quinta-feira, 29 de julho de 2010

ABAIXO A CULTURA!!! (???) SÉCULOS DE TOURADAS, CHEGA!!!

Os touros agradecem! Catalunha já não promove touradas!!! Veja ao final deste artigo a Vitória!
Peta
A organização britânica de Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), entidade que luta pelo direito dos animais, comemorou nesta quarta-feira, 28, com euforia a proibição das touradas decretada pelo Parlamento da Catalunha. A medida entrará em vigor a partir de 2012.

ABAIXO A CULTURA!!! (???) SÉCULOS DE TOURADAS, CHEGA!!!

Por Marise Jalowitzki
julho 2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/07/abaixo-cultura-seculos-de-touradas.html


Pesos e medidas, a fórmula!
Chega de violência e sofrimento! Qual a escolha de um animal frente a um "esporte" instituído pelo homem?
Diga não às touradas!
Brigitte Bardot.
Outras barbaridades que precisam ser extintas.


Tudo, na vida, precisa ser analisado, verificado, de tempos em tempos verificado novamente e, daí, extrair o que é conveniente, o que está adequado à visão daquele tempo, nivelado com o grau de entendimento e consciência das pessoas.

500 anos de um esporte (???) que marcou uma nação, que etiquetou milhões de pessoas, que manchou (literalmente) de sangue o chão por onde pisaram aqueles que são considerados artistas e heróis. Falo das touradas, dos toureiros e dos touros. Falo dos povos que assistem a esse espetáculo que se baseia no sofrimento de um ser [dito] irracional, frente a um ser [dito] racional, onde, mais uma vez, o humano escolhe e o outro "parceiro" é escolhido, sem chance de recusa!

Creio que, se pensarmos nos gladiadores romanos, as arenas incendiadas de gritos enlouquecidos quando os leões devoravam com vontade seja os soldados "heróis", seja os escravos e prisioneiros de guerra nas arenas, podemos afirmar, sim, que há uma grande evolução, que hoje já não se matam pessoas em público como um ato de diversão, legalmente aceito. Entretanto, qual o caminho da raça humana, se não for o da evolução? Séculos e milênios nos separam daquele "esporte" primitivo, instintivo e cruel.

Séculos nos separam do advento das touradas. Não chega? Chega, chega, sim!

O corpo esguio do toureiro é um símbolo, suas roupas, o porte, a habilidade, a capa, as lendas, tudo lindo... no imaginário! Mas, o que ele faz, o produto de todo o seu treinamento e exibição, não!

Pessoas de todo o mundo, como pode o entretenimento estar associado à violência, à dor, à crueldade, à submissão? À morte? Os jogos mortais virtuais já são um devaneio macabro, os crimes "reais" continuam absorvendo a estupefação de muitos.

Será que podemos pensar mais além? Nos seres indefesos? Nos animais? Será?

No caso das touradas, todos sabemos que o touro é excitado para que fique mais enraivecido, mais furioso, mais desesperado, encurralado, sem saída, antes mesmo de entrar na arena. A alimentação a que é submetido também acirra os ímpetos.

E o que são aquelas lanças, espetadas uma a uma em suas costas, desesperando-o até a consumação?

E, após a sua morte impiedosa, a carne é repartida entre as "autoridades" que lá estão. A fama do toureiro cresce não só por quantos touros consegue submeter e matar, mas, também, por quanto tempo consegue perpetuar o terrível espetáculo.

Aos 08 anos de idade comecei a ouvir histórias de toureiros mortos durante as touradas "por um touro impiedoso", "por um touro cruel", "por um touro sem coração" e outros adjetivos. Aí, interessei-me em saber como era aquilo, pois alguém treinar para ser um profissional matador de touros, onde estava o touro?  Aprendi COMO aconteciam esses episódios. Desde lá os repudio, embora entenda que CULTURA é algo arraigado, é crença enraizada, demora para se desvincular do cotidiano de quem a pratica. Mas já deu o que tinha p'ra dar!

IUUPPIII!!! BEM VINDA A LEI DA CATALUÑA, que entrará em vigor [apenas] em 2012 e que proíbe a prática das touradas. Esse movimento de conscientização já vem sendo divulgado há muito tempo e conta com a adesão de muitos órgãos internacionais. Torço, sincera e tenazmente, para que nada aconteça em oposição a essa lei e que ela possa, realmente, reinar, real, para todo o sempre. E que se alastre! (E que o mundo não acabe em 2012!!!...rsrs)


Quando Brigitte Bardot iniciou seu movimento, também revolucionário e hoje vitorioso, para diminuir o sofrimento do "bode expiatório" nos cultos religiosos que furam o pescoço do bode, o amarram e penduram de cabeça para baixo e, por dias e dias, deixam-no esvair-se em sangue, gota a gota, até morrer... PARA EXPIAR OS PECADOS dos humanos adeptos, ela sabia que não poderia bater de frente e, simplesmente, pedir para extinguir o culto.

Por isso, conseguiu que se promulgasse uma lei que instituiu a obrigatoriedade da anestesia para que o animal não sofresse tanto. Pelo menos isso!!!

Raça humana!

Agora, com o "espetáculo" da tourada não há como conseguir isso. Como anestesiar o touro, se é exatamente na sua desesperada fúria pela sobrevivência e tentativa de fuga da dor é onde reside a "alegria" de quem vem assistir o "show"?

Temos mais tristes episódios como esse, espalhados pelo mundo. Há tanta coisa! A farra do boi, tanto em Portugal como em Santa Catarina. As brigas de galos de rinhas, que na clandestinidade ainda enchem os fundos de páteos de muitos lugares. Os impiedosos adestramentos de elefantes e tantos outros animais. O horrível tratamento alimentar a que são submetidos os gansos para que se produza o "chique", o "sofisticado" e disputado patê de ganso!!! Gente! Vergonha pura! Pura Vergonha!

Há um bom tempo sinto que devemos acertar nossos dicionários para retirar dali o termo "humanização" como sinônimo de qualquer coisa elevada. Nós somos uma pobre raça perdida em seus devaneios e vaidades, sem nenhuma certeza de melhoria.

Que aumentem os movimentos de conscientização!

E VIVA A NÃO VIOLÊNCIA!



Em defesa dos animais

http://www.anda.jor.br/2010/07/28/brigitte-bardot-comemora-a-proibicao-das-touradas-na-catalunha/

Brigitte Bardot e Peta comemoram a proibição das touradas na Catalunha

28 de julho de 2010


A atriz francesa Brigitte Bardot, famosa por sua defesa dos direitos dos animais, comemorou a decisão do parlamento da Catalunha de proibir as touradas nessa região do nordeste da Espanha a partir de 1o de janeiro de 2012.

“É uma vitória da democracia sobre os lobbies taurinos. Uma vitória da dignidade sobre a crueldade. A tourada é de um sadismo incrível. Já não estamos nos jogos circenses e é necessário pôr um fim imediato a esta tortura animal”, afirmou a ativista em um comunicado.

Bardot precisou que, “depois do êxito legítimo desta iniciativa popular, recorreremos à iniciativa cidadã prevista pelo Tratado de Lisboa, pois abolir a barbárie na Europa é um dever moral”. “Parece-me inútil e doentio orientar o espírito das multidões para espetáculos de sangue e crueldade. Isso só faz alimentar o gosto pela violência que destrói nossa sociedade”, considerou.

“A França deve, agora, seguir o exemplo”, concluiu Bardot. O parlamento catalão aprovou nesta quarta-feira, com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções, o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste da Espanha, a partir de 2012.

O parlamento regional catalão decidiu dessa maneira aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.

Peta
A organização britânica de Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), entidade que luta pelo direito dos animais, comemorou nesta quarta-feira, 28, com euforia a proibição das touradas decretada pelo Parlamento da Catalunha. A medida entrará em vigor a partir de 2012.

Em uma nota emitida a partir de sua sede em Londres, o grupo destacou que houve conversas e que “a crueldade com os animais classificada como tradição não será tolerada”.

O grupo lembra que “várias cidades da Espanha, da França, de Portugal, da Colômbia, da Venezuela e do Equador se declararam recentemente contra as festas e corridas de touros” e considera uma boa notícia “a decisão da Catalunha de se converter na segunda região espanhola a proibir essas práticas”.

A Peta considera as touradas “uma perseguição covarde” e denuncia que o animal frequentemente sofre com “a administração de laxantes, golpes violentos, desidratação” e outras práticas.

Com informações do AFP e EFE



LEIA TAMBÉM:


CUADRILLERO - Touro de quase um tonelada assusta expectadores - VIVA!!!
Por Marise Jalowitzki 
10.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/cuadrillero-touro-de-quase-um-tonelada_10.html
Cuadrillero - Touro assusta expectadores - Pelo FIM DAS TOURADAS NO MEXICO E NO MUNDO!!!
Pelo fim das vaquejadas e Rodeios! Chega de Crueldade Animal!!! - Foto original EFE




Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! 


link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!


DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!

--------------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



marisejalowitzki@gmail.com
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







2 comentários:

  1. A humanidade caminha a passos tão lentos quanto aqueles do caracol!!! Mas só é possível acreditar em algum futuro mais promissor quando vemos de tempos em tempos avanços como este!!!
    Basta de violência!!! Só seremos mais humanos quando respeitarmos os animais!!! É com eles que iremos aprender a respeitarmos a nós mesmos!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo, cada palavra e pensamento!
    Muito grata pela contribuição!
    Sei o quanto estás fazendo a TUA PARTE!
    É nisso que acredito!
    Abraços e Felicidades, SEMPRE!

    ResponderExcluir