terça-feira, 20 de março de 2012

Um limão - 50 centavos

Limão e gentileza

Um limão - 50 centavos

Por Marise Jalowitzki

Tantas situações únicas, que não podem ser reparadas! Muitas delas, coisas simples, mas que,igual, repercutem positiva ou negativamente.

Ontem tive um compromisso inadiável e, apesar do ferimento no pé, saí com meu amado neto, paciencioso e dedicado. Deus o abençoe sempre! Apoiada por sua mão de adolescente forte e determinado, consegui cumprir o que era necessário, sem maiores esforços. Tanto que, no retorno, parei para comprar umas frutas em uma das muitas tendas que, felicidades, temos em nosso bairro e região. Abacaxi, uvas, maçãs. Sou sempre muito grata por viver aqui! Há tantos lugares no mundão onde frutas e verduras são tão escassos! (aqui, só falta diminuir os venenos...) Aí, vi o limão, justo quando uma senhora, com alguns anos a mais do que eu, sozinha, estava a perguntar ao vendedor:
- E quanto é o limão?
- Um e cinquenta! (um real e cinquenta centavos)

Pessoas precavidas saem com o dinheiro “contado”, justo, só para aquelas compras. Os assaltos são frequentes e muito ruim passar por essa situação. Ela, sorrindo, desprendida, falou ao rapaz:
- Agora já não tenho mais o suficiente!
Imediatamente, falei:
- Só se a gente repartir, eu não quero muitos limões, podemos repartir.

Ela devolveu o convite com um sorriso bacana e o rapaz pegou um dos saquinhos pendurados na tenda-quiosque. Para minha surpresa, eram apenas três! Três limões por 1,50! Gente! Tudo está ficando absurdamente caro! Até a banana, 3,60 o quilo! De banana, que dá em pencas “em qualquer beira de estrada”! Tempo de mudar as convicções! Comentei:
- Mas, esse limão está a preço de ouro!
A senhora permanecia ali, ainda percebi que recontava os centavos e eu, indignada, continuava a reclamar, comentando da alta dos preços em tudo.
- Vou levar assim mesmo! – resolvi. E... me esqueci da senhora! Ainda percebi (visualmente) que ela foi se afastando, dizendo: “Não vou levar!” – mas meu cérebro não registrou que eu deveria dar uma resposta, uma satisfação, quiçá passar um limão a 0,50. Um limão, em um chazinho, em uma salada, em um suco, em uma caipirinha, faz toda a diferença!

Hoje pela manhã, enquanto lavava a louça do café...pimba! Veio a tela mental retrazendo a cena. Quanta indelicadeza de minha parte! Deixei a senhora ir embora sem dar nenhuma satisfação, sem nem avisar que eu declinara do convite, que iria querer todo o conteúdo oferecido.

Rapidinho como todas as crianças, o pequeno príncipe Exupèry  veio do espaço e me fez lembrar a máxima: ”Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Eu sempre achei eternamente muuuito tempo e refuto até agora essa noção extrema de temporalidade, mas sei que gentileza gera gentileza. Não fui gentil com aquela mulher, mesmo que não tenha sido intencional. Nem vou poder reparar nunquinha a situação, pois nem sei quem ela é, nem guardei seu rosto direito.
Enquanto termino de guardar a louça, envio um “Me desculpe, senhora!” cósmico. Foi sem querer. Prometo-me ser mais atenta da próxima vez. Tomara que consiga!

Há coisas que não voltam. Para tais situações, ensinou-me certa vez um amigo, é dar-se conta, reconhecer, arrepender-se e seguir em frente.
“- Pedir perdão, pessoalmente ou em pensamento, é sempre bom!” – disse-me ele. “Mas não é para ficar muito tempo nessa, não, senão vai para um mea culpa sem motivo. O mundo precisa de ação, não de remorso!”

Muito grata ao meu neto que dividiu esses pareceres comigo e me amparou com sua mão de adolescente lindo e bondoso! Viva a Vida!

Saiba mais sobre o limão:
"O limão neutraliza e ajuda na expulsão de toxinas. Com esta ação desintoxicante e digestiva, é indicado também para estimular todos os sistemas cardiovascular e respiratório. Integrado a sua ação de purificação ocorre uma redução da viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol e/ou triglicérides elevados. Portanto, o limão é um hipotensor natural."

Quer ler sobre o Profeta Gentileza?


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil 

2 comentários:

  1. Oi Marise Jalowitzki! Esse texto é tão inconfundivelmente seu, que fico até sem palavras. Eu literalmente babo em suas produções, mesmo que, na grande maioria das vezes eu não as comente. Gentileza gera gentileza mesmo, e tenho certeza, que mesmo que a mulher não tenha levado o limão, ela terá sempre na lembrança seu interesse em dividir, ser gentil e prestativa. Tudo que é tão "Marise". Beijos grandes e admirados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida MIMI! Tua gentileza notória também me sensibiliza! Que tu e tua linda família sejam sempre prósperos e felizes!!! E muito grata pelo carinho, que é sempre um afago na Alma! Abraços mil!

      Excluir