quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia Mundial das Águas - Preserve o que lhe foi dado por empréstimo


Esta Casa - Eco - é um lugar que nos foi concedido. Não nos pertence, somos hóspedes, inquilinos, NUNCA DONOS!!!

Dia Mundial das Águas - Preserve o que lhe foi dado por empréstimo

Por Marise Jalowitzki
06.março.2013
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/03/dia-mundial-das-aguas-preserve-o-que.html

Ao longo desses últimos anos tenho refletido sobre a questão da existência, tratamento e desperdício das águas do planeta. A presidência vai até a região de Caxias, no RS, inaugura uma nova barragem (2012) e anuncia que o povo da cidade envolvida terá água por 30 anos. Sim, a vida útil de uma barragem é mediana, mesmo tendo todos os cuidados, seja na sua construção, seja na manutenção. Após este tempo (que, em hidrelétricas podem durar de 100 até 200 anos) uma nova barragem terá de ser construída, causando novas [e irreversíveis] mudanças ao eco sistema. Espécies endêmicas (únicas da região) desaparecem para sempre nestes processos, fauna e flora são alterados, pequenos rios e córregos secam, o solo é alterado.

Enquanto isso:
- a água da chuva que continua caindo abundantemente não é captada, a não ser por alguns ecologistas. Continua "caindo do céu" e sendo desperdiçada e, pior, muitas vezes causando enchentes, alagamentos e mortes.

- 40% da água tratada continua sendo desperdiçada no Brasil, POR FALTA DE FISCALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO de canos das redes de abastecimento.

- NÃO EXISTE incentivo para criar sistemas ecológicos para captação da água da chuva (como o uso de pneus usados para fabricar cisternas) MAS os incentivos para açudes, sim. SEM FISCALIZAÇÃO, os açudes clandestinos continuam sendo feitos, desviando o leito dos rios, deixando centenas e centenas de pessoas com sérios problemas de água (como o caso do Rio dos Sinos, aqui pertinho, em São Leopoldo, onde agricultores abrem açudes clandestinos para o cultivo do arroz).

- Pede-se ao cidadão comum (especialmente aos que pertencem às classes menos providas)m que economizem água, enquanto milhares de prédios, condomínios e shoppings utilizam lava-jatos (alto desperdiçador de água, QUE QUASE SEMPRE É POTÁVEL, TRATADA) para lavar calçadas, paredes e carros.

- EM contrapartida, a descoberta do Rio Hamza, que jaz SOB o rio Amazonas (Veja artigo na série sobre águas, neste blog), dá uma dimensão do tamanho do reservatório aquífero que ainda temos.

ENTRETANTO, ATÉ LÁ, É JUSTO QUE TANTAS PESSOAS CONTINUEM PASSANDO POR SECAS TERRÍVEIS E ESCASSEZ CONSTANTE? Por isso é importante continuar com as campanhas de não-desperdício, para que a ATITUDE seja evolucionária. Usar bem, nunca esbanjar.

Em QUASE tudo que se refere ao Planeta, o ser humano tem uma atitude de predador, de destruidor, de enganador, como se dono egoísta fosse. NÓS NÃO SOMOS DONOS DE NADA, apesar dos papéis carimbados de propriedade que nos dão a ilusão de proprietários. A VIDA é muito maior e só quem não quer ver não entende que temos o oportunidade de viver na Terra - sempre de forma temporal e limitada - como hóspedes, visitantes, inquilinos, viajantes, passageiros. Assim, CUIDAR daquilo que já foi de nossos antepassados e que será o lugar de nossos descendentes é, no mínimo, questão de AMOR e RESPEITO.


22 de Março - Dia Mundial da Água - Conscientize e Conscientize-se sobre COMO tratar BEM TODOS os recursos naturais


Principalmente de uns dias para cá, tenho recebido vários pedidos de estudantes pesquisadores acerca do tema "Necrochorume e poluição das águas", certamente para trabalhos escolares face a aproximação do Dia Mundial das Águas (22 de março). Sobre o tema 'Necrochorume' publiquei uma série de 10 artigos, pois considero a questão de suma importância nesse nosso mundão, [infelizmente] ainda cheio de catástrofes e tragedias. Transcrevo o link, lembrando que no post de nº 10 (último da série) estão as referências bibliográficas, que serviram de fonte para a apresentação.
Confira no Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/nechorume-impactos-ambientais-agua.html 

Necrochorume - Água Limpa e Saúde Pública


Necrochorume, Impactos Ambientais, Água Limpa, Tragédias e Realidade dos Cemitérios
Página de Links

 


Pelo Dia Mundial das Águas, dia 22 de março, recomendo, também, a pesquisa na página mencionada a seguir, que contém os links para VÁRIOS ENFOQUES SOBRE O TEMA ÁGUA (contaminação, preservação, despoluição, tratamento, educação da população, alternativas, etc.)http://t.co/Cs0ngIG 


Água limpa, um direito de todos!

Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar! 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário