sábado, 29 de dezembro de 2012

Cuidando do meio ambiente também durante as férias!

Cuide para que as pegadas que você deixar por onde passa, sejam a sua verdadeira identidade!

Vítima ou algoz, não adianta somente reclamar. TODOS precisam se engajar para que o lixo seja SEMPRE colocado no lugar certo: A LIXEIRA!



Cuidando do meio ambiente também durante as férias!

Por Marise Jalowitzki
29.dezembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/12/cuidando-do-meio-ambiente-tambem.html

Que o cansaço, a vontade de curtir, não sejam "justificativas" para o desleixo e o descaso! Muitas pessoas acham que "férias" significa uma pausa em tudo, incluindo os cuidados com o meio ambiente. Não é assim! Alguns hábitos PRECISAM manter-se, pelo bem de TODOS!

Nesse período de férias, faça diferente: inicie colocando bons propósitos em ação. Exemplo: nada de descartar lixo em qualquer terreno baldio. Há pessoas que param o carro à beira de uma estrada mais deserta e, simplesmente, deixam ali seu lixo! Isso tem de  acabar! Conscientize o maior número de pessoas para que todos entendam que este é um hábito MUITO irresponsável!

VOCÊ decide se é uma pessoa ou um "porquinho"! Assim, ou assim! A brincadeira é antiga, mas a falta de respeito ao meio ambiente, permanece em alta. (E olhe que os porcos, na Europa, já são animais de estimação, vivem  limpinhos, organizados e bem cheirosos!)

Triste paisagem litorânea - praias sujas, carimbo de irresponsabilidade humana. Como VOCÊ quer deixar sua marca neste verão?

Especialmente no verão, as centenas de animais que são atropelados e mortos no asfalto igualam-se ao número de animais marinhos intoxicados pelo lixo, especialmente o plástico, jogado no mar.

Agonia de uma tartaruga que poderia viver centenas de anos, mas que, devido ao lixo depositado pelos humanos nos mares, teve seu corpo atrofiado e, após muito sofrimento, acabou morrendo. Quando bebê, a tartaruga "enrolou-se" em um anel de plástico, o que lhe deformou o corpo e atrofiou seus órgãos. Crueldade humana!

 Bitucas (tocos) de cigarro jogado na beira da estrada são responsáveis por muitos incêndios. A areia da praia NÃO É CINZEIRO! 

Muitas pessoas, infelizmente, enterram na areia todos os tocos de cigarro que fumam, como se cinzeiro fosse. Enterram, também, garrafas, guardanapos de papel, sabugo de milho, cascas de coco. UMA VERGONHOSA ATITUDE!

O descuido humano depreda os lugares por onde passa. 

Engaje-se! Faça diferente! Faça melhor!! Seja você um modelo a ser seguido, sejam as suas ações, um exemplo!

Feliz 2013!!!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil 








2 comentários:

  1. claro.....tão bonita a natureza no verão do Brasil...
    Cada cantinho....
    onde há verde/flores/cores
    a harmonia se reorganiza
    e tanto prazer nos dá!

    plástico/lixo misturado...é feio e cheira mal...
    prá que, né não?????moscas/baratas e ratos gostam.....

    ResponderExcluir
  2. Claudia prezada! Grata pela linda contribuição! Eu também adoro a "repaginada" que a Natureza se dá a cada nova estação! Tudo muito lindo, harmônico, extasiante! Bjs!

    ResponderExcluir