terça-feira, 3 de dezembro de 2019

4 ervas que aumentam a concentração e protegem o cérebro da depressão, ansiedade e doença de Alzheimer


"Há uma tendência crescente no uso de fitoterápicos, em vez de medicamentos, por isso é hora de dar mais atenção à aplicação do ginseng, o avô das plantas medicinais, das ciências básicas ao leito dos pacientes." NCBI - National Center for Biotechnology Information - Centro Nacional de Informação Biotecnológica - 2019 -   https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30513224


A medicina funcional, que usa fitoterápicos e-ou homeopatia, está sendo exercida principalmente por médicos formados pela medicina convencional (alopatia), QUE MIGRAM para novas formações e especializações, seja em MA - Medicina Antroposófica, MTC - Medicina Tradicional Chinesa, Naturopatia, etc.. Os resultados estão sendo cada vez mais promissores aos que se dispõem a não mais conviver pura e simplesmente com a medicação alopática, que é boa, sim, para situações de emergência (como os antibióticos, por exemplo), mas não para uso prolongado, pelo efeitos colaterais que traz.

Este post (bem como este blog) em nenhum momento aconselha abandonar o tratamento alopático que vem sendo usado, principalmente no que concerne ao uso de psicotrópicos, os famosos 'tarjados'. O que está sendo sugerido é procurar um médico destas outras medicinas e, com o devido acompanhamento, ir usando, conjuntamente, os fitoterápicos, espaçando as doses e, muitas vezes, obtendo o desmame dos medicamentos alopáticos, especialmente das drogas psicotrópicas, que causam dependência e tem efeitos colaterais danosos. 





Por David Wolfe (Em tradução livre de Marise Jalowitzki)

"Com todo o estresse com o qual lidamos no dia a dia e o fluxo constante de informações para o cérebro, às vezes, nossa mente pode precusar de um pequeno impulso. Quando se trata de saúde do cérebro, a natureza nos forneceu alguns dos melhores remédios. Existem várias ervas que têm o poder de reduzir o estresse e a ansiedade, protegendo nosso cérebro da demência e fornecendo outros benefícios surpreendentes à saúde de nossa mente, incluindo aumento da memória, foco e desempenho cognitivo. Se o seu cérebro precisa de um impulso, considere um remédio herbal natural que lhe é fornecido pela natureza."

Aqui estão quatro ervas que podem proteger seu cérebro:

1. Ginseng



"Estudos mostraram que o Ginseng é capaz de melhorar o humor e a função mental para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. O ginseng também tem a capacidade de estimular as células do cérebro e melhorar a concentração. Um estudo descobriu que o ginseng pode funcionar como um tratamento natural da doença de Alzheimer. Os pesquisadores também descobriram que o ginseng possui poderosas propriedades anticâncer. Tem a capacidade de inibir o crescimento do tumor, o que sugere que ele pode funcionar como um tratamento natural do câncer." Estudos continuam.

Em 2019, os resultados de um novo estudo com Ginseng foi publicado, desta vez em relação ao AVC, isquemia cerebral global; hemorragia intracerebral; oclusão da artéria cerebral média; MCAO permanente; hemorragia subaracnóide; MCAO transitório.  Outro estudo, também de 2019: Ginseng no tratamento a AVC, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson


2. Ginkgo Biloba




"Como uma das espécies mais antigas de árvores vivas, o Ginkgo Biloba tem sido usado há séculos para tratar muitos problemas de saúde, incluindo fluxo sanguíneo deficiente e memória insuficiente. Também foi demonstrado que ajuda pacientes com demência aumentando o fluxo de oxigênio para o cérebro. O Ginkgo Biloba suporta células nervosas afetadas pela demência e pode ser benéfico na prevenção da doença de Alzheimer, graças aos antioxidantes que ela contém que combatem os radicais livres. Acredita-se que os flavonóides e terpenóides no Ginkgo Biloba ajudem a reduzir as chances de doenças cardíacas, câncer e Alzheimer."



3. Alecrim



"Um dos primeiros usos documentados de Alecrim (Rosemary, em inglês) foi como estimulante cognitivo. É capaz de aumentar a retenção de memória, melhorar a memória e aumentar o foco. A capacidade do Alecrim de estimular a atividade cognitiva pode ajudar a reduzir o risco de Alzheimer ou demência. O aroma doce de alecrim tem sido associado à melhora do humor e ao alívio do estresse naqueles que sofrem de ansiedade crônica ou desequilíbrios hormonais."

N.B.: Como em todas as recomendações, fica o alerta para o acompanhamento com um médico da medicina funcional (natural), que atente para a alimentação, combustível básico para nosso corpo e manutenção da saúde. Em um Grupo que mantenho no Facebook, uma mãe diz que usou "por conta" o Alecrim em seu menino pequeno (não especificou a dose). Ele teve refluxo, vomitando.Cada corpo tem suas próprias reações e é preciso observar estas reações, coisa que o médico especialista pode e deve fazer.


4. Hortelã-pimenta



"A hortelã-pimenta contém um fitonutriente conhecido como monoterpeno. Estudos em animais mostram que esse fitonutriente tem a capacidade de interromper o crescimento de tumores pancreáticos, mamários e hepáticos. Também foi demonstrado que ajuda a proteger contra o câncer no cólon, pele e pulmões. Os pesquisadores descobriram que o cheiro e o sabor da hortelã-pimenta podem ter efeitos profundos na função cognitiva. Estudos demonstraram que a hortelã-pimenta aumenta o estado de alerta, memória, resolução de problemas, julgamento e atenção."

Pessoalmente, costumo comer uma a duas folhinhas de hortelã pela manhã, cru, por vezes em jejum.

Transcrição (o que está entre aspas ("  ") : https://www.davidwolfe.com/4-herbs-protect-brain-depression-anxiety-alzheimers/
Em tradução livre por Marise Jalowitzki)


Fontes:

NCBI - National Center for Biotechnology Information -
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18580589 (Gingseng - Panax)

NCBI - National Center for Biotechnology Information - (Gingseng - Panax - 2019)
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30513224

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22780999 (Gingseng - Panax - 2012)

Dr. Axe - https://draxe.com/nutrition/ginseng-benefits/ (Benefícios do Gingseng)

The Healthy Food - http://thehealthy-food.com/4-herbs-that-can-protect-your-brain-from-alzheimers-depression-anxiety-and-more/ (4 ervas p melhorar a cognição-memória)

Organic Facts - https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/rosemary.html (Alecrim)

The World’s Healthiest Foods - http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=102 (Hortelã-pimenta)

Natural Society - https://naturalsociety.com/mint-scent-improve-brain-cognition-memory/ (Hortelã-pimenta)


O ginseng processado a quente melhora a função cognitiva em pacientes com doença de Alzheimer moderadamente grave

Heo JH, Lee ST, Chu K, Oh MJ, Park HJ, Shim JY, Kim M.

Abstrato
OBJETIVOS:
Foi relatado que o ginseng melhora a função cognitiva em animais e em indivíduos saudáveis ​​e com problemas cognitivos. Neste estudo, investigamos a eficácia de uma forma de ginseng processada a quente que contém ginsenosídeos mais potentes do que o ginseng cru no tratamento de comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Alzheimer moderadamente grave (DA).

MÉTODOS:
Quarenta pacientes com DA foram randomizados em um dos três grupos de doses diferentes ou no grupo controle da seguinte maneira: 1,5 g / dia (n = 10), 3 g / dia (n = 10) e 4,5 g / dia (n = 10) grupos ou controle (n = 10). A Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer (ADAS) e o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) foram utilizados para avaliar a função cognitiva por 24 semanas.

RESULTADOS:
Os grupos de tratamento mostraram melhora significativa no MMSE e no ADAS. Pacientes com grupo de dose mais alta (4,5 g / dia) apresentaram melhorias no escore ADAS cognitivo, ADAS não cognitivo e no MEEM, já em 12 semanas, o que se manteve por 24 semanas de acompanhamento.

DISCUSSÃO:
Esses resultados demonstram a potencial eficácia de uma forma de ginseng processada termicamente na função cognitiva e nos sintomas comportamentais em pacientes com DA moderadamente grave.

PALAVRAS-CHAVE:
Doença de Alzheimer; Conhecimento; Ginseng



Heat-processed ginseng enhances the cognitive function in patients with moderately severe Alzheimer's disease.

Abstract

OBJECTIVES:

Ginseng has been reported to improve cognitive function in animals and in healthy and cognitively impaired individuals. In this study, we investigated the efficacy of a heat-processed form of ginseng that contains more potent ginsenosides than raw ginseng in the treatment of cognitive impairment in patients with moderately severe Alzheimer's disease (AD).

METHODS:

Forty patients with AD were randomized into one of three different dose groups or the control group as follows: 1.5 g/day (n = 10), 3 g/day (n = 10), and 4.5 g/day (n = 10) groups, or control (n = 10). The Alzheimer's Disease Assessment Scale (ADAS) and Mini-Mental State Examination (MMSE) were used to assess cognitive function for 24 weeks.

RESULTS:

The treatment groups showed significant improvement on the MMSE and ADAS. Patients with higher dose group (4.5 g/day) showed improvements in ADAS cognitive, ADAS non-cognitive, and MMSE score as early as at 12 weeks, which sustained for 24-week follow-up.

DISCUSSION:

These results demonstrate the potential efficacy of a heat-processed form of ginseng on cognitive function and behavioral symptoms in patients with moderately severe AD.

KEYWORDS:

Alzheimer disease; Cognition; Ginseng
PMID:
  
22780999
  
DOI:
  
10.1179/1476830512Y.0000000027



As pesquisas com Gingseng continuam:

Em 2018, um estudo demonstrou resultados em situações de fadiga, sudorese, hipertensão. 
"Nossa revisão mostrou algumas evidências da utilidade do ginseng, o que sugere que ele tem potencial para ser usado no tratamento de sintomas relacionados à idade e fragilidade, como fadiga e hipertensão." (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30705884)


Ginseng e AVC

Em 2019, os resultados de um novo estudo com Ginseng foi publicado, desta vez em relação ao AVC, isquemia cerebral global; hemorragia intracerebral; oclusão da artéria cerebral média; MCAO permanente; hemorragia subaracnóide; MCAO transitório

 2019 Apr 24;13:294. doi: 10.3389/fnins.2019.00294. eCollection 2019.

Eficácia e Mecanismo do Panax Ginseng no Curso Experimental.
Liu L1, Anderson GA1, Fernandez TG1, Doré S1,2.
Informação sobre o autor
1
Departamento de Anestesiologia, Centro de Pesquisa Translacional em Doenças Neurodegenerativas e McKnight Brain Institute, Universidade da Flórida, Gainesville, FL, Estados Unidos.
2
Departamentos de Neurologia, Psiquiatria, Farmacêutica e Neurociência, Universidade da Flórida, Gainesville, FL, Estados Unidos.

Abstrato
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade a longo prazo em todo o mundo. No entanto, abordagens terapêuticas eficazes ainda são limitadas. A interrupção do suprimento sanguíneo desencadeia eventos temporais e espaciais complicados que envolvem alterações hemodinâmicas, bioquímicas e neurofisiológicas, levando a distúrbios patológicos e diversos sintomas clínicos. O ginseng (Panax ginseng), uma erva popular distribuída no leste da Ásia, tem sido amplamente utilizada como suplementos medicinais e nutricionais para uma variedade de distúrbios em todo o mundo. Nos últimos anos, o ginseng mostrou efeitos benéficos atraentes em distintos distúrbios neurológicos, incluindo acidente vascular cerebral, envolvendo múltiplos mecanismos de proteção. Neste artigo, revisamos a literatura sobre estudos de ginseng no campo experimental do AVC, enfocando particularmente as evidências in vivo sobre a eficácia preventiva ou terapêutica e os mecanismos do ginseng e ginsenosídeos em vários modelos de AVC de camundongos e ratos. Também resumimos a eficácia e os mecanismos subjacentes ao ginseng e aos ginsenosídeos nos resultados de acidente vascular cerebral a curto e longo prazo.

PALAVRAS-CHAVE:
ginsenosídeos; isquemia cerebral global; hemorragia intracerebral; oclusão da artéria cerebral média; MCAO permanente; hemorragia subaracnóide; MCAO transitório
(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31068769)



Este também é de 2019: Ginseng no tratamento a AVC, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson

Potencial terapêutico do Panax ginseng e seus constituintes, ginsenosídeos e gintonina, em distúrbios neurológicos e neurodegenerativos: uma revisão de patentes.
Rajabian A1,2, Rameshrad M3, Hosseinzadeh H3,4.

Informação sobre o autor

1 - Centro de Pesquisa Farmacológica de Plantas Medicinais, Faculdade de Medicina, Universidade de Ciências Médicas Mashhad, Mashhad, Irã.

2 - Departamento de Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Ciências Médicas Mashhad, Mashhad, Irã.

3 - Centro de Pesquisa Farmacêutica, Instituto de Tecnologia Farmacêutica, Universidade de Ciências Médicas Mashhad, Mashhad, Irã.

4 - Departamento de Farmacodinâmica e Toxicologia, Escola de Farmácia, Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, Mashhad, Irã.

Abstrato
INTRODUÇÃO:
O ginseng, Panax ginseng, tem sido usado para várias doenças e comprovou sua grande eficácia no gerenciamento de doenças do sistema nervoso central.

ÁREAS COBERTAS:
Este artigo cobre o potencial terapêutico das patentes do ginseng e de seus constituintes ativos para desenvolver terapias para distúrbios neurodegenerativos e neurológicos, desde 2010. A revisão da literatura foi fornecida usando vários mecanismos de pesquisa, incluindo Google Patent, Espacenet e US Patent no campo de doenças neurodegenerativas, Doença de Alzheimer, doença de Parkinson, distúrbios cognitivos e neurológicos.

OPINIÃO DE UM 'EXPERT:
Os dados coletados representaram méritos notáveis ​​do ginseng no tratamento de distúrbios neurodegenerativos e neurológicos. Esses efeitos foram mediados por neurogênese, propriedades anti-apoptóticas e antioxidantes, inibição da disfunção mitocondrial, canais Ca2 + operados por receptores, agregação beta amilóide e ativação microglial, bem como modulação de neurotransmissores. No entanto, estes compostos têm aplicação clínica limitada para a prevenção ou tratamento de distúrbios neurodegenerativos e neurológicos. Isso pode dever-se a dados incompletos sobre suas propriedades clínicas farmacocinéticas e de toxicidade e a investimentos econômicos limitados. Há uma tendência crescente no uso de fitoterápicos, em vez de medicamentos, por isso é hora de dar mais atenção à aplicação do ginseng, o avô das plantas medicinais, das ciências básicas ao leito dos pacientes.

PALAVRAS-CHAVE:
Doença de Alzheimer; Panax ginseng; Mal de Parkinson; Patente; ginsenosídeo; neuroprotective
PMID:
  
30513224
  
DOI:
  
10.1080/13543776.2019.1556258

Nenhum comentário:

Postar um comentário