Agrotóxicos - desde o conteúdo até o descarte irresponsável das embalagens, perpetuam o envenenamento do solo, águas e ar, provocando doenças graves, de longa duração. |
IBAMA recebe denúncias e recolhe embalagens que agricultores, verdadeiros espalhadores de venenos, escondem no meios do mato. Animais, flora, população do entorno e de quilômetros de distância, fica refém do descaso e do crime ambiental que perpassa décadas e ultrapassa o próprio solo que e utilizado para o cultivo!
Agrotóxicos e Doenças - Você sabia?
Por Marise Jalowitzki
24.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/03/agrotoxicos-e-doencas-voce-sabia.html
- No Brasil, são apenas 15 mil agricultores orgânicos registrados, de um total de 5 milhões de produtores agrícolas no país.
- O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Em 2010, mais de um milhão de toneladas de veneno foram lançados no solo e no ar, segundo dados da Anvisa, venenos que permanecerão por muito, muito tempo, poluindo lagos, rios, água da chuva e até parte do aquífero.
- Os venenos, quando em nosso organismo, se depositam no sangue, provocando doenças pesadas. Pode levar muitos anos para se manifestar, por isso, muitos não acreditam nos riscos reais.
“O agrotóxico no alimento, ao ser ingerido pela população, tem um efeito cumulativo, vai se acumulando no organismo. Pode levar a algum tipo de doença crônica não transmissível”, alerta José Agenor Álvares da Silva, diretor da Anvisa.
- Doenças diversas, incluindo as neurológicas, são contraídas, e todas de longa duração. “Principalmente neurológicas, endócrinas, imunológicas e hoje a questão do aparelho reprodutor, como infertilidade, diminuição do número de espermatozoides e a questão do câncer”, esclarece Heloísa Pacheco, coordenadora do ambulatório de Toxicologia da UFRJ.
- Câncer em Crianças - "A médica Silvia Brandalise, pesquisadora da Unicamp, estuda as causas de câncer, principalmente entre crianças. Segundo ela, pesquisas já comprovaram que a exposição aos venenos usados nas plantações está relacionada à leucemia e aos tumores no cérebro. A comida com excesso de agrotóxicos e produtos químicos também faz parte dos fatores de risco."
Alimentação saudável é a base da Saúde. Somos o que comemos, já preconizava Hipocrates, o Pai da Medicina |
Faça a Diferença Positiva! Leve esta ideia adiante! Diminua o uso de agrotóxicos!
A Saúde de todos agradece!
Mais sobre impotência masculina e infertilidade feminina devido aos agrotóxicos:
Agrotóxico - O símbolo da anti-saúde |
Agrotóxicos - O senhor sabe que corre o risco de ficar impotente?
Por Marise Jalowitzki
23.março.2011
http://t.co/6u8xT7t
Querendo, leia mais:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário