quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SOS AMIGOS!! - AGRADECIMENTOS, DIVULGAÇÃO - SIMULADORES



SOS AMIGOS!! - AGRADECIMENTOS, DIVULGAÇÃO - SIMULADORES
Marise Jalowitzki




http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/08/sos-amigos-agradecimentos-divulgacao.html

Agradecimentos aos Amigos.
Divulgação de Simuladores para a Saúde.
Apelo aos políticos.


Desejo tudo de bom!

Após publicar o artigo "Corpos de Borracha e Eleições em 2010 - Saúde!" - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/08/corpos-de-borracha-e-eleicoes-em-2010.html  -  recebi algumas mensagens de pessoas interessadas em contatar com o pesquisador Marcos Lyra e a artista plástica Seliste Leite (mencionados na reportagem do Jornal Hoje) a fim de conhecer mais acerca dos simuladores do corpo humano, produzidos para estudo de doenças e simulação de cirurgias.


Sem encontrar nenhuma pista nos buscadores usuais, recorri aos Amigos 
Edna Paiva - PE
LCF Navarro - SP - Blog Talento Humano
Moacir Rauber - RS - Blog Facetas
Valdemar Trindade - RN, além de uma nota aos amigos do Facebook e Orkut, na tentativa de obter algum endereço eletrônico ou telefônico do pesquisador e da artista plástica.


Agradeço a todos que se mobilizaram e, em especial, ao Amigo Navarro que enviou o endereço que transcrevo, para divulgação  e utilização de todos os profissionais da saúde que se interessarem pela evolução nos aprendizados:

PRODELPHUS - Contact us
Marcos Aulete Ribeiro Lyra - http://www.prodelphus.com/websitePortuguese/company/ (site da empresa dele)
Prodelphus ltda ME, Prodelphus ltda ME.
Telefone: (81) 34316148 Fax: (81) 34316148
URL da Homepage: www.prodelphus.com.br 
Rua Alfeu Rabelo, 169
Casa Caiada - Olinda
Pernambuco - Brasil
CEP 53.130-420
Fone/Fax: 55 81 3431 6148
e-mail: contato@prodelphus.com

Ontem mesmo encaminhei um e-mail para a PRODELPHUS, em Olinda e, satisfatoriamente, a resposta veio rápida, enviada pelo próprio Prof.Dr. Marcos Lyra (veja ao final) 


Para conhecimento, igualmente, transcrevo uma das mensagens, de uma psicóloga que trabalha com neuropsicologia, que está interessada em obter cérebros - simuladores - e também não havia encontrado nenhum contato.

Quem me conhece sabe o quanto me empolgo com todas estas questões de melhoria do nível, digamos, espiritual do planeta, que, considero, tem de estar pautado no respeito e na dignidade.
______________________________________________________

A mensagem da neuropsicóloga:

----- Original Message -----
From: 
To: 
Sent: Wednesday, August 18, 2010 12:47 PM
Subject: matéria jornal hoje

Olá Marise!

Como vais?

Cai no teu blog e estou aqui, arriscando em te perguntar se por acaso tens idéia do endereço eletrônico da artista plástica ou de alguma distribuidora deste material.

Estou olhando na internet, porque trabalho com neuropsicologia e preciso de um cérebro! Já pesquisei em vários sites, mas encontro dificuldades em encontrá-los, do material que considero adequado para o trabalho.

Depois da reportagem do jornal hoje fiquei interessadíssima na possibilidade de conseguir os cérebros deste material que, pelo menos parece, ser mais maleável, flexível, do que as resinas que tenho visto.
Se não for uma invasão e/ou inadequação o meu contato contigo, aguardo teu retorno!

obrigada! J
_____________________________________________________________


Meu e-mail ao Prof. Marcos Lyra:
Em 19/08/2010, às 00:56:

Caro Prof.Dr. Marcos.
Tudo bem?
Ontem assisti, pelo Jornal Hoje, o belíssimo trabalho com simuladores que o senhor desenvolve. Escrevi em meu blog um artigo "Corpos de borracha e elições 2010 - SAÚDE!" - 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/08/corpos-de-borracha-e-eleicoes-em-2010.html e recebi um e-mail de uma psicóloga que quer adquirir um cérebro e quer contatar com a artista plástica Seliste.
O que faço?
O senhor tem o contato com a artista? Conhecendo seu site através do amigo Navarro de SP, sinto que a psi que contatou comigo tem de entrar em contato com o senhor. Estou certa?
Aguardo retorno.
Abraços
Marise Jalowitzki  
________________________________________________________________
As respostas do Prof. Marcos Lyra:


----- Original Message -----
From: 
To: 
Sent: Thursday, August 19, 2010 7:51 AM
Subject: Re: Simuladores - Aguardo retorno

Cara Marise

No momento estou fora, na organização de dois cursos. Volto próxima semana. O telefone da empresa é o 81-34327702. Pode contactar a Selice ou Jair. O cérebro que ela deseja deve ser uma peça para demonstração, e pode ser construída dentro de acrílico.
Abraco

Marcos Lyra, MD
ProDelphus
General Manager
Mobile +55 81 88112121 

----- Original Message -----
From: Marcos Lyra
To: 
Sent: Thursday, August 19, 2010 8:02 AM
Subject: Re: Simuladores - Aguardo retorno

Após responder seu email, fui ler seu artigo. Obrigado pelos comentários, eles traduzem fielmente nossa maneira de pensar, divinamente demonstrado no respeito aos desfavorecidos, causa básica que nos levou a criar nossos simuladores antes de iniciar nossos cursos. Acreditamos serem as pessoas iguais, independentemente de suas contas bancárias. 

Caso necessite de algo mais para seu blog, estamos à disposição, e obrigado por pensar como vc pensa.

Marcos Lyra, MD
ProDelphus
General Manager
Mobile +55 81 88112121 
From my iPhone
contato@prodelphus.com
_________________________________________________________


Obrigada ao senhor, professor, pelo seu belíssimo trabalho!


Há tempos defendo a divulgação das boas práticas. Conheço empresas que fazem serviços belíssimos, também empresas que destinam percentuais de seus ganhos para trabalhos sociais, assisto reportagens com iniciativas meritórias que nunca tem o nome divulgado. Sempre que pergunto porque não "mostram a cara", para servir de modelo e exemplo aos demais, tais organizações declaram que "não querem passar por demagogas", não querem correr o risco de serem taxadas como "se aproveitando" do fato de praticar responsabilidade social! Juro que nunca entendi isso. Banners e banners (eletrônicos ou não) de empresas (multinacionais ou não) são exibidos constante e exaustivamente para programas que envolvam artes, teatro, danças, circos, etc. Qual o peso e a medida?

Bem, eu fui visitar o site da Delphus, copiei algumas imagens - que são as que ilustram este artigo, copiei e transcrevo também a Missão e Valores dela, no afã de que muitas pessoas envolvidas com as cirurgias também alardeiem a boa prática.

Missão e Valores da Pro Delphus
NOSSA MISSÃO
·          Ser uma empresa  que desenvolva novas tecnologias, métodos e materiais, contribuindo para  a modernização do ensino cirúrgico utilizando simuladores,  possibilitando o uso destes recursos na medicina prática.

NOSSOS OBJETIVOS:
·          Projetar e construir simuladores, que possibilitem maior segurança a pacientes e médicos no processo ensino/ aprendizagem;
·          Desenvolver projetos inovadores a partir de necessidades da docência cirúrgica;
·          Ser uma empresa organizada e lucrativa, com a capacidade de utilizar seus recursos na valorização dos seus funcionários e no financiamento de serviços sociais que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

NOSSA VISÃO:
  • Reconhecer os princípios do Cristianismo, modelando nossas ações na ética de seus ensinamentos, aplicando-os em nossas relações comerciais e interpessoais.
________________________________________________________



É isso aí.

Enquanto escrevo muitos outros fatos voltam à minha mente. Que são fundamentos para outros comentários.
Espero que algum político, neste ano de eleições, se interesse pelo tema e insira em sua plataforma de projetos, a destinação de verbas específicas para que a rede pública de saúde possa ter acesso a esses equipamentos. Atualmente, além da rara utilização em território nacional, as unidades utilizadas estão concentradas apenas em SP (veja matéria no link mencionado no início destes comentários).

Neste momento, deixo meu abraço e votos de Felicidades a todos! Por um Mundo Melhor!


___________________________________________
MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação
em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisejalowitzki@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil
___________________________________________________


4 comentários:

  1. Incrível!!! Parabéns pela iniciativa e persistência. Solucionado o mistério...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É INCRÍVEL, mesmo, o que este médico e sua equipe estão fazendo! Imagina, até sangrar quando cortam! Torço muito por eles!

    Grande abraço, Moacir!
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Marise!!! Impressionante minha querida...ainda não nos conhecemos pessoalmente e já tenho um imenso sentimento de gratidão por ti!!! Além, é claro, de uma admiração, por tamanha persistência e principalmente, disponibilidade! Essa rede maravilhosa que acabamos construindo é um dos grandes ganhos do mundo moderno, não?!
    Mas acabo de me dar conta de uma coisa...tu já fazes parte da minha rede sociométrica..."Jogos e técnicas vivências nas empresas" morou dentro da minha bolsa, durante todo o meu período de estágio. Tu guiaste muitas das minhas ações...
    Obrigada novamente! Vou ligar correndo para Dr. Lyra!!!
    Se no mundo tivessem mais pessoas como tu, certamente, já seria hoje um lugar bem melhor!
    Infinitamente agradecida! Bjo, Jo

    ResponderExcluir
  4. Querida Jo!
    Maravilha!
    As coisas sempre fluem quando fazemos aquilo em que acreditamos, não é mesmo? Ainda mais quando estamos juntos(as) a pessoas que norteiam seus atos em processos de aperfeiçoamento contínuo!
    Estamos todos unidos nesta Busca!
    Felizes Colheitas!

    ResponderExcluir