terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Inalar Alecrim estimula a memória e é antidepressivo, melhora o astral

Óleo essencial de Alecrim melhora a concentração, ativa a memória



Por Marise Jalowitzki

Problemas de memória, muitos tem. Melhora na concentração, quem não quer? Em especial para crianças e idosos, estas informações são preciosas! Além de otimizar a performance também em indivíduos saudáveis.

Desde muito tempo nossos avós já falavam nos benefícios do Alecrim, por exemplo, para melhorar a acuidade mental, manter o foco nos estudos e assuntos em geral. A MTC - Medicina Tradicional Chinesa e todas as medicinas funcionais lidam com o poder das ervas medicinais. No Brasil, temos as chamadas PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - AS OUTRAS MEDICINAS E INTERVENÇÕES, também utilizadas pela rede pública de saúde, o SUS. Nelas são utilizados tais medicamentos, de forma isolada ou conjuntamente, inclusive em problemas de saúde mais sérios. 

E não é de hoje que especialistas também da medicina convencional (alopatia) se debruçam sobre o tema, procurando comprovar cientificamente os poderes dos medicamentos naturais (fitoterápicos). 

Uma destas pesquisas, feita pela Universidade de Northumbria - UK, mostra que o alecrim apresenta um impacto significativo no humor e na memória. O que os pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade comprovaram é que 



Cheirar Alecrim estimula a memória

Este é um dado interessante, pois já recebi relatos de mães que, por conta de prescrição de médico funcional, deram chá de alecrim a seus filhotes e o efeito foi prejudicial, com vômitos e convulsões. Assim, cheirar o óleo de alecrim pode ser altamente benéfico, pois as propriedades são mantidas sem que o fígado tenha de se encarregar de processar o que ingerimos. 

Quando inalamos, as moléculas passam diretamente para a corrente sanguínea, indo até o cérebro.

Os pesquisadores solicitaram a 150 pessoas saudáveis, ​​com 65 anos ou mais, que se distribuíssem em salas separadas: uma com perfume de óleo de alecrim, outra com perfume de óleo essencial de lavanda e mais outra sala de controle com nenhum perfume. Os voluntários foram convidados a realizar testes que avaliavam sua memória em potencial:  a capacidade de lembrar de fazer algo em um determinado momento, como tomar remédios ou depois de receber um aviso, como postar uma carta depois de ver uma caixa postal. Eles também completaram um teste de avaliação de humor.

Os melhores escores foram obtidos pelos que estiveram na sala com aroma de alecrim. Eles exibiram uma memória prospectiva significativamente aprimorada, estavam mais alertas e apresentaram pontuações de teste 15% maiores do que aqueles que estavam na sala sem aroma. 



E os que estavam na sala com perfume de lavanda?

A lavanda, juntamente com a camomila, são sabidamente essências calmantes, cujos óleos são usados também em massagens relaxantes. Os resultados com os voluntários da pesquisa não foram diferentes: os que passaram algum tempo na sala perfumada com lavanda exibiram um aumento significativo de calma e satisfação, porém, com uma diminuição na capacidade de se lembrar de fazer algo em um determinado momento proposto.

O Dr. Mark Moss, Chefe do Departamento de Psicologia, disse: "O Alecrim tem uma reputação de estar associado à memória - até Shakespeare, em sua obra imortal Hamlet - cita o alecrim como revigorante da memória. Isso é sumamente importante, porque a memória em potencial, por exemplo, permite que você se lembre de tarefas que precisam ser executadas em determinados horários do dia".

Dr. Claudio Rhein, MD da MTC - Medicina Tradicional Chinesa, em Caxias do Sul-RS, ratifica e aponta os demais benefícios do Alecrim:

ALECRIM - propriedades
- antidepressivo (traz alegria, levanta o astral),
- bom para mente, para a memória,
- equilibra a pressão arterial
- atua na tosse, gripes, asma e problemas respiratorios,
- melhora a digestão,
- alivia cólicas,
- reduz gases intestinais,
- combate o stress,
- atua no mau hálito,
- fortalece o sistema imunológico, pois atua como desintoxicante,
- combate a ação de bactérias e vírus (antinflamatório),
- atua em processos urinários (cistite, infeção) etc. etc. etc.
Uma plantinha tão dadivosa,
e tão pouco reconhecida. 

Um dos compostos existentes no óleo de Alecrim, responsável pela melhora da memória é o eucaliptol, pois causa um aumento do neurotransmissor acetilcolina, impedindo que ele se transforme em uma enzima. Pode, portanto, agir de forma semelhante às drogas convencionais para tratamentos para demência e otimização em todos os casos. 


Os resultados desta pesquisa foram apresentados na British Psychological Society Conference anual em Nottingham (26-28 de abril de 2016).

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/tdah-massagem-com-oleo-de-camomila.html

- Os superpoderes do alecrim contra a demênciahttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1139105/os-superpoderes-do-alecrim-contra-a-demencia-e-alzheimer?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=1139105

4 ervas que aumentam a concentração e protegem o cérebro da depressão, ansiedade e doença de Alzheimer -  http://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/12/4-ervas-que-aumentam-concentracao-e.html


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro TDAH Crianças que desafiam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário