quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UM MINUTO DE BARULHO, ao invés de um minuto de silêncio. UM MÊS da tragédia em Santa Maria, onde 239 jovens morreram na ex-Boate Kiss



Um mês da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria - 

MENOS NEGLIGÊNCIA, MAIS FISCALIZAÇÃO!!! SAIR DO LUTO E IR À LUTA!


UM MINUTO DE BARULHO, ao invés de um minuto de silêncio. UM MÊS da tragédia em Santa Maria, onde 239 jovens morreram na ex-Boate Kiss

Marise Jalowitzki
27.fevereiro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/um-minuto-de-barulho-ao-inves-de-um.html

Um mês da tragédia em Santa Maria, decorrente do incêndio na ex-Boate Kiss, fruto da negligência, do descaso e da falta de fiscalização. As lembranças, as saudades, o vazio e a espera de Justiça foram marcadas por UM MINUTO DE BARULHO, ao invés de um minuto de silêncio. EMOCIONANTE! Às 08 horas da manhã, um frio atípico de 11 graus, os sinos das igrejas conclamaram a população. Jovens e adultos que haviam se programado pelas redes sociais começaram a ocupar a praça central da cidade, todos com camisetas brancas. As pessoas foram chegando mais e mais, mais de 600 pessoas reunidas. TODA a cidade promoveu um gigantesco buzinaço pelas ruas. Transeuntes em diferentes pontos da cidade, cidadãos trabalhadores em janelas, toda a cidade parou por um  minuto e irrompeu em aplausos e sons de cornetas. que erguiam-se aos céus em meio ao pranto e abraços das mães e pais. A cidade homenageou lindamente os 239 rostos que deixaram suas marcas em fotos sorridentes, mostrando ao mundo que valia a pena viver em alegria.

É certo, inexorável e inevitável que a vida continua! MAS há que evoluir. É PARA ISSO QUE ESTAMOS AQUI, para tornar o planeta um lugar melhor para se viver! E que as lições sirvam para o aprimoramento, não para a estupefação, um comentário breve e o posterior esquecimento.

O Presidente da Associação das Vítimas e Familiares da Tragédia de Santa Maria declara: "É estranho! A dor do que aconteceu parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece que passou muito tempo! A saudade não passa!". 

Mães que, atônitas, declaram "Eu acordo de manhã e ainda não acredito que não vou ver mais meu filho! Parece que não é verdade!" vão receber o abraço e o consolo das mães argentinas que também perderam seus filhos em um incêndio idêntico em boate, com 190 perdas, em 2004. Elas vão trazer sua solidariedade, vão trazer de sua experiência, vão trocar pareceres.

O vice-Presidente da Associação, também responsável pelo aspecto jurídico, recomenda que todos os pais continuem acompanhando o transcorrer das investigações. Salienta que as apurações estão sendo feitas a contento e, tão logo concluídas, aí sim, iniciar-se-á o processo de solicitação indenizatória aos parentes das vítimas.

Bem sabemos o quanto a população tem de continuar cobrando providências. A legislação brasileira não tem regras com força de lei sobre o assunto. O Congresso, 24 dias após o incêndio, criou uma comissão e anuncia que só vai apresentar algum resultado em maio, por esperar o resultado das investigações. Já há provas suficientes sobre quais foram as causas que provocaram a tragédia. Já dá para começar a trabalhar em temos de legislação. 

A razão dos incansáveis e competentes delegados Sandro Meinerz e Marcelo Arigony (que conduzem a investigação na ex-Boate Kiss) solicitarem mais prazo é para receber os laudos das necrópsias dos corpos das vítimas. Em 2007, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), apresentou um projeto que define normas gerais de segurança em casas de espetáculo. O texto está parado na Câmara desde lá E, AGORA, deverá servir de ponto de partida para os deputados. Mas, para  o coordenador dos trabalhos, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é melhor esperar para elaborar um projeto mais abrangente (sobre o deputado do RS circulam e-mails que o acusam de ser um dos "acionistas" da Boate Kiss, que teria injetado dinheiro 'lavagem' no 'investimento' - que se apure!).

Responsáveis serão acusados de homicídio doloso qualificado.

O mais importante, É NÃO DEIXAR O CASO CAIR EM UMA NOVA GAVETA! Como diz Lasier Martins, jornalista e comentarista gaúcho, da RBS: "De alguma forma, esta triste experiência, esta saudade nunca vai passar. Mas que, pelo menos, um acontecimento assim triste, que marcou para sempre a vida de todos os gaúchos, tem de ser um marco para impedir novas tragédias, onde o descaso foi a tônica. MENOS NEGLIGÊNCIA, MAIS FISCALIZAÇÃO!!!" 

Em um mês, após a tragédia, mais de 200 estabelecimentos noturnos já foram fechados nas capitais brasileiras. Além das casas noturnas, locais de eventos (incluindo o carnaval) também foram suspensos. Escolas tem a suspensão de aulas devido a problemas de fiação da rede elétrica, planos de prevenção contra incêndios são requeridos por professores e apresentados pelos diretores. Ações de prevenção, graças a Deus, começam a tomar lugar FINALMENTE das ações de remediação!!!

22 jovens permanecem internados, 6 em UTI. 

O nome da caminhada prevista para hoje às 19h em Santa Maria tem como slogan SAIR DO LUTO E IR À LUTA! A caminhada termina com uma missa. É isso. A união de todos, com Fé e Providências Efetivas, para que novas tragédias, de nenhum teor, voltem a acontecer. 

Canções que foram lançadas hoje, em homenagem aos 239 jovens que se foram, gravadas por cantores gaúchos:
Um novo domingo de sol - http://www.youtube.com/watch?v=gVsNM5cuaL8  
Cinzas ao Amanhecer - http://www.youtube.com/watch?v=oS76KKkxqYk 

QUE TODOS OS SOBREVIVENTES RECEBAM NOSSAS ORAÇÕES! QUE OS QUE HOJE SÃO UMA LEMBRANÇA, POSSAM CONTINUAR SORRINDO ONDE ESTÃO! QUE OS PARENTES POSSAM CONFORTAR-SE NA AÇÃO E NA FÉ! 

O NOSSO COMPROMISSO É NÃO DEIXAR QUE TUDO ISSO CAIA NO ESQUECIMENTO!!!

Um mês da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria 239 corações que nunca deixarão de bater em nossa memória

Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/tragedia-em-fogo-santa-maria-todos-em.html


Tragédia em Fogo - Santa Maria - Todos em luto




tragedia_santa_maria_foto_germano_rorato_rbs - da balada para a morte
Que a FISCALLIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEJA MAIS EFETIVA, EM TODOS OS SETORES, EM TODAS AS ÁREAS!!!


2 comentários:

  1. MARISE,
    O grupo Sonháticos precisa do COMPROMISSO CONSCIENTE.Tentei me comunicar com você e até agora não consegui. Tenho lido o seu blog e visto a sua atuação, precisamos replicar essa atitude para milhões de brasileiros. Só assim conseguiremos uma Democracia Direta e a participação do povo nos atos do governo "eleito" por ele.
    Abraços
    Ana Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Rosa! Saudades! Grata pelas visitas ao blog! Agradeço muito o convite. Vou pensar e sentir meu coração. Tem gente lá do grupo que não entendeu minha mensagem e agiu comigo IGUALZINHO como aqueles que pretendem contrapor. Ou seja, uma "nova política", se já nasce com os "velhos preceitos", não tem nada de novo, não é mesmo?
      Aliás, quem de nós acredita MESMO na política?
      Beijos!

      Excluir