terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval - Fevereiro - Deus Fébrua - Febre - Transe Coletivo

Carnaval brasileiro toma dimensões sempre maiores

Carnaval - Fevereiro - Deusa Fébrua - Febre - Transe Coletivo


Por Marise Jalowitzki
14.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/carnaval-fevereiro-deus-februa-febre.html


Um leitor fez um comentário no artigo que trata de quem financia o Carnaval e lamenta que os impostos pagos pela população sejam destinados a outros fins - incluindo o carnaval - e não para questões prioritárias e sempre urgentes, como saúde, moradia, saneamento básico e educação. No que tem TOTAL razão.


A Festa anual toma dimensões sempre maiores e arrecada um número incontável de pessoas.


Assim, resolvi transcrever minha resposta a ele, à guisa de reflexão e compartilhamento:


Eu, particularmente, também não gosto de carnaval, principalmente por saber e ver o quanto os mais desprovidos são utilizados, mais uma vez, como massa de manobra, contribuindo o ano inteiro com seus parcos investimentos, em nome do amor pela escola a qual escolhem e se dedicam. 


Carnaval, a vida em ilusão

Mas, paixão popular é paixão popular. Respeito. Infelizmente, nosso país não investe em educação e cultura o suficiente para que muitas pessoas entendam e sintam que há coisas bem mais importantes do que pagar o ano inteiro por fantasias que serão usadas, no máximo, durante uma semana; há coisas bem mais importantes do que expor o corpo e, depois, querer ficar muito indignad@ ao escutar algumas impropriedades em relação a nossa gente. 


Deixar-se alienar em nome do prazer de vestir-se por alguns dias como rei e rainha e viver uma estonteante ilusão, concede um frenesi difícil de esquecer. Tão difícil de esquecer que enfraquece a vontade e a ação, depois, por um ano inteiro, para reivindicar moradia digna, mesmo que a sua suada casa construída em área irregular tenha sido destruída pela tragédia anunciada, devido à negligência do mesmo governo que financia o carnaval.


Lembram da música cantada por Nei Matogrosso "não existe pecado do lado de baixo do Equador"...? Sinceramente, acho muito chato ser considerado o "país do carnaval", onde as pessoas tem como dogma eliminar a repressão e a censura. Acho muito chato ter, a cada ano, uma nova "canção", "ensinando" pessoas adultas que não devem fazer xixi em qualquer lugar!!! Nossa!


E, mais: os índices de assassinatos, de brigas com morte, aumentam assustadoramente durante o período carnavalesco, sem dúvida, instigados pelo álcool, pelo consumo de toda sorte de drogas e pelo erotismo desenfreado.



Vivemos em uma era primeva, ainda. 


Carnaval, Festa da Carne, era uma festividade pagã que foi totalmente incorporada por muitas civilizações e países. Na Espanha, as pessoas se atiram em tanques de uvas, em trajes sumários, e se enrolam no "banho coletivo". Enfim, Fevereiro é  um mês originalmente dedicado à Deusa Fébrua (Mãe de Marte), Deusa da Paixão Amorosa, que, literalmente, tem a ver com Febre. Febre é sempre um estado de semi-transe, não é mesmo?



O importante seria-é não deixar isso tomar conta, sob pena de ficar mais uma forma de prisão-alienação do povo desatento. Até quando? Só o próprio povo é quem pode definir!




Querendo, leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/voce-sabe-de-onde-vem-o-dinheiro-que.html 



Você sabe de onde vem o dinheiro que financia o carnaval brasileiro?



Você sabe de onde vem o dinheiro que financia o carnaval brasileiro?


Carnaval - Um negócio lucrativo




Marise Jalowitzki
 




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário