sábado, 15 de dezembro de 2012

Iniciando 2013 com bons exemplos - Dicas que economizam energia - TRANSPORTE



Nos dois primeiros meses do ano, quando a maioria sai de casa para veranear, seja para grandes centros, praia, serra ou interior, decida como VOCÊ vai deixar sua marca: Como uma pessoa educada, do Bem, compromissada com o meio ambiente ou como um alienado, que “não tá nem aí”!

Praias sujas ainda se multiplicam, criando deprimentes paisagens. Alguns chegam a dizer: "Os Amarelinhos precisam ter trabalho!" (referindo-se aos limpadores municipais). Que insanidade! Fazemos este mal contra cada um de nós! Somos todos responsáveis! Interfira para que isso mude para melhor! 

FELIZES DIAS!


Iniciando 2013 com bons exemplos
Dicas que economizam energia - TRANSPORTE

Por Marise Jalowitzki
15.dezembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/12/iniciando-2013-com-bons-exemplos-dicas.html

Como acontece a cada início de ano, planos e objetivos são traçados. “O que eu quero fazer neste ano” ocupa um espaço em nossa mente e projetos e desejos de realizações são traçados. Queremos convidar você a incluir em seu Plano de Ação e Metas Pessoal a implementação ou o aprimoramento de alguns atos simples, como as dicas a seguir.

Escolha algumas e Felizes Realizações!


Lembre-se, lugar de lixo é na lixeira! Envergonhe-se sempre que enxergar uma cena como essa!


DICAS PRÁTICAS QUE ECONOMIZAM ENERGIA E PROTEGEM O PLANETA 

Transporte

1. Ande menos de carro. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o transporte limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. E, atenção: o que você não quer mais dentro de seu carro, reserve em uma lixeirinha e descarte no local adequado.

2. Vá de escada. Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores. Além do que, a cada 15 degraus que você sobe, queima 50 calorias.

3. Não deixe o bagageiro em cima do carro se não for usá-lo. Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar. 

4. Mantenha seu carro regulado. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos.  Um por cento (1%) da frota mundial de veículos com manutenção correta  representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.

5. Lave o carro a seco. Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping. 

6. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades maiores, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos. (Mude o Mundo)

(Próximas dicas: Eletrodomésticos, Telefonia e Informática)

Vítima ou algoz, não adianta somente reclamar. TODOS precisam se engajar para que o lixo seja SEMPRE colocado no lugar certo: A LIXEIRA!

Engaje-se! Faça diferente! Faça melhor!! Seja você um modelo a ser seguido, sejam as suas ações, um exemplo!

Feliz 2013!!!

Veja também: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/12/eletrodomesticos-telefonia-e.html
De nada adianta apenas reclamar! Cada um tem de fazer a SUA PARTE!


Eletrodomésticos, Telefonia e Informática - Inicie 2013 com bons exemplos
Dicas que economizam energia 




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário