terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FELIZ 2013 a todos os catadores e a todos os demais, para que ampliem sempre a consciência preservacionista!



Você já pensou QUANTO a prefeitura economiza com o trabalho desses cidadãos catadores? Quanto ela não precisa recolher nem destinar aos aterros? Feliz 2013 a todos os catadores!


FELIZ 2013 a todos os catadores e a todos os demais, para que ampliem sempre a consciência preservacionista!

Por Marise Jalowitzki
18.dezembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/12/feliz-2013-todos-os-catadores-e-todos.html


Ufa! Tenho trabalhado MUITO nestes últimos dias: ajustando, desajustando, desapegando! Hoje pela manhã, sol inclemente, mais uma leva de descartes! Já foram os brinquedos para as campanhas solidárias, as roupas (devidamente ajeitadas) para os órgãos arrecadadores, colchões (bons, mas que não descansavam devidamente os corpos) para uma entidade mantenedora de um asilo (Emanuel, em Porto Alegre, luta para se manter, como  todas as associações beneméritas), enfim, dá um trabalho danado. Primeiro, a seleção, que é um verdadeiro exercício emocional ("acho que ainda vou usar", "fui tão feliz quando vesti este", "ainda está tão inteirinho"... e coisas do gênero). A nossa capacidade em juntar coisas é impressionante! Quando se avalia, séria e comprometidamente, O QUE se usa, verdadeiramente, a maioria das coisas pode ir embora!!! Para o bem de tantos que bem pouco possuem!

Afinal, hoje foram os de sempre: garrafas e plásticos separados dos vidros, papelão em separado das latas, tudo separado do orgânico. Mais algumas madeiras. Um dos netos me auxiliou no encaminhamento e chegamos às lixeiras do edifício justo quando uma carrocinha parou em frente e dois catadores desceram. Apesar da divisória das lixeiras existir (mas sem indicativo), a misturança é geral. Um dos trabalhadores de coleta individual permaneceu na direção da carrocinha, já cheia, enquanto o outro, magrão, se esticava cerca ponteaguda adentro para poder alcançar alguma pet. Convidei-o a entrar pelo portãozinho, para melhor escolher. Um largo sorriso desdentado se escancarou na face magra e enrugada.

- Obrigado! - disseram os dois ao mesmo tempo.
- Você querem vidros? perguntei. 
- Não, só pet, plástico e papelão. - disse aquele que já estava agora ao nosso lado.
- Então aqui está. - indiquei, estendendo as duas sacolas com os produtos requeridos.
- Se todos fizessem como a senhora... - falou o homem, sem levantar os olhos, provavelmente para não parecer atrevimento.
- Mas deviam. - respondi. - Um dia o povo aprende!

Nada mais nos dissemos. O neto despediu-se, indo para sua casa já que hoje os dois estão de formatura!!!
Felicidades e Gratidão! Um novo sentimento ajuntou-se: Emoção. A maneira fácil como brotou aquele "Obrigado!" da boca daqueles dois senhores rudes, se fez digno de nota, em um mundo com tantas indelicadezas e, por vezes, grosserias! Corpos suados no sol inclemente, vida árida e sofrida, mais gentis do que tantos outros letrados e afortunados que, na maioria das vezes, só fazem troçar deles e de quem se preocupa com o descarte correto do lixo, como se tudo isso não lhes dissesse respeito. Os dois, cuidando para que o cavalo ficasse na sombra. Que Deus os abençoe e nos faça mais reconhecidos ao trabalho de limpeza e preservação que os catadores exercem, sem nenhum vínculo!!!

Você já pensou QUANTO a prefeitura economiza com o trabalho desses cidadãos catadores? Quanto ela não precisa recolher nem destinar aos aterros (lixões, só até 2014)? Quanto isso representa de economia? E quanto nós todos, cidadãos do mundo, ganhamos em termos de limpeza no meio ambiente e  desintoxicação (terra, água e ar)?

FELIZ 2013 a todos os catadores e a todos os demais, para que ampliem sempre a consciência preservacionista!

E ajunto o meu SIM Á REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CATADOR!!! Profissão do Bem que só faz auxiliar a todos!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário