quarta-feira, 11 de março de 2020

Caçadores matam duas girafas brancas, mamãe e seu filhote. Agora, só resta uma no planeta!


A mamãe e seu filhote!! como podem?
Venda ilegal de pele e carne!

Foto: Hirona Conservation/AP/Caters


Marise Jalowitzki

Girafas brancas, raríssimas, foram vistas pela primeira vez em abril de 2015 na Tanzânia e desde então, como todas as demais da espécie, de qualquer coloração, estavam sendo preservadas.

Um junho de 2017, duas girafas brancas - uma mamãe e seu bebê - foram vistos por moradores próximos à propriedade de Ishaqbini em Garissa, leste do Quênia. O Hirola Conservation Program (HCP) rastreou a situação.

"Eles estavam tão próximos e extremamente calmos e não pareciam incomodados com a nossa presença", afirmou o HCP.

"A mãe andava de um lado para o outro a alguns metros de distância, enquanto sinalizava para o bebê Girafa se esconder atrás dos arbustos - uma característica da maioria das mães da vida selvagem na natureza para impedir a predação de seus filhotes".

"Os habitantes locais viram os animais pela primeira vez em junho", escreveu o Hirola em um post do blog, "mas não registraram nenhuma filmagem deles".

Depois disso, algumas fotos percorreram o mundo e um video pode ser visto aqui:





A última vez em que a mamãe girafa e seu filhote foram vistos com vida foi em final de dezembro 2019.

Pois na última terça-feira (10.março), os corpos dos dois, infelizmente, foram encontrados pelos moradores "em estado esquelético", em Garissa, no leste do Quênia, informou a Hirola Community Conservancy em comunicado.

Hirola informou também sobre a razão de as girafas raras serem assim branquinhas: chama-se leucismo.

"É diferente de ser albino, que impede que animais e humanos produzam qualquer tipo de pigmento, como pode ser visto em sua pele branca e olhos rosados, de acordo com a National Geographic.

O leucismo, no entanto, deixa os animais principalmente brancos, mas ainda é capaz de produzir pigmentos em algumas partes do corpo, como os olhos. As girafas brancas no vídeo têm olhos escuros.

A pele da girafa bebê também é mais escura que sua mãe - como pode ser visto nas manchas marrons claras em todo o corpo - mas o HCP acredita que elas desaparecerão à medida que o bebê se aproxima da idade adulta." (Scienceinsider)

Infelizmente, não saberemos se o filhotinho perderia ou não suas manchas mais escuras. A maldade humana deu cabo de mais duas vidas!!

O diretor de Preservação Comunitária do Quênia, Ishaqbini Hirola, Mohammed Ahmednoor lamentou profundamente o ocorrido. "É um dia muito triste para todos nós!"

Os ambientalistas estão investigando para descobrir quem foram os assassinos e quais os motivos que os levaram a tal ato. As girafas costumam ser mortas para comércio ilegal de pele e carne.


TRISTÍSSIMO!!! Todos os que amam animais choram!


Fontes:

Primeiro avistamento em 2017, no Quênia - https://amp.businessinsider.com/white-giraffes-kenya-hirola-conservation-program-2017-9

Artigo original - https://www.businessinsider.com/white-giraffes-kenya-hirola-conservation-program-2017-9

Morte da mamãe e seu filhote - https://www.aljazeera.com/news/2020/03/rare-white-giraffes-killed-poachers-kenya-200311072933295.html

Video - https://www.youtube.com/watch?v=XrvWK_sjeX4


Link deste post: https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/03/cacadores-matam-duas-girafas-brancas.html









Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.Também é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário