEA, deve enfrentar a Corte Interamericana, diz MPF |
GOVERNO MANDA OEA PASSEAR - diz jornalista do Jornal da Noite, da Globo
06.abril.2011
Link: http://t.co/jImNvzY
Brasil se diz perplexo com decisão da OEA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário