segunda-feira, 12 de março de 2012

Coca-Cola e Pepsi mudam a fórmula para não ter de por aviso de risco de câncer


Coca-Cola e Pepsi alteram fórmula para não ter de colocar aviso de riscos de câncer nos rótulos devido ao corante caramelo


Coca-Cola e Pepsi mudam a fórmula para não ter de por aviso de risco de câncer




Por Marise Jalowitzki

Tanto se fala, as empresas sempre desmentem. Agora, nos EUA, vem a ordem: as empresas que fabricam Coca-Cola e Pepsi-Cola terão de alterar a fórmula na produção desses dois refrigerantes, já que o caramelo usado como corante traz risco de câncer.
"As autoridades californianas consideram que um dos corantes que dão o tom caramelo às bebidas é potencialmente cancerígeno. As marcas foram obrigadas a mudar a receita neste estado e, para diminuir custos, decidiram adotar a nova receita em toda a fabricação."


"O problema do corante de caramelo destas bebidas é que, ao contrário do que se faz em casa, em que se mistura água e açúcar numa frigideira, aqui a reação do açúcar é obtida com o auxílio de amonia e sulfitos, sujeitos a altas pressões e temperaturas para se obter o metilimidazol – associado a tumores do pulmão, fígado, tiróide e leucemia em estudos conduzidos em ratinhos, mas que ainda não foram comprovados em humanos."


Segundo as leis da Califórnia, qualquer produto com mais de 29 microgramas desta substância deve ter um rótulo que alerte para os perigos oncológicos. Coca tem até 146 e Pepsi até 153.


Como sempre, os proprietários negam, afirmando que, para trazer dano, seria preciso tomar quantidades absurdas, diariamente.


"Apesar de considerarmos que não há qualquer risco para a saúde pública que justifique esta alteração, pedimos aos nossos fornecedores de caramelo para alterarem a quantidade do corante 4-metilimidazol para que as nossas bebidas não tenham que exibir um aviso no rótulo que não tem qualquer fundamento", explicou à AP a porta-voz da Coca-Colca Diana Garza Ciarlante.


Ordem emitida, terão de se ajustar.


E aqui no Brasil? Até quando a colônia continuará ingerindo o veneno?
E os demais refrigerantes e xaropes marrons? Possuem ALGUMA FISCALIZAÇÃO? Aqui em casa costumamos usar o xarope de guaraná como suco. COMO SEMPRE, já enviei e-mail para as empresas fabricantes, SEM OBTER RESPOSTA. Até quando estaremos à mercê, sem ao menos SABER O QUE ESTAMOS INGERINDO?


Já aderimos à velha e gostosa limonada, mas, e o açúcar, pleno de ossos triturados para aumentar o peso? Algumas marcas usam até os pelos dos animais para "enriquecer", como espessante!


Pergunta: VOCÊ JÁ NOTOU QUE NÃO HÁ UMA MARCA SEQUER DE FARINHA DE TRIGO QUE NÃO ESTEJA ATUALMENTE "ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO"? Sabe o que é?


E não adianta decidir comprar só pães, cucas e bolos industriais. Muitos pães comerciais incluem um ingrediente para amolecer a massa, chamado L-cisteína, Cisteina, L-forma, feito a partir de cabelos de animais e humanos. 
Um aminoácido de cabelo.
Alternativas: fontes de plantas.  

E o açúçar?  O osso char é usado para filtrar e descolorir o açúcar bruto. Cinza de osso animal, usado frequentemente para fazer açúcar branco. 


NÃO ACREDITA? Difícil, mesmo. Tenho até pessoas próximas que duvidaram quando passei a informação. Na verdade, É ABSURDO, MAS VERDADEIRO!!! Tire a limpo, então. Pergunte aos fabricantes, "aperte" os órgãos oficiais. Se tudo der em nada, entre no site da PETA, organização que luta pelo respeito e direito à vida dos animais. Você vai continuar se surpreendendo com o que vai encontrar!


Saúde!


PORTAL DE ONCOLOGIA:

Coca e Pepsi mudam a fórmula nos EUA- segundo as leis da Califórnia, qualquer produto com mais de 29 microgramas desta substância deve ter um rótulo que alerte para os perigos oncológicos. Coca tem até 146 e Pepsi até 153.



Associação Europeia de Refrigerantes diz que “corante de caramelo” da Coca-Cola e Pepsi é seguro



A Associação Europeia de Refrigerantes garante que o “corante de caramelo” utilizado em refrigerantes como a Coca-Cola e a Pepsi é seguro e diz que os consumidores podem ter “confiança” de que não potenciará o aparecimento de casos de cancro, avança o jornal Público.

As declarações desta associação surgem depois de a Coca-Cola e a Pepsi terem decidido alterar as suas receitas, reduzindo a quantidade de 4-metilimidazol, conhecido como “corante de caramelo”. A relação entre o corante de caramelo e casos de cancro em humanos não está provada, mas os resultados em animais foram suficientes para as marcas alterarem as suas receitas. Caso contrário, de acordo com a legislação da Califórnia, nos EUA, as embalagens à venda neste estado da costa oeste teriam de passar a dizer ao consumidor que as bebidas contêm uma “substância potencialmente cancerígena”.

Por agora, as marcas optaram por alterar voluntariamente a receita para os níveis legalmente permitidos na Califórnia. No futuro ponderam reduzir a quantidade de corante em todos os estados daquele país, para facilitar a produção das bebidas. Já para o mercado europeu não estão previstas 
alterações.

As conclusões de um estudo pedido pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI) – uma associação de defesa do consumidor norte-americana com sede em Washington –, indicam que as latas de Pepsi contêm entre 145 a 153 microgramas de 4-metilimidazol (4-MI) e que as de Coca-Cola têm entre 142 e 146, tanto nas versões normais como nas “light”. E, segundo a lei californiana, qualquer produto com mais de 29 microgramas desta substância deve ter um rótulo que alerte para os perigos oncológicos.

O problema do corante de caramelo destas bebidas é que, ao contrário do que se faz em casa, em que se mistura água e açúcar numa frigideira, aqui a reacção do açúcar é obtida com o auxílio de amónia e sulfitos, sujeitos a altas pressões e temperaturas para se obter o metilimidazol – associado a tumores do pulmão, fígado, tiróide e leucemia em estudos conduzidos em ratinhos, mas que ainda não foram comprovados em humanos.

No entanto, a Associação Europeia de Refrigerantes insiste, num comunicado, que várias entidades reguladoras em todo o mundo têm comprovado a segurança do uso de 4-metilimidazol em produtos alimentares. “A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar reafirmou a segurança do corante de caramelo em Março de 2011 numa revisão bibliográfica da literatura científica disponível”, lê-se na nota, que refere conclusões semelhantes reveladas em Novembro de 2011 no Canadá, mas desta vez relacionadas com doces.

O CSPI já fez uma petição para que a substância seja proibida em todo o país e enviou o documento à FDA (agência norte-americana que regula os alimentos e medicamentos). Pede também que o 4-metilimidazol não possa ser chamado apenas de “corante de caramelo” e que passe a ser designado por “corante de caramelo quimicamente modificado” ou “corante de caramelo obtido por processo de sulfito de amónia”.

A FDA assegurou que está a analisar o assunto mas, para acalmar os consumidores, exemplificou que para ingerir as quantidades potencialmente cancerígenas seria necessário beber diariamente 1000 latas de Coca-Cola ou Pepsi para obter as quantidades de 4-metilimidazol a que os ratinhos foram expostos em laboratório. Por seu lado, a Associação de Bebidas Americana, que representa a indústria do sector, também salientou que os estudos apenas mostram alguns efeitos cancerígenos em animais, mas que em humanos não há qualquer evidência científica.



Demais Fontes:

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1203&Itemid=118
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/1907878-doen%C3%A7as-causadas-pelo-uso-aditivos/






Querendo, leia mais neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/direitos-do-consumidor-produtos.html 

Direitos do Consumidor - Produtos Adulterados - Atendimento - Página de Links

Direitos do Consumidor - Atendimento - Produtos adulterados e providências


Direitos do Consumidor - Produtos Adulterados - Atendimento - Página de Links



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil
 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito grata, Adam por visitar a página e aderir ao post! Viu só a situação em que está todo o planeta? Muito triste! Pagar para comer veneno!

      Excluir