terça-feira, 19 de março de 2013

O Campo Grita! O sertão tem sede e implora por água!

...e mais um Dia Mundial da Água está chegando!!! Caicó tenta chamar a atenção para a pior seca enfrentada pelo nordeste nos últimos 50 anos

Dia 22 de março - Dia Mundial da Água



O Campo Grita! 
O sertão tem sede e implora por água!


Por Marise Jalowitzki
19.março.2013
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/03/o-campo-grita-o-sertao-tem-sede-e.html


Passou-se o tempo em que a população pobre, ingênua e esperançosa, aguardava o dia de São José para resolver o problema da seca no Nordeste. Seca histórica. Interesses políticos excusos, também.
Gente, como é possível que a situação permaneça nesse patamar de emergência, de urgência, de desespero?

Cidadãos interioranos atacam caminhões pipa para tentar roubar...água! Há populações do interior do Rio Grande do Norte, como no Seridó, por exemplo, que recebem [ao todo] 20 litros de água por dia!!! Isto é praticamente o que gastamos em nossa casa para lavar a louça em um dia!!! Como é possível?

A pior seca dos últimos 50 anos requer UMA AÇÃO EMERGENCIAL!! Não dá para estender a ação [sempre] deficitária dos anos anteriores, como se a tragédia "já fosse velha conhecida"! Ela está pior, bem pior!


Previsão de chuvas no nordeste é apenas para junho!! E até lá? Água é direito inalienável! Preços de produtos aumentam e população tem sede. Ações mais abrangentes precisam ser tomadas já!


Será que o clamor do povo desprovido vai chegar até o Planalto? Vai sensibilizar os brasileiros? Vai receber soluções e não paliativos?

Há pouco assisti um pouco de uma plenária do Senado, através da tv aberta. Dois senadores (um da Paraíba e um do RN) trouxeram as alarmantes notícias. Após seus discursos, veio um senador de Pernambuco, da bancada do governo e rebateu: "apesar das difamações dos que querem denegrir o governo, tenho a dizer que os índices de aceitação de nossa presidenta tem aumentado no nordeste"! Gente, mas O QUE uma coisa tem a ver com a outra? Está-se falando de uma situação no aqui-e-agora e não de ideologias!

Repito: DE NADA ADIANTA PROMULGAR UMA LEI OU MESMO ENCAMPAR AÇÕES, SE ELAS NÃO VIEREM ACOMPANHADAS DE FISCALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO. Trabalhei por um largo tempo em[e com]  serviço público e sei muito bem como funcionam os relatórios que são enviados para as centrais e para a mídia. Tudo muito bonito no papel. NINGUÉM PARA FISCALIZAR VERDADES! Que dirá a EFICÁCIA! 

NO RN, por exemplo, dos 6 mil poços perfurados, 3.500 deixaram de funcionar por falta de manutenção! Em vários dos que tem água, ela não pode ser aproveitada porque falta os dessalinizadores! Mil ainda não foram instalados! Resta o que?

O Jornal hoje mostra a triste realidade do interior nordestino e traz um senhor que tinha 1.200 bois; 700 (!!!) morreram devido à seca e ele, impotente, "espera" a morte dos outros, já que não há solução por parte dos governos. E os pequenos cidadãos, aqueles que só tem uma vaquinha, ou que tem apenas o quintal para plantar e comer? O que o governo vai fornecer? Mais cestas básicas? Até a próxima seca? Qual o discurso? Mais 500 anos para "reformar"? MAS, VIVA A COPA, VIVA O RIO-RICO TODO FARAONICAMENTE PREPARADO, enquanto há alguns metros continuam os deslizamentos, os soterramentos e as mortes.


Pior seca dos últimos 50 anos. Povo "saqueia" caminhões pipa por absoluta falta de água. Agora, há uma escolta  policial para garantir que a água chegue aos órgãos públicos, como hospitais.
A Diocese de Caicó lançou uma campanha 'O CAMPO GRITA" - O Povo tem sede e implora por água!!! Vamos lá? Não é só na África, não!!! A situação aqui está igualmente extremada! Quem vai levar a sensibilização para os que podem fazer algo??? (Quem quiser saber mais sobre a campanha, aí vai o e-mail do senador Paulo Davim paulodavim@senado.leg.br )

No Haiti, entre milhares de benfeitores, há o ator Sean Penn, ganhador de 2 Oscar, que levantou a bandeira e auxilia com campanhas, arrecada e destina dinheiro, põe a mão-na massa em prol dos pobres e trabalha pela restauração do país devastado por terremotos e enchentes. Quem será, aqui, no Brasil, a celebridade que vai "comprar a causa" e promover a conquista por medidas mais justas, cabíveis e efetivas na questão das secas?

Você sabia que DE TODAS AS OBRAS SOCIAIS EXISTENTES NO BRASIL, 70% são realizadas pela Igreja Católica, 20% por outras religiões e entidades e só 10% PELO GOVERNO???

Quando escuto apelos assim dramáticos dos dois senadores, nesta tarde, vejo o quanto eles também estão de mãos amarradas; Dão seu discurso, o presidente da mesa (no caso, o senador Paulo Paim) laconicamente agradece e anuncia o próximo discursante! Há que se cobrar uma AÇÃO MAIS ABRANGENTE DO GOVERNO FEDERAL!!! Hoje a presidente está, justamente, assistindo da Missa no vaticano, onde o Papa Francisco pede por um olhar mais efetivo para os mais pobres, diminuindo as desigualdades. Tem de implantar, sim, mas, também, fiscalizar, dotar de recursos para a manutenção!!!


A Diocese de Caicó e o Movimento de Apoio aos Homens e Mulheres Rurais lançaram a campanha “O Campo Grita: temos sede, queremos água!”. Com o questionamento “depois dos nossos animais, as próximas vítimas seremos nós?”, o movimento pretende despertar na população que a água é um 
direito humano. Para isso, estimula a cobrança diretamente aos órgãos competentes representados pelo governo federal e estadual, além da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
No cartaz da campanha estão os seguintes endereços, para que se possa promover essa interação via correspondência, e-mail e redes sociais:


GOVERNO FEDERAL

Presidência da República Federativa do Brasil
Palácio do Planalto – Praça dos Três Poderes
CEP: 70150-900 Brasília-DF
Secretaria Geral (61) 3411-1571/1572

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Centro Administrativo do Estado
BR 101, Lagoa Nova – CEP: 59064-901
Recepção da Governadoria: (84) 3232-5138/5139
www.rn.gov.br/contato Twitter:@GovernodoRN

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – SEMARH

Rua Dona Maria Câmara, 1884, Capim Macio, CEP 590082-430 – Natal/RN
Telefones:984) 3232-2400/2410/2411
www.semarh.rn.gov.br



DIVULGUE! PARTICIPE! ENVIE! COMPARTILHE!


MAIS ENFOQUES SOBRE O TEMA ÁGUA (contaminação, preservação, despoluição, tratamento, educação da população, alternativas, etc.)http://t.co/Cs0ngIG 



Água limpa, um direito de todos!


Alguns temas específicos, neste blog:
Dessalinização da água: 
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/como-fazer-o-forno-solar-domestico-que.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/06/agua-do-mar-vira-agua-potavel.html
Cisterna de pneus para captação da água da Chuva:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/pneus-e-impactos-ambientais-cisterna.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/escola-utiliza-cisterna-feita-com-pneus.html




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário