quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quanto vale o teu sonho? Por Moacir Rauber

Quanto vale o teu sonho?

Quanto vale o teu sonho?

Por Moacir Rauber
Preço e valor, normalmente, são tratados sob a ótica de empresa e cliente, envolvendo produto ou serviço.
Entenda-se, assim, como preço sendo aquilo que você paga por algo e valor aquilo que, no seu entendimento, você leva. As oportunidades que o levam a realizar um sonho podem ser analisadas sob a mesma perspectiva. O preço das oportunidades pode ser medido em dinheiro, em tempo, em dedicação, em esforço, em trabalho, enfim, indicadores palpáveis que o permitem dimensioná-lo. Depois disto parte-se para o entendimento do valor que o aproveitamento das oportunidades representa para você. Ou seja, se os benefícios trazidos, como sentimentais, afetivos, emocionais, financeiros, de status ou outros, forem maiores do que o preço, normalmente, as pessoas estão dispostas a pagar o preço cobrado.

Defina o valor que o sonho tem para você


O preço de buscar o conhecimento, o preço de desenvolver as habilidades e o preço de exibir as atitudes que os transformem em competência prática estão diretamente ligados ao valor que a realização do sonho tem para o sonhador.
Obter os conhecimentos em determinada área permite a criação de uma empresa, ou que se exerça uma profissão, ou ainda que o remador reme o seu barco. Desenvolver as habilidades provenientes do conhecimento faz com que a empresa sobreviva, que o profissional se mantenha no cargo e que o remador conduza seu barco.
Entretanto, apenas as atitudes fazem com que o empresário seja bem-sucedido, com que o profissional conquiste seu espaço no mercado de trabalho e com que o remador alcance um lugar no pódio. E as atitudes serão tão mais determinadas quanto maior for o valor das oportunidades rumo a realização do sonho em comparação com o preço que se paga por elas.

Passadas as indecisões o sonho retornava

 Na minha busca por uma vaga na seleção brasileira de remo estive muitas vezes próximo a desistir. Muitas vezes pensei que o preço que estava pagando era muito alto para o valor que a realização do sonho representaria para mim. Porém, frente a possibilidade de desistir do sonho eu percebia o imenso valor que ele tinha. Não conseguia sequer imaginar como seria minha vida se eu não pagasse o preço. Passadas essas indecisões o sonho retornava com um novo valor e com a firme proposição de pagar um preço ainda maior para alcançá-lo.
E este valor é determinado por você que sabe o quanto vale o seu sonho. Olhe mais uma vez e veja o quanto você está disposto a pagar pelas oportunidades que o levam até o seu sonho.
Sonhe muito e muito bem!!!
--------------------
Moacir Jorge Rauber é palestrante motivacional, ex-atleta paraolímpico, possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2004), MBA em Marketing (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com ênfase em Gestão da Qualidade e Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho - Braga, Portugal (2010). Na docência atua nas áreas de Técnicas Secretariais, Língua Espanhola, Gestão Ambiental, Estratégias Mercadológicas, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. 
mjrauber@gmail.com


Moacir Rauber - autor do artigo - atleta paraolímpico

--------------------------

Um comentário:

  1. A partir do momento que participei de uma palestra com Moacir j.Rauber aprendi a superar minhas pequenas dificuldades e ser feliz.ÒTIMO EXEMPLO DE PESSOA

    ResponderExcluir