quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Funcionários encontram surpresa chocante dentro da caixa de envio


 Resgate de um filhote de tigre siberiano aconteceu por órgãos oficiais na Russia





Por Ameena Schelling
Em tradução livre: Marise Jalowitzki
publicado neste blog em 14.outubro.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/10/funcionarios-encontramsurpresa-chocante.html



O filhote de tigre contrabandeado recebe lar em cativeiro.
Funcionários da Rússia encontraram uma peça muito surpreendente de contrabando esta semana: um filhote de tigre em extinção.

O tigre de Amur jovem, cuja mãe provavelmente tenha sido morta antes de ele ser capturado no meio natural, estava sendo traficado através de uma "rota de abastecimento do mercado negro" para a China, de acordo com o Siberian Times. Partes de tigre estão em alta demanda na China, onde os seus ossos e outras partes do corpo são utilizadas na medicina tradicional chinesa.

Felizmente, os funcionários foram avisados, e um vídeo postado pela Siberian Times mostra o momento em que o pequeno filhote foi resgatado - e como áspera a viagem provavelmente tenha sido para ele.

O vídeo abre com ele preso em uma pequena caixa de ripas, c poucos m quadrados de tamanho. Não está claro se ele foi encontrado nesta caixa, ou se as autoridades colocaram-no ali para sua viagem a Moscou, onde ele está atualmente recebendo uma avaliação médica.

Quando um jornalista se aproxima dele, seus olhos escuros podem ser vistos olhando através do espaço entre as ripas.


Funcionários abrem a caixa para revelar o pequeno filhote, deitado no canto sobre o que parece ser uma pele de carneiro, seu prato de comida derrubado. Um funcionário estende a mão para acariciá-lo, e o pequeno filhote está lá, respirando pesadamente e rosnando, provavelmente aterrorizado por seu calvário.


Seus movimentos parecem prejudicados - é possível que ele estivesse drogado, qo que o deixaria mais calmo na viagem. No entanto, ele consegue arrastar-se para o outro lado da jaula, mostrando seu lado selvagem ao rosnar timidamente para o homem.

Os funcionários, em seguida, fecham a caixa e o transportam para um local de recolhimento. Quando abrem novamente a caixa, a cena no interior é de partir o coração. O filhote se agacha a um canto, uma imagem de derrota, enquanto ele tenta tornar-se tão pequeno quanto possível. Ele se abaixa para cutucar a sua tigela de comida derrubada, uma coleira em torno de seu pescoço.

(deve estar com sede e enjoado!)



No entanto, seu temperamento volta quando lhe é oferecido um pedaço de carne, na tentativa de atrí-lo para fora. Ele o agarra com os dentes, mas quando o funcionário tenta instigá-lo para sair da jaula, o filhote libera rapidamente a carne e faz uma tentativa de ataque ao homem.

(Claro, seu instinto de proteção é mais forte! Os funcionários demonstram não saber de certo hábitos, pois as presas vivas, quando atacadas, são sempre mordidas pelas costas...)

Talvez percebendo que atiçar o filhote assustado não é o melhor método, o funcionário deixa a carne na frente da caixa e se distancia alguns passos. Cautelosamente, o pequeno tigre sai em sua estranha casa nova, sem mãe e confuso, e pára para investigar o que parece ser um filhote de leão mais velho através das paredes de arame na frente dele.





Este pequeno filhote deve ser oriundo de milhas de distância, tendo vivido em estado selvagem com sua mãe. Infelizmente, ele agora vai viver em Moscou, por enquanto, graças à demanda por partes de tigre e do comércio ilegal de animais silvestres. O filhote não será devolvido à natureza, de acordo com o Siberian Times. Ele não poderá sobreviver por conta própria depois de ser tirado de sua mãe. 
Não está claro se eles vão tentar reintroduzi-lo à vida selvagem quando for mais velho.
Seu resgate é um dos mais importantes, considerando como alguns tigres de Amur são retirados da vida selvagem. Também conhecidos como tigres siberianos, sua população caiu para apenas 20-30 animais na década de 1930. Graças à medidas de proteção agressiva os números tiveram um retorno, embora ainda estejam em perigo: Há apenas cerca de 450 indivíduos em estado selvagem.
A perda deste tigre como um potencial pai selvagem seria um duro golpe para a conservação, cjá que cada indivíduo é de importância crucial para o repovoamento. Neste sentido, até mesmo a vida em cativeiro é uma alternativa melhor do que o que teria acontecido se ele, assim sozinho, não tivesse sido resgatado (provavelmente teria sido morto para servir à medicina chinesa).
Fonte: The Dodo
https://www.thedodo.com/russian-officials-rescue-tiger-1402682263.html?utm_source=The+Dodo+Newsletter&utm_campaign=3b1bf8b5fe-10_14_2015_NL&utm_medium=email&utm_term=0_4342b46fc5-3b1bf8b5fe-142156325

Você pode assistir o vídeo completo abaixo

Siberian tiger seized in Nizhnevartovsk





Todas as imagens: YouTube/Siberian Times


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Meus Blogs: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário