quarta-feira, 11 de julho de 2012

Londres quer McDonald’s fora da Olimpíada

McDonalds - Jogos Olímpicos pressupõe vida saudável. Mc Donald's, não 


Por Marise Jalowitzki
11.julho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/londres-quer-mcdonalds-fora-da.html




O McDonalds tem presença ininterrupta na Olimpíada desde 1976, em Montreal. "É um contrassenso que a competição e o COI sejam patrocinados por empresas que fornecem produtos altamente calóricos."


O McDonalds e a Coca-Cola tem contratos que garantem a exclusividade da venda de alimentos e de bebidas não alcoólicas nos locais que abrigam disputas olímpicas. Em notas de esclarecimento, a Coca-Cola ressalta que mais de 75% das bebidas que espera vender durante os Jogos serão água, sucos e refrigerantes sem açúcar. O McDonalds, por sua vez, se defende com base em um menu que inclui saladas e opções mais saudáveis. Como se adiantasse colocar umas folhinhas verdes [transgênicas e com agrotóxico] em meio a um lanche pleno de "desnutrientes".


No Brasil, após a denúncia do Instituto Alana, há um projeto de lei tramitando, de autoria de Rui Falcão (Projeto de Lei nº 193), que regulamenta a publicidade infantil de alimentos no Estado de São Paulo 



"O Projeto de Lei proíbe no Estado de São Paulo a publicidade, dirigida a crianças, de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio. A proibição se estende ao período compreendido entre 6 horas e 21 horas, no rádio e televisão, e em qualquer horário nas escolas públicas e privadas.
Também impede a utilização de celebridades ou personagens infantis na comercialização, bem como a inclusão de brindes promocionais, brinquedos ou itens colecionáveis associados à compra do produto. Já a publicidade no horário permitido deverá vir seguida de advertência pública sobre os males causados pela obesidade."
Precisamos de um deputado em cada estado brasileiro para que tais providências aconteçam em todo território nacional.

Londres quer McDonald’s fora da Olimpíada
Publicado em 11/07/2012 às 12h57
A menos de três semanas do início dos Jogos Olímpicos, a Assembleia de Londres (órgão legislativo municipal) contesta os patrocínios de Coca-Cola e McDonald"s para a competição e pede que sejam banidos - o que é pouco provável de acontecer.

A Assembleia aprovou recentemente moção em que pede ao Comitê Olímpico Internacional (COI) critérios mais rígidos para os patrocínios, evitando produtos ligados à obesidade infantil.

A autora da proposta, a parlamentar Jenny Jones, do Partido Verde, declarou que "Londres ganhou o direito de sediar os Jogos de 2012 com a promessa de deixar um legado de crianças mais ativas e sadias ao redor do mundo".

Para Jones, é um contrassenso que a competição e o COI sejam patrocinados por empresas que fornecem produtos altamente calóricos.

No Reino Unido, mais de 30% das crianças estão acima do peso ou têm obesidade. Na população adulta, o percentual sobe para 60%. 
 
A Assembleia pede que a Prefeitura de Londres também adote critérios mais rígidos para patrocínios de futuras competições esportivas.

O McDonald"s e a Coca-Cola têm contratos que garantem a exclusividade da venda de alimentos e de bebidas não alcoólicas nos locais que abrigarão disputas olímpicas.

No Parque Olímpico, na região leste da cidade, o McDonald"s terá a sua maior loja do mundo, para 1.500 pessoas -dez vezes mais que a média de seus restaurantes.

A Coca-Cola ressalta que mais de 75% das bebidas que espera vender durante os Jogos serão água, sucos e refrigerantes sem açúcar. O McDonald"s, por sua vez, se defende com base em um menu que inclui saladas e opções mais saudáveis.

Apesar das críticas, o patrocínio dessas organizações é uma das maiores fontes de renda do movimento olímpico. De acordo com a revista "Time", cerca de 40% das receitas olímpicas são oriundas de parcerias comerciais.

A Coca-Cola é patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde a edição de 1928, em Amsterdã. Essa é a parceria comercial de maior longevidade entre empresas e o COI. O McDonald"s tem presença ininterrupta na Olimpíada desde 1976, em Montreal.

Fontes: 
Globo - G1.comhttp://www.vooz.com.br/noticias/londres-quer-mcdonalds-fora-da-olimpiada-92922.html
http://ruifalcao.com.br/ong-que-denunciou-mcdonald%E2%80%99s-inspirou-projeto-de-lei/





Leia e assista ao video:

Dois anos depois, lanche de McDonald's continua intacto

Veja video - Lanche de Mc Donald's dura mais de dois anos sem se deteriorar - 756 dias depois.
“Eu pareço dois anos mais velha, mas para o hambúrguer o tempo não passa” - diz a fotógrafa Sally Davies.



Em agosto: McDonald's segue como "Restaurante Oficial das Olimpíadas", como era de se esperar. Valeu, sim, a 'chamada para a realidade' que foi a tentativa do legislativo bretão. Dá incentivo para novas iniciativas e trás a McDonald's para o compromisso com mais qualidade alimentar. O que, aliás, falta para toda a indústria alimentícia mundial, exceto a comprovadamente orgânica.



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 



Nenhum comentário:

Postar um comentário