sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bebê Azul, Nitrato de amônio e a explosão em Santa Catarina - Fábrica de Fertilizantes em São Francisco do Sul



Riscos para a Saúde - Síndrome do Bebê Azul causa falta de ar e, em casos graves, pode levar a morte, Contaminação vem pela água com nitrato (nitrito) de amônio.

Brasil, país agricultável por excelência, tem de cuidar sempre da qualidade da água que bebe. O nitrato de amônio é largamente usado como fertilizante nas lavouras (monocultura). Antigamente, quando o cultivo era pluralizado (mais de uma cultura misturada ao mesmo tempo) e a colheita era manual, o terreno propiciava a existência de bactérias e fungos, o que retinha o nitrogênio (que existe em abundância na atmosfera. Como isto não mais acontece, o solo não retêm o nitrogênio necessário e o solo se torna pobre. Por isso as irrigações aéreas de nitrato de amônio, que possibilita a retenção necessária. E produz efeitos colaterais danosos aos humanos.

Cidadão, faça a sua parte, já que tantos governantes não informam!
Não adianta ferver a água que consome, caso ela contiver nitrato de amônio.
Ferva (para matar outros danos e, depois, deixe destilando. Como declarou o amigo Carlos Psitzner: "não adianta nada ferver a agua contaminada; soh por destilação eh que se pode separar os venenos da agua"
Uma excelente alternativa para desintoxicar a sua água é usar a casca de banana (preferencialmente orgânica)!



27.setembro - tarde - Nuvens de fumaça oriundas da explosão na fábrica de fertilizantes em São Francisco do Sul foi controlada por uso de Câmera térmica. O comandante do Corpo de Bombeiros afirma que a "câmera térmica tornou o trabalho mais eficiente" - mas a realidade é que em uma explosão contendo nitrato de amônia NÃO DEVE ser utilizada água na contenção, sob pena de ampliar o risco do químico entrar diretamente no solo, tornando-se altamente tóxico para a saúde humana. QUANTO JÁ FOI PARA oa lençóis freáticos? Nunca saberemos. Nunca nos dirão. Cabe à população, novamente, tentar precaver-se como pode, procurando saber de fonte segura a origem da água que bebe (mesmo a mineral, que não é fiscalizada no Brasil!). Não ferver a água das torneiras é uma recomendação, como pode ser verificado no transcorrer deste texto.

27.setembro - noite - Acabei de ver as imagens exibidas no Jornal Nacional do G1 e não há dúvidas: FORAM USADAS AS MANGUEIRAS para acabar a queima química com ÁGUA! Sequer mencionaram a manta térmica oferecida pela Vale. Redobram-se os cuidados! Informam que a maior parte dos resíduos está armazenado em tanques. E todo o demais? Pergunto: PORQUE NÃO AVISAR A POPULAÇÃO para que possa se precaver e, PELO MENOS, não ferver a água antes de ingeri-la???


Bebê Azul, Nitrato de amônio e a explosão em Santa Catarina - Fábrica de Fertilizantes em São Francisco do Sul 

Por Marise Jalowitzki
27.setembro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/09/bebe-azul-nitrato-de-amonia-e-explosao.html

Os céus ainda estão sob o efeito da explosão na fábrica de fertilizantes em São Francisco do Sul, Santa Catarina, e poucas informações sobre os riscos de intoxicação estão sendo repassados. Considero importante divulgar as informações a seguir, alertando a população atingida (e todas as demais, do entorno) para os riscos, devido à inalação excessiva e, especialmente, transmitidos pela água, em  médio e longo prazo.

As informações oficiais sobre a toxicidade enviada à atmosfera continuam dúbias. Ora, há declarações de que as nuvens não são tóxicas. Depois, já informam o contrário. Dentre as pessoas hospitalizadas, um bombeiro está em estado gravíssimo. A fumaça já invadiu várias cidades de Santa Catarina e Paraná e alcança São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os cuidados precisam ser redobrados, pois o nitrato pode chegar aos lençóis freáticos, contaminando a água. Basta uma chuva para que tal aconteça.

Em abril de 2013 o G1 publicou isto (em matéria referente a uma explosão no Texas):
"Explosões que destruíram no passado fabricas de fertilizantes, como a ocorrida na noite de quarta-feira (17) perto de Waco, no Texas, e na fábrica AZF em Toulouse, na França, em setembro de 2001, em muitos casos envolveram nitrato de amônio, um fertilizante amplamente usado na agricultura.
(*)
O principal perigo da amônia anidra, um dos gases mais solúveis em água, é a sua toxicidade. Como um gás ou líquido é muito irritante para a pele e os olhos, e no sistema respiratório, em contato direto, pode provocar queimaduras graves.

Transcrevo do Wikipedia
Perigos mais iminentes: Por ser oxidante, pode interagir com outros produtos. Quando contaminado com produtos orgânicos ou materiais oxidantes, aquecido, confinado, e ainda sob ação de agentes iniciadores, pode detonar. Risco de ignição ou detonação ao expor o produto ao calor e a materiais incompatíveis.
Perigos físicos e químicos: O Nitrato de Amônio é um forte oxidante. A contaminação pode promover a sua decomposição, tornando-o imprevisível e perigoso. Os contaminantes incluem matéria orgânica, Cloretos, Fluoretos e também alguns metais (exemplos: Cobre, Cromo, Zinco e outros).
Efeitos do produto em animais: A inalação pode causar irritação do trato respiratório, com tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. O contato com o produto pode causar irritação na pele e nos olhos. Exposto a altas temperaturas, devido à decomposição, pode liberar Amônia e gases Nitrosos tóxicos (NOx), capazes de provocar problemas respiratórios agudos.
Efeitos ambientais: É muito solúvel em água, podendo contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. O produto da combustão do Nitrato de amônia é o óxido nitroso, N2O. Este composto é um agravante do efeito estufa, sendo 273 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono, CO2. (Xavier, A. Agronomia/UFSM, 2008)
Efeitos na saúde humana: O nitrato de amônio causa irritações nos olhos, na pele e no tratorespiratório. A substância pode afetar o sangue, devido ao íon nitrato,causando uma doença chamada metahemoglobinemia, ou doença do bebê azul (IPCS ICHEM, 2011) 6 .Seus principais efeitos na saúde humana e dos ecossistemas são decorrentes dos compostos secundários que podem ser formados. (Wikipedia)

Governo Federal pede investigação da PF sobre as causas da explosão na fábrica de fertilizantes em São Francisco do Sul. (Foto Gazeta Maringá-PR)


Metahemoglobinemia e a Síndrome do Bebê Azul
A exposição ao nitrato, além de irritar olhos, garganta e provocar ardência no estômago, pode também apresentar problemas a longo prazo, especialmente em Bebês. "Metahemoglobina é incapaz de transportar oxigênio e determina os sintomas de deficiência de cianose e oxigênio. Bebês afetados têm uma cor de pele cinza-azul, começando com os dedos, lábios e outras extremidades e podem tornar-se irritados ou letárgicos, dependendo da gravidade da sua doença. Níveis de metahemoglobina superiores a 50 por cento rapidamente podem levar a coma e morte se a condição não for tratada rapidamente."
".  Muitos casos de “Síndrome do bebê azul” apareceram ao longo dos anos, devido aos níveis elevados de nitrato em água misturada com a fórmula. (...) em um longo prazo, nitratos podem causar diurese, aumento de depósitos ricos em amido e hemorragia do baço se os níveis de exposição de nitrato ultrapassarem as permitidos 50 partes por milhão (ppm)." (http://www.fuguitang.com/qual-o-efeito-negativo-tem-nitratos-em-criancas.html)

"Uma das consequências dessa oxidação é não ter mais a forma disponível do ferro (ferrosa), daí não há disponibilidade para síntese da hemoglobina e das hemácias. (Pode levar à quadro de anemia) Isso acontece em ruminantes por intoxicação por nitrato/nitrito vindo de adubos mal incorporados, ou também por se alimentarem de Brachiaria radicans, rica em nitrato." (Wikipedia)

Essa síndrome também é conhecida como tetralogia de Fallot, ou seja, o coração da criança apresenta 4 características básicas:
1) defeito do septo ventricular (o coração apresenta 4 câmaras, esse septo separa os ventrículos direito e esquerdo que possuem uma musculatura mais desenvolvida e são capazes de impulsionar o sangue para os pulmões e para o resto do corpo, respectivamente)

2) estreitamento da valva pulmonar (por onde passa o sangue que vai para os pulmões ser oxigenado)

3) aorta deslocada

4) espessamento da parede do ventrículo direito (de tanto trabalho que o ventrículo faz para fazer o sangue passar para os pulmões pela valva que está estreitada, ele acaba tornando-se mais espesso e forte)

Logo, há uma grande dificuldade de tornar esse sangue do bebê oxigenado, com isso os tecidos acabam ficando pouco oxigenados e o bebê adquire uma cor arroxeada ( cianose) e sofre de falta de ar.

O excesso de nitrito em águas representa um potencial risco para a saúde, pois pode causar a meta-hemoglobinemia ("síndrome do bebê-azul") em recém-nascidos e mesmo em adultos com particular deficiência enzimática.(http://cms-edgarmagalhaesgomes.blogspot.com.br/2013/01/sindrome-do-bebe-azul-sindrome-tambem-e.html)


salud del bebe
cor azulada aparece nas extremidades dos pés e das mãos e ao redor dos lábios

CUIDADOS COM A ÁGUA CONTAMINADA POR NITRATOS E OUTRAS RECOMENDAÇÕES
"Muitos casos de “Síndrome do bebê azul” apareceram ao longo dos anos, devido aos níveis elevados de nitrato em água misturada com a fórmula.
Bebês de menos de 6 meses devem comer quantidades limitadas de legumes como espinafre e beterraba ou alimentos que contenham aditivos tais como queijos e carnes curadas. Eles precisam beber água de uma fonte previamente testada com o nível de nitratos baixo.
Não ferva a água antes de beber. Isso só irá concentrar o nitrato provocando níveis ainda mais altos. Você não deve dar aos pequenos água purificada com unidades de osmose reversa, mesmo que estes sejam utilizados para remover nitratos de sua água.
A água contaminada por nitrato deve ser evitada, principalmente pelas grávidas, pois pode aumentar o nível de nitratos no leite materno. 
Contate imediatamente o seu médico se você notar alguma mudança na cor da pele de seu bebê, especialmente azul, roxo ou cinza. 
Em caso de dúvida, teste a fonte de água que você bebe normalmente. Não beba a água se ela contiver mais de 10 mg de azoto nítrico por litro." (http://www.fuguitang.com/qual-o-efeito-negativo-tem-nitratos-em-criancas.html)

salud del bebe la cioanosis

Fique atento! Há falta de oxigênio.
salud del bebe la cioanosis
Os testes de diagnóstico

Se o médico suspeitar de que pode haver cianose, examinar o bebê para descobrir a causa. Você pode pedir uma série de testes, se necessário, tais como:
- Os exames de sangue para medir gases no sangue, a hemoglobina, de açúcar no sangue e PH
- Uma radiografia de tórax
- O eletrocardiograma
- Cateterismo cardíaco A
- A saturação de oxigênio monitoramento

Também foi lido: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,nuvem-atinge-costa-de-sp-sem-perigo,1079280,0.htm
Nuvem não chega ao continente em São Paulo, atingindo o norte de Rio de Janeiro e Espírito Santo


Querendo, veja também: 


Uma solução fácil e totalmente possível.
retira até urânio. 


Por Marise Jalowitzki




Explosão no depósito de
fertilizantes em Santa Catarina
– Síndrome do Bebê Azul –
Incêndio de Nitrato de Amônia
em São Francisco do Sul



Porque não ferver a água com nitratos 

Por Marise Jalowitzki
28.setembro.2013









E mais:

Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005

Links com diversos temas que incluem: Riscos, perigos, doenças respiratórias e cardiovasculares devido à poluição


Veja também:
Gripe A - Paul Karason, de quase 60 anos, é o Homem Azul


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/05/homem-azul-mulher-prata-e-gripe-eles.html


2 comentários:

  1. não adianta nada ferver a agua contaminada; soh por destilação eh que se pode separar os venenos da agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecimento que todo cidadão tem de ter!!! Grata, Carlos, pela visita ao blog!

      Excluir