terça-feira, 13 de março de 2012

AGROTÓXICOS - Lavar os alimentos resolve?

É possível voltar a uma alimentação saudável? Lavar os alimentos livra de agrotóxicos?


AGROTÓXICOS - Lavar os alimentos resolve?

Por Marise Jalowitzki
13.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/agrotoxicos-lavar-os-alimentos-resolve.html 



Logo que o assunto do excesso dos agrotóxicos se popularizou, algumas donas de casa, preocupadas com a qualidade dos alimentos que colocam à mesa, saíram a procurar soluções. 
A sórdida e silenciosa ação poluidora já continha décadas de contaminação quando mais pessoas começaram a se preocupar. 
Logo, logo, as dicas surgiram: 
"- Coloque o alface em uma tigela de água. Para cada litro, adicione uma colher de vinagre!" - Sugestões de qual vinagre era melhor, de vinho, de álcool, de maçã, etc. etc. Cinco minutos de imersão bastavam.
Depois, a coisa foi mais fundo:
"- Vinagre não resolve. Para cada litro d'água, uma colher de sopa de água sanitária. Deixe as frutas, legumes e verduras imersas durante 1 hora (alguns recomendavam duas), depois, enxágue abundantemente e sirva sem medo!"
Eu sempre achei meio estranho, procurei pesquisar sobre os componentes da água sanitária e se isso não prejudicaria igual os alimentos, pois penetra nas folhas e cascas. Hoje já dizem: "...não lave nem os ovos, a não ser na hora de cozinhar (e evite cozinhá-los...)".


Mais que rapidamente, também surgiram potes plásticos, grandes, com tampa para escoar a água onde as verduras e frutas ficaram imersas! Tudo para a praticidade da dona de casa! Em uma tarde, em uma loja de quinquilharias (que agora chamamos de "bazar"), em curto espaço de tempo, presenciei três senhoras adquirindo o enorme pote. Uma delas, levou dois. "É sempre bom ter! E sai baratinho!" Pois é. Foi assim que conheci os potões e, também, mais uma vez, comprovei porque é tão fácil inventar bugigangas que todos compram. O consumismo parece estar na veia!


Retornando aos venenos das verduras. Não, limpeza não retira agrotóxicos dos alimentos. É ilusão pensar que lavar os alimentos antes de usar, ou deixá-los por 15 minutos (alguns deixam até duas horas) imersos em solução de vinagre ou água sanitária, vá retirar os venenos. Lavar retira tão somente a sujeira agregada, as bactérias que se instalam em função do manuseio, desde a colheita, embalagem, transporte, até a compra. Mas o agrotóxico, este FAZ PARTE DA PLANTA, cresceu junto! A maioria recebe agrotóxicos o tempo inteiro (desde brócolis, couves, repolhos, praticamente todas as frutas) - o chamado "tratamento sistêmico". Fora o que, os agricultores, como estão 'loucos de medo' de que a produção não alcance os índices de colheita esperados, fazem de tudo (mais e mais veneno) para 'garantir' um produto bonito, independente se saudável ou envenenado a mais da conta. Eles (agricultores), já fecham os contratos de financiamento com os bancos com a 'garantia de aquisição' de agrotóxicos. Venda casada.


Nosso organismo precisa de hortaliças, legumes, frutas e verduras. Lavar ou deixar em imersão  não retira os agrotóxicos

O QUE FAZER, ENTÃO?

Pois é. Precisamos de frutas, verduras e legumes para manter nossa saúde. Não dá para deixar de ingerir, até porque os industrializados podem ser ainda mais duvidosos, cheios de conservantes, acidulantes, espessantes, corantes – até insetos e ossos são triturados para garantir cor e peso. Fazer o que? Os orgânicos são bem mais caros e, mesmo assim, nem tudo que está sendo vendido como orgânico, realmente o é. Assim:
1 – Procure saber a origem dos alimentos que você adquire. Evite servir veneno à mesa!
2 – Evite ingeri-los crus (exceto os orgânicos), embora seja pequeno o percentual que é eliminado ao cozinhar.
3 – Não tenha medo de perguntar, questionar. Use seus direitos como consumidor.
4 – Sempre que possível, adquira produtos orgânicos, comprados em locais seguros. Há algumas feiras com cadastro dos produtores e tudo o mais.
5 – Procure desenvolver uma horta caseira, possível até em apartamentos.



Iodo como desintoxicante

Algumas publicações recomendam o uso de iodo (imersão dos alimentos durante uma hora em solução com iodo) como forma de retirar os agrotóxicos dos alimentos. A eliminação tóxica com esta substância, ocorre apenas entre 10 a 15% e os alimentos ficam enxarcados de iodo. Além do que, embora nossa sociedade como um todo esteja carente deste elemento, é preciso avaliar individualmente o nível de carência ou saturação. E,  segundo Conceição Trucom, é preciso ter CUIDADO porque a pessoa não tem como saber se está realmente com deficiência, se está exagerando na dosagem, se está saturando o organismo de iodo etc. A pessoa NÃO TEM COMO saber qual a hora de parar...

(se você quiser saber mais sobre Iodo, aprender a fazer um teste seguro se precisa ou não, visite:
http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/simplesmente-saude/1852-iodo-um-nutriente-essencial.html  )



A ESPERANÇA NA MUDANÇA ESTÁ NOS JOVENS

É a nova geração que pode influenciar na obtenção de hábitos mais saudáveis. São jovens que se manifestam para que a vida no campo seja diferente.

“A conscientização é da população e dos agricultores a fim de que eles venham a utilizar esses defensivos de forma racional e na dosagem certa em vez de pensar que precisa produzir mais e não importa o resto”, afirmou Bruno Felipe Camara, de 17 anos (RJ).


Leve esta ideia adiante! Diminua o uso de agrotóxicos! 

A Saúde de todos agradece!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. marco.br disse...
    "isso é verdade, mas como fazer na verdade para retirar o veneno que é colocado e após uma camada de cola para que o veneno não saia na chuva? como evitar isso?. estamos sendo vítimas dos mal intencinados em nome da riqueza e o governo sabemdo nada faz!."

    14 de fevereiro de 2013 17:33

    Verdade! marco, aproveite as 5 dicas que constam no artigo! E Boa Sorte para todos nós!

    ResponderExcluir