sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Como deixar sua casa mais fresquinha no verão

Dica 4 - Paredes - se possível, elimine cores escuras das paredes. Dê preferência a tonalidades claras e pastel. Use tinta, papel de parede, tecidos colados ou adesivos.



Como deixar sua casa mais fresquinha no verão
Por Marise Jalowitzki - 15.fevereirto.2013
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/como-deixar-sua-casa-mais-fresquinha-no.html
Com as elevadas temperaturas a que estamos sujeitos, cada vez mais, torna-se imprescindível investir em providências para deixar nosso lar mais aconchegante. Casa abafada, nada a ver.  Existem alguns truques simples de decoração que podem dar uma ajudinha e até diminuir os gastos com ventilador e ar condicionado.
Confira 12 sugestões dos arquitetos Sergio Astrauskiene e Raul Bueno e leve mais frescor aos ambientes:

1) Mude os móveis de lugar. Identifique qual a melhor forma de obter ainda mais espaço.
Quando as divisões de sua casa tiverem mais espaço, então obterá a sensação que a sua casa está mais fresca, pois o ar consegue circular melhor sem ter interferências.

2) Tapetes: retire tapetes ou, pelo menos, substitua os tapetes peludos e de cores escuras ou fortes por peças de fios curtos e tons pastel.

3) Acessórios e enfeites: se no inverno “encher” o ambiente com acessórios confere mais calor, no verão é o contrário: é preciso evitar excesso de objetos, pois deixam os espaços mais abafados. Assim, guarde bibelôs, abajures, artigos de madeira. Para o que for necessário, USE VIDRO. Itens de vidro refrescam. Vale investir em espelhos, vasos, quadros de foto com vidro protetor.

Tanto interna quanto externamente, as cores claras ajudam a diminuir a sensação térmica


4) Paredes: se possível, elimine cores escuras das paredes. Dê preferência a tonalidades claras e pastel. Use tinta, papel de parede, tecidos colados ou adesivos.

5) Sofás: tecidos pesados, como veludo e camurça, e de cores fortes não combinam com o verão. Uma boa opção é cobri-los com capas de panos leves, preferencialmente algodão e linho. Guarde as mantas de sofá para os meses mais frios.

6) Almofadas: coloque capas nas almofadas muito escuras. Componha o visual com tecidos leves e de cores claras.

7) Ventilador e ar condicionado: combine os dois. Deixe o ar condicionado no mínimo e o ventilador de teto no máximo. Coloque um ventilador próximo a uma porta ou em frente a uma janela para permitir fluxo de ar fresco para dentro.

8) Portas e Janelas: Deixe o ar circular o mais possível, porém, nas horas que o calor estiver mais intenso, feche persianas (não os vidros, pois eles retem o calor, funcionando como estufa), cubra  janelas e feche as portas, para que o calor não seja projetado para dentro de sua casa. Tente abrir sempre 2 janelas ou portas que estejam em locais opostos da sua casa, assim fará com que o ar circule e tornará o ar mais limpo e fresco. À noite, sempre que possível, deixe-as abertas, para livre circulação do ar. Coloque redes mosquiteiras. Garantem ar mais fresquinho, principalmente à noite, além de espantar mosquitos. Os mosquitos têm tendência durante a noite de fugirem para lugares mais frescos, geralmente nossos quartos...

9) Cortinas: para quem tem cortina e blackout, fique apenas com o blackout ou mude a cortina (rendada, voile branco ou crochê). Cores e tecidos leves auxiliam a entrada do vento.

10) Lâmpadas: use o menos possível. Lâmpadas LED aquecem bem menos o ambiente e são mais econômicas (cuide do descarte, pois o mercúrio é altamente poluente). Use a luz natural o mais que puder. Espelhos e superfícies de alumínio ajudam a refletir a luz e iluminam ambientes.

11) Plantas ornamentais: coloque plantas nos mais diversos aposentos. Plantas dentro de casa mantêm o ambiente úmido e ajudam a baixar a temperatura interna, além de despoluir (veja dicas em nosso artigo do mês de ... 2012).

12) Fontes e aquários: eles conferem umidade ao ambiente, além de embelezar.

Leia também:

10 PLANTAS QUE PURIFICAM NOSSAS CASAS

Lírio da Paz , a Rainha das Despoluidoras

Conheça 10 plantas ornamentais que diminuem a carga tóxica dos ambientes internos. E cultive em seu espaço! Fica lindo e proporciona mais saúde!






Nenhum comentário:

Postar um comentário