terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TDAH - Papeleta azul já na primeira consulta continua acontecendo - O que é preciso fazer









Por Marise Jalowitzki
16.dezembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/12/tdah-papeleta-azul-ja-na-primeira.html


As bulas possuem muitas das explicações e alertas necessários. É certo que as letrinhas são miúdas; certo, também, que os riscos mais sérios estão lá bem mais adiante, em bula extensa... "dá uma preguiça de ler"...  Por vezes, as informações aperecem somente em sites com recomendações 'para médicos'. E, mais: tem o velho chavão: "Médico entende! Afinal, ele estudou para isto!"... Embora hoje, 9 em cada dez médicos pesquisados, declarem receitar já na primeira consulta - em média, 10 a 15 minutos...)

Muitas mães, inbox, continuam afirmando isso. Papeleta azul sem nenhum exame! Sem quase nenhuma explicação...

Este cenário deixa a responsabilidade para todos os envolvidos.

Precisamos deixar esta 'maldita' pressa em querer "resolver" logo o que se julga "problemas"....e que tem outro nome e outros procedimentos.

Para os pais: educar um filho, com Amor, Compreensão e Aceitação, fornecendo-lhe as condições para acreditar em si e enfrentar a realidade!

Para os educadores: Conduzir os pequenos e adolescentes para uma trajetória consistente, com informações e senso crítico.

Para os profissionais da saúde: atenção, zelo, envolvimento, responsabilidade e compromisso ético!!

Crianças precisam de Proteção, Amor, Respeito, Amparo e Acolhimento!!
E, sem dúvida, quem mais vai sofrer caso algo der errado, serão os genitores!

Pais e Mães, questionem, perguntem, perguntem de novo!! Na dúvida, procurem outro especialista! Informem-se sobre outros tipos de tratamento! Estabeleçam parcerias com a escola!

Evitem medicalizar seus filhos! As consequência podem ser imprevisíveis!!

Lembrando que "o consumo de substâncias farmacológicas pode ter implicações adicionais  no caráter, pois a criança é ensinada que ela somente pode 'funcionar' de uma forma socialmente adequada, se for com a ajuda destas drogas! 
Na medida em que traços de caráter são alterados medicamentosamente, deixando-o dependente de drogas psicotrópicas, isto acarreta consequências para a formação da personalidade da criança e sua autoestima, e pode promover o desenvolvimento de padrões de comportamento de dependência." (Comissão Nacional de Bioética Médica da Suíça * - Parecer 18/2011 - págs 148 e 149 - Livro TDAH Crianças que Desafiam)


(*) - Suíça é o país onde "nasceu" a ritalina



Mais sobre o tema TDAH, nestes blogs:




 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta






Nenhum comentário:

Postar um comentário