terça-feira, 13 de março de 2012

Quem quer comprar sofá cativo para descansar no mais novo lixão de Porto Alegre?

SOS Prefeito Fortunatti - Moirões que separam lixo do terreno e prédio abandonado na ex-Zivi-Hércules ameaçam cair. Lixo clandestino avança no Passo d'Areia em Porto Alegre.


Quem quer comprar sofá cativo para descansar no mais novo lixão de Porto Alegre?


Por Marise Jalowitzki
13.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/quem-quer-comprar-sofa-cativo-para.html 



Tenho mais o que fazer e o assunto é cansativo. E queria muito poder me ocupar com coisas mais importantes, mas meu dever de cidadã consciente faz com que eu escreva, novamente, mais um trecho sobre um problema que já está crônico. Fica na Visconde de Pelotas, ao lado da antiga Zivi-Hércules, uma fábrica de talheres falida e em processo judicial e ao lado da empresa Mundial (pertencente a um dos irmãos da Zivi). 


Como já relatei em momento anterior, moradores do entorno se indignam, já avisaram aos órgãos públicos, os telefonemas ao DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana - são constantes. O que acontece: quando os telefonemas se acumulam, vem um caminhão-caçamba, leva tudo. Apenas algumas horas depois, começa o descarregamento por parte de cidadãos porcos e mal educados, que, simples e impunemente, despejam seus dejetos e saem na maior calma.


Noutro dia, um morador foi pedir a um homem que, com sua carroça de tração animal (já proibida por lei) parasse de despejar entulhos, caliça, restos de construção. O homem, não sei se bêbado, drogado ou, simplesmente, irritado por mais da conta, começou a xingar o morador, exclamando "Eu sou trabalhador e não tenho nada com isso!" e, pasmem! - ameaçou chamar a polícia e mostrou um canivete!!! Situação de perigo! Inversão total de papéis!


É inacreditável, mas os caixotes que serviam de cadeiras, agora já evoluíram para um sofá  usado, com  mesa de pedra e tudo!


Sofá-cativo para turistas que queiram apreciar o lixão clandestino do Passo D'Areia, em Porto Alegre


Hoje à tarde, deparei com um cenário novo! Ao invés dos caixotes que antes estavam colocados à guisa de banquetas, agora há um sofá! Com "mesa" de pedra ao lado! Não sei como algumas pessoas ainda sentam ao lado de um lixão, como ponto de lazer! São alguns dos operários que ficam em um alojamento próximo e que estão responsáveis pelas obras do Tribunal da Justiça, na Borges de Medeiros. Devem ter um olfato muito adverso para não se importar como cheiro, já que ficam quase que de costas para o deprimente cenário.


Já existe até lei federal de incentivo às empresas que reciclam seus resíduos de cimento. Para cidadãos porcos e relaxados isso parece não importar!


Segundo moradores do entorno, as fotos publicadas nesta página retratam a situação apenas dos dois últimos dias. Antes disso, houve coleta do lixo.


Novamente, uma pessoa se aproximou ao me ver tirando as fotos. Era um dos trabalhadores que está no alojamento. Disse que há pouco tinha interpelado um depositante de lixo e este, também irado, falou alto: "Tá dizendo isso pra mim só porque sou negão! Pra outros garanto que não fala!" O rapaz devolveu que não se tratava disso, falou na questão dos ratos e da falta de higiene. O outro mandou-o "tomar no ...."!


E assim vai!


PERGUNTO ÀS AUTORIDADES? O QUE FAZER?
O PAGAMENTO DO IPTU -Imposto Predial e Territorial Urbano - GARANTE RUAS LIMPAS, PAGAMOS TAXA DE LIXO ALTÍSSIMA! E então? O que os signatários esperam que aconteça? Uma briga, talvez seguida de morte para chegar às manchetes? Para "A Grobo" resolver? Sim, pois isso é verdade! Sempre que um cachorrinho fica preso no Arroio Dilúvio, mesmo que por mais de 24h, quando chega no Jornal do Almoço da RBS TV, aí ele é resgatado. Senão, moradores podem ligar 30, 40 vezes que não há bombeiros que possam ir ao local! Caso verídico que aconteceu ao final de 2011.


Já há pessoas (proprietários de casas, síndic@s de prédio) que declaram "Eu já desisti! Não adianta!" Como podemos desistir? Conviver com sujeira e riscos à saúde? Faz mais de dois anos que acontece isso, que continua essa falta de urbanidade e cidadania. Povo mal educado e sem noção, mas, também, FALTA DE PROVIDÊNCIAS PÚBLICAS!




As calçadas, as ruas, cidade, estado, país, planeta, tudo faz parte da NOSSA CASA! NÃO PODEMOS DESISTIR!!! NÃO PODEMOS DEIXAR DE INSISTIR!



O que vai acontecer se um cidadão interpelar um dos infratores, deixando o lixo? Agressão ou coisa pior!


Em outra situação já relatei da queima do lixo em madrugada de domingo, que se alastrou pelo dia inteiro, cheiro horrível!!! Já pensou se agora resolvem queimar de novo, com todos esses pneus? O ar tóxico que irá se propagar?


Lixo, ratos, mau cheiro, insalubre e deplorável visão. Caso de Saúde Pública. Não é só preocupação estética! Zona Norte de Porto Alegre precisa de maior atenção!!!





O QUE PRECISA ACONTECER:
- Colocação de um container coberto, com recolhimento sistemático (diário) até resolver a questão do local.
- OBRIGAR os proprietários do terreno abandonado a murar e calçar o terreno, o que invalida o depósito de lixo clandestino.
- Supervisão (principalmente nas horas antes do anoitecer) que é quando o depósito de lixo é maior, advertindo e penalizando os relaxados.


O que não dá é cruzar os braços. Eu, pelo menos, vou continuar "dedicando" meu tempo para este assunto sujo!


PREFEITO FORTUNATTI, POR FAVOR, VEJA ISSO E FAÇA ALGUMA COISA PARA RESOLVER!


PREFEITO FORTUNATTI, PASSO D'AREIA PRECISA DE PROVIDÊNCIAS EFETIVAS! Como conviver com isso?

Os tóxicos pneus misturam-se a toda sorte-azar de resíduos no lixão clandestino


Porto Alegre, capital de Estado - Será que até as eleições alguém vai resolver isso? Será que até  a(s) Copa(s)  o lugar vai estar definitivamente limpo ou vai ser incluído de vez como ponto turístico da Capital?

 Querendo, leia mais em:


Morador anônimo ateia fogo na madrugada do domingo para acabar com o lixo a céu aberto que Prefeitura não recolhe




Lixão do Passo D'Areia em Porto Alegre  tem até reciclagem eletrônica

Todos os dias, ao final da tarde, lixão recebe visitação intensa de turistas clandestinos

Sugestão ao Prefeito Fortunatti - Novo Lixão de Porto Alegre como Ponto Turístico para a Copa


Porto Alegre conta com mais um lixão 



Por Marise Jalowitzki
12.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/sugestao-ao-prefeito-fortunatti-novo.html



P.S.: Em 08 de março de 2013 recebi de "Anônimo" a seguinte mensagem e informação:

A boa notícia é que os terrenos já foram arrematados em leilão. Resta agora saber o destino que terão.

http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/visualizar_documento_gedpro.php?local=jfrs&documento=8172987&DocComposto=&Sequencia=&hash=f89c9d7cd32671aeb1054de211b7bcb6

Li o documento na íntegra e ali consta que os terrenos foram vendidos a uma empresa de Farroupilha-RS, por 35 milhões, sendo assinada pelo juiz em maio de 2012.
Espero mesmo que as coisas melhorem, pois o lixão permanece!!! Também, que a ocupação seja uma COISA BOA, POIS POLUIÇÃO OU PRESÍDIO SÓ PIORARIA,M!!!

Transcrevo excertos:
EXECUÇÃO FISCAL Nº 94.00.06017-3/RS
EXEQUENTE
:
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
EXECUTADO
:
HERCULES S/A FABRICA DE TALHERES
ADVOGADO
:
RAFAEL DIAS TOFFANELLO
:
ANDRE DA COSTA RIBEIRO
:
CAMILA FOREST
:
GERALDO BEMFICA TEIXEIRA
EXECUTADO
:
JORGE FERREIRO PAUTASSO
EXECUTADO
:
PEDRO RON CEITLIN
ADVOGADO
:
DANILO KNIJNIK
APENSO(S)
:
97.00.02858.5, 97.00.02862.3, 97.00.25178.0, 2000.71.00.006458-4, 2001.71.00.018612-8, 2001.71.00.037786-4




CARTA DE ALIENAÇÃO











O Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal Substituto da 1ª Vara Federal de Execuções Fiscais de Porto Alegre/RS,
Adquirente VENEZA NEGÓCIOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ [...] com sede e domicílio [...] em Farroupilha-RS.

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora e Ambientalista,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

12 comentários:

  1. Excelente trabalho; sou morador desta rua e tenho ligado para o 156 da PMPA, mando e-mail p/vereador e ninguém resolve este "grave problema de saúde pública e ambiental".

    Obrigado por nos ajudar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, deixe o nome do vereador. Ele (o vereador) é do Bairro? Temos de procurá-lo pessoalmente! Abs

      Excluir
  2. Prezada Marise sou moradora desta rua e além do lixão tem a questão de nossa segurança (q é zero!!!) pq o prédio está abandonado e infestado de saqueadores/ladrões. Eles saqueiam aquela propriedade noite e dia. Cadê a nossa segurança? Minha família não sai na rua sem se certificar se é possível sair.... já tem maloqueiro morando por ali.
    Liguei para o 190 e eles disseram que era com a prefeitura Liguei para a prefeitura e disseram q não era com eles que tinha que ligar para o proprietário (único a resolver este problema!!!!????? Me deram o tefelone do registro de imóveis 4ª zona para eu me virar e descobrir o dono da fábrica abandonada...enfim
    Minha sugestão é CONVOCARMOS TODOS OS MORADORES DA REGIÃO fazermos uma passeata, bloquearmos a rua e o lixão e aí então quem sabe algo seja feito. Conte comigo.
    Marisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa - vamos ver se agora a coisa melhora!!! Há dois guardas (seguranças) postados do lado de fora, cuidando para que os cidadãos porcos não continuem postando lixo. Também a cerca foi colocada, inviabilizando o acesso à edificação abandonada. Vou publicar um novo artigo na data de hoje, 09.maio.2013, sobre o tema. LIXÃO DO PASSO D'AREIA COM SEGURANÇAS Vamos acompanhando! espero que resolvam!!! Abs!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, "Anônimo"! Face a relevância da notícia, vou incluir no artigo teu comentário e link. SIM, vamos torcer que venha logo a ocupação e que seja ALGO DE BOM!!! pois poluição e prisão, deixaria a coisa ainda pior!!! Abs e grata!

    ResponderExcluir
  5. Sra. Marise, A execução fiscal 94.00.06017-3/RS teve seus efeitos suspenso em 03/10/2012 na execução fiscal 2006.71.00.049349-7/RS, até pronunciamento do executor INSS, então até o presente estes terrenos em questão ainda pertencem ao Grupo Eberle Múndi.E não a Veneza negócios e Participações LTDAs de Farroupilha/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar estas novas informações em novo artigo. O terreno foi cercado e há dois seguranças cuidando para que mais lixo não seja colocado!!! Vamos acompanhando. Muito grata!

      Excluir
  6. Em 09 de maio publiquei sob o título: Terreno usado como lixão no Passo D'Areia em Porto Alegre agora tem cerca e seguranças

    ResponderExcluir
  7. Sra. Marize, solicito sua colaboração para o que segue se abaixo, e que foi solicitado a Prefeitura por E-Mail.

    Solicito providências para o que vem ocorrendo com a praça Largo 1º de junho na Rua Visconde de Pelotas - Passo da Areia, em frente a antiga fabrica da ZIVI/HERCULES. Empresas ali estabelecida próxima ao nº 470 e 473, vem utilizando a referida praça como estacionamento de seus caminhões e de automóveis de freqüentadores de uma academia de musculação, destruindo o calçamento da mesma e colocando em risco a vida de pessoas e crianças que por ali circulam ou brincam. Peço que os proprietários de tais veículos sejam intimados, e que seja colocado ali placas proibindo o estacionamento de veículos, assim como seja reativadas as correntes que impediam a entrada de veículos neste espaço publico fora dos dias de feira.

    Antecipadamente agradecido
    Ronaldo Antonio Oliveira Morais - E-Mail ronmoris@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Ronaldo! Não sei como, a resposta que deixei aqui, não consta.
      Republico:
      Olá! Gratidão pelo envio dos dados referentes à Praça.
      Publiquei em 16.setembro.2013
      Fortunatti - Praça pública utilizada como estacionamento põe em risco circulação de crianças e adultos
      Por Marise Jalowitzki
      http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/09/fortunatti-praca-publica-utilizada-como.html

      Excluir
    2. Infelizmente, de lá para cá, NADA aconteceu no sentido de desocupar os carros da praça. O "estacionamento clandestino" continua.

      A boa notícia é que, efetivamente, os terrenos estão vendidos (para o Grupo Zaffari), a derrubada dos prédios (implosão_ está prevista para em, no máximo, um ano. Já iniciaram a melhoria de uma das ruas (sentido Sertório, em frente ao Zequinha, em direção à Visconde de Pelotas).
      Segundo informações, será ali construído um complexo habitacional nos andares superiores, sendo que os andares térreos e outros, serão destinados a shopping, supermercado, cinema, etc.
      Continuamos contando com Seguranças 24 horas.
      Voilá!

      Excluir