sábado, 21 de setembro de 2013

Oração da Árvore

Pitangueira de 5 anos que cultivo em terraço de 5º andar

Neste início de Primavera e Dia da Árvore quero compartilhar algumas reflexões.

Não consigo acreditar como pessoas que, na juventude, participaram de projetos ecológicos, como o caso de nosso Prefeito, agora, na gestão, fazem comentários absurdos, como se nada conhecessem de Natureza e seus benefícios.

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/09/oracao-da-arvore.html

Ricardo Franz compartilha a Oração da Árvore. Diz ele: "Assim,mais ou menos, é a Oração da Árvore que aprendi com os escoteiros no Grupo Guia Lopes #2, de Porto Alegre."

ORAÇÃO DA ÁRVORE
Tu que passas e levantas contra mim teu braço, 
antes de fazer-me mal, olha-me bem.
Sou calor do fogo,
sou sombra no verão, 
tenho frutos, sou 
a viga da tua casa,
 a tábua da tua mesa,
o cabo da tua enxada 
e porta da tua morada. 
Madeira do teu berço
 e aconchego do teu caixão.
Tu que passas e levantas contra mim teu braço,pensa bem!



Queremos lembrar hoje o Dia das Árvores, para a Agapan elas não são qualquer árvore, são todas merecedoras de nossa atenção e carinho. 
Scmack beijos e abraços para vocês, as que sobreviveram e aquelas que tiveram que pagar um preço alto pelo alargamento de vias para as Obras da Copa na Usina do Gasometro, na rua Anita Garibaldi e muitas outras de muitas ruas da cidade... que não foram fotografadas. 

Hoje ainda reli uma reportagem onde nosso prefeito Fortunatti dizia:

Prefeito de Porto Alegre defende corte de árvores no Gasômetro: “as pessoas não utilizam estas árvores”
Feb 6th, 2013 



O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), deu uma justificativa curiosa hoje ao defender o corte de árvores numa praça situada ao lado da Usina do Gasômetro. Segundo nota publicada no site do jornal Correio do Povo, Fortunati defendeu o corte afirmando que “as pessoas não utilizam estas árvores no Gasômetro”. Além disso, o prefeito de Porto Alegre afirmou: “Precisamos entender que existe um gargalo no trânsito e o monóxido de carbono liberado no ar diariamente é muito grande”.
Fortunati não explicou em que medida o corte de árvores pode contribuir para diminuir a quantidade de monóxido de carbono liberado no ar. O prefeito destacou ainda as medidas compensatórias da Prefeitura que incluem o plantio de 400 mudas de árvores em outras áreas da cidade, mas não observou se espera que essas árvores sejam “utilizadas pela população”. O Executivo da capital gaúcha tampouco revelou se pretende remover outras árvores da cidade que “estariam em desuso”.
Posted in: Meio Ambiente.


A Lúcia ainda explicou:


Prefeito leia isso:
Redução da Poluição Urbana
As árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Algumas árvores têm a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. Mesmo considerando-se que as árvores podem agir com eficiência para minimizar os efeitos da poluição, isso só será possível por meio da utilização de espécies tolerantes ou resistentes. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição.

Mas não adiantou. As árvores continuam sendo cortadas, "em nome do progresso"!!!
Vamos continuar fazendo, cada um, a sua pequena parte, até o momento em que o planeta consiga evoluir como um todo.
Aqui, coloco algumas imagens das que estou cultivando em meu terraço, até o momento de transplantá-las para chão firme.
Nesta caixinha tem: araucária, mirtilo, cereja

Aqui tem aroeira-pimenta vermelha, limoeiro, mirtilo

mirtilo e ameixa amarela 



Fruto do Pingo D'Ouro - 5º andar




Butiazeiro e Fortuna



Nenhum comentário:

Postar um comentário