Mostrando postagens com marcador urânio líquido penetrando na água. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador urânio líquido penetrando na água. Mostrar todas as postagens

domingo, 26 de janeiro de 2014

Césio 137 em Goiânia, Urânio em Caetité, na Bahia



As 6.500 toneladas de lixo radioativo estão depositadas no  Parque Estadual Telma Ortegal - Abadia de Goiás, GO, Brasil - Entrada principal - Césio 137 -  19,6 gramas do pó radioativo resultaram em 6.500 toneladas de lixo radioativo - Foto site CNEN
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/cesio-137-em-goiania-uranio-em-caetite.html


Césio 137 em Goiânia
Urânio em Caetité, na Bahia
 
Página de links


Goiânia e  o Césio 137 -  25 anos do desastre radioativo de Goiânia
Por Heitor Scalambrini Costa, Odesson Alves Ferreira, Marise Jalowitzki e outros
13.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/goiania-e-o-cesio-137-25-anos-do.html


Após vinte e cinco anos do desastre radioativo, várias pessoas contaminadas pela radioatividade não recebem os medicamentos, que, segundo leis instituídas, deveriam ser distribuídos pelo governo.

Contaminados - 400 homens do consórcio CRISA, 120 da Andrade Gutierrez, além dos trabalhadores braçais avulsos - todos sem equipamentos adequados ou acompanhamento posterior, nem foram computados como vítimas.

 
Mais publicações neste blog:


Acidente em Goiânia - descaso,
omissão, preconceito 
Césio 137 - É Hora de Assistir - O Brilho da Morte - com Video

Por Marise Jalowitzki
11.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/cesio-137-e-hora-de-assistir-o-brilho.html  






Césio 137 - consequências
do acidente radioativo em
Goiânia, em 1987, recebe
descaso dos órgãos responsáveis.
A tragédia envolveu a abertura
de um desativado aparelho de
raios X e uma porção de 19
gramas de césio 137 em pó,
matou ao menos 66 pessoas
e afetou mais de mil.


Radioatividade ainda faz vítimas em Goiânia, desde 1987 - Césio 137

Por Marise Jalowitzki
30.abril.2012
LINK: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/radioatividade-ainda-faz-vitimas-em.html  







Rios e córregos poluídos na China se
assemelham aos que também temos
por aqui. Água está entre uma das
maneiras mais importantes de disseminar
 o câncer - Agrotóxicos, metais pesados, urânio


Vilas de Câncer na China e Caetité, na Bahia

Por Marise Jalowitzki
30.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/vilas-de-cancer-na-china-e-caetite-na.html 
 
 
 
 

Caetité, na Bahia - População pede
 esclarecimentos sobre 90 ton de Urânio

As 90 toneladas de Urânio em Caetité, na Bahia - Como acontece o Ciclo do Urânio no Brasil?

Por Marise Jalowitzki
15.junho.2011
http://t.co/9NjLq0k 









 
Caetité realiza audiência pública
sobre contaminação por lixo radioativo

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A CONTAMINAÇÃO POR LIXO RADIOATIVO EM CAETITÉ 

15.junho.2011
http://t.co/wS7kNA4 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Desastre - Japão e Chernobyl - Urânio líquido penetrando na água - Narração Brasil ( 3 de 9 )


Japão nível 7 - apesar dos esforços, radioatividade na atmosfera obriga a evacuação de novas áreas

O Desastre - Japão e Chernobyl - Urânio líquido penetrando na água -  Narração Brasil ( 3 de 9 )

Por Marise Jalowitzki
11.abril.2011
http://t.co/vS7jVSb

Na Ucrania, em 1986, para evitar pânico entre a população, também ocultaram a verdade sobre a tragédia. Nos dois dias que se seguiram à explosão do reator 4, em Chernobyl, as pessoas achavam estranho a presença dos policiais nas ruas, mas, como ninguém dizia nada, e a lei do silêncio imperava na "famosa" e temida URSS - União das Repúblicas Socialista Soviéticas, ninguém perguntava nada e tentavam seguir sua vida normalmente.

Naqueles dias havia um certo desconhecimento - até mesmo dos responsáveis - sobre TODOS os efeitos nefastos dessa porcaria chamada ENERGIA NUCLEAR. Eles mesmos, ao coletar os índices de radiação, achavam que as máquinas medidoras haviam avariado! Após 2 dias, 43 mil pessoas foram retiradas em 3 horas e meia! Mas, os próprios cientistas pareciam não acreditar no perigo da exposição. Eles mesmos, acompanhando de perto os esforços dos trabalhadores para conter os vazamentos e evitar uma nova explosão, ficaram desprotegidos e morreram tempos depois.

Um pouco bizarro pensar assim, pois se até a cientista descobridora - Mme. Curie, juntamente com seu esposo, que ficaram fascinados quando viram o fantástico brilho lilás do urânio, se até eles morreram em consequência de sua exposição durante as pesquisas, muito trágico - e cômico - que um governo, em sã consciência, fosse acreditar que bastaria apenas uns macacões e alguns sarcófagos para "prender" todos os efeitos desta energia.

Naqueles dias de pavor desconhecido, a temperatura dentro do reator ultrapassava os 3 mil graus! Se a água entrasse em contato com o magma (urânio derretido - líquido), a explosão seria ainda maior - de 3 a 5 megatons -  e teria tornado a Europa inabitável. Ainda hoje o magma frio (Urânio e Grafite) é uma ameaça.

O excesso de temperatura no reator pode causar o temido MELTDOWN, com a massa de urânio aumentando sua temperatura e tornando-se líquida, entrando terra adentro e possivelmente só parando ao atingir alguma massa grande de água, como o lençol freático.

O reator da Chernobyl  utilizava grafite como moderador e água como refrigerante, num circuito simples (não há divisão primário/secundário).

Os reatores ocidentais utilizam outro modelo. Como última linha de defesa num desastre, todos os reatores, inclusive os russos, têm uma "piscina" de água logo abaixo do núcleo do reator. Se o combustível chegar a fundir-se e escapar do reator, vai cair na água, causando uma reação explosiva por conta do choque térmico, mas ao menos ele não vai penetrar a terra. Apesar de todos os cuidados, tanto em Chernobyl como em Fukushima houve vazamento para a terra e lençóis freáticos.

Mas a m... é que os governos pensam sempre e sempre, apenas, no lucro imediato. Assim, devido ao baixo custo da energia gerada, optaram por ocultar da humanidade em geral o que havia acontecido. Nada de estatísticas, nada de alardear quantos feridos, quantos mortos, quantos deformados. Hoje, a Russia financia o tratamento dos que, ainda agora, nascem deformados - física e neurologicamente. Mas é só. 

Isto não foi, nem mesmo atualmente, divulgado cem por cem. Estuda-se um pouco sobre Madame Curie, um pouco menos sobre Chernobyl, e para por aí. Detalhes mais precisos sobre os perigos e efeitos da radiação nuclear, quem comenta? Nem agora, quando os noticiários estão cheios de notas e notas de Fukushima.

E, o pior: os governos - INCLUINDO O DO BRASIL - pensam em continuar com a utilização dessa energia tão danosa à humanidade.

Brasil tem 5 usinas em projeto, com uma senhora pressa para começar a construir. Chile vendeu o país à Obama para construir usinas nucleares (em um país com frequência em terremotos). A insanidade continua solta!!!




http://www.nea.fr/html/rp/chernobyl/

 

Contaminação com Plutônio foi encontrada no Japão. Apenas 500 g deste elemento é capaz de matar 30 milhões de pessoas.


O plutônio pode ser segurado na mão ou mesmo ingerido em pequenas quantidades, pois a digestão trata de eliminá-lo antes de tornar-se um risco biológico. O grande risco é inalar poeira de plutônio, pois alojar-se-á no pulmão para sempre, emitindo radiação continuamente e causando danos cumulativos. Um décimo de miligrama de plutônio no pulmão é morte certa.

Plutonio demora 245 mil anos para se decompor!


Diga NÃO às usinas nucleares!!!


Mais em:


Detalhes da tragédia que assolou o Japão




A tragédia que assolou o Japão

Link: http://t.co/jbksFiU