quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Incêndio no Zoo Krefeld mata mais de trinta animais, entre eles a população de orangotangos - Lanternas do Céu podem ser a causa



Por que é preciso arriscar a si ou aos outros para comemorar? Por que a espécie humana precisa TANTO de artificialismos para se divertir??


Marise Jalowitzki
  Ano Novo.

Era pouco depois da meia noite quando o fogo começou. O incêndio destruiu completamente o pavilhão dos macacos. Qualquer ajuda chegou tarde demais para os animais. Fogos de artifício podem ser a causa.

"Nossos piores temores se tornaram realidade. Não há animais sobreviventes na casa dos macacos", disse o porta-voz do zoológico de Krefeld na manhã de Ano Novo em sua página no Facebook. "Uma tragédia incrível nos atingiu pouco depois da meia-noite."

O pavilhão, em estilo de estufa, inaugurado em 1975, foi totalmente destruído. Orangotangos, chimpanzés, gorilas, saguis, morcegos e pássaros de dragonas estavam em casa em cerca de 2000 metros quadrados. O recinto dos gorilas diretamente adjacente foi poupado.



A causa

A causa do incêndio ainda depende de comprovação, mas, segundo a polícia, há indicações das chamadas lanternas do céu chinesas. Tais lanternas, proibidas na Alemanha, que sobem no ar, foram avistadas perto do Zoo por testemunhas e posteriormente seus restos encontrados, disse um policial em uma entrevista coletiva no zoológico. Se esse for realmente o caso, "será uma prova terrível das dramáticas consequências deste artefato que se arremessa ao ar e ninguém mais tem controle", enfatizou a Associação Alemã de Bem-Estar Animal.

A polícia criminal abriu uma investigação e pediu ajuda à população.

O inferno de chamas na casa dos macacos de Krefeld se desenvolveu em poucos minutos. Os animais não tiveram absolutamente nenhuma chance.





'Malditos Fogos' - "Lanternas do Céu"

Você sabe o que são as "Lanternas do Céu"?... mais uma m... que pode matar!

"Malditos fogos de artifício", foi a primeira coisa que pensei. Por que inventaram um produto tão danoso? Por que levou tanto tempo para [alguns] conseguirem bradar sobre o quanto os fogos danificam a saúde (especialmente de idosos, crianças em geral - e muito mais aos autistas -, pessoas doentes e aos pobres animaizinhos indefesos, muitos deles chegando a óbito pelo estampido do rojão. E inventar novos produtos, como estas chamadas "Lanternas do Céu", não minimiza o perigo! Sim, não tem o estampido, mas é FOGO LANÇADO AO VENTO!!! Com final imprevisível, como esta tragédia em Krefeld!!!

Por que é preciso arriscar a si ou aos outros para comemorar? Por que os humanos precisam TANTO de artificialismos para se divertir??

Evolua, Espécie Humana!


Temperatura baixa não minimiza os danos de um incêndio

1º centígrado lá. Aqui, no RS-Brasil, quase 40º. Foi a segunda coisa que pensei quando li a matéria (e depois mais outras), sobre o incêndio que consumiu o pavilhão onde se encontravam mais de 30 animais, 21 orangotangos mortos, queimados pelo fogo provocado por fogos de artifício chineses, já proibidos na Alemanha. "Então o frio não impede que queime tudo!" - foi a constatação. O pavilhão era de madeira natural e queimou facilmente.



"Era o que temíamos"

Esta foi a declaração da direção do Zoo. Se este pensamento-sentimento era o que mais temiam, por que é tão difícil prevenir para que problemas não ocorram, em especial em datas assim 'loucas' como é a passagem do ano, neste mundão caótico?

Claro que não estou pensando em mudar o habitat, mas, sim, em deslocar, pelo menos nas horas da 'virada', um caminhão pipa para apagar L-O-G-O as chamas, tão logo fossem constatadas. E um plantão de resgate, para evitar que tantas mortes ocorressem. Nenhum dos macacos que estavam naquela ala sobreviveu, desde filhotes ao mais velho de todos, o orangotango Silverback Massa, que estava ali há 45 anos (tinha a idade de 48). Além dos grandes símios, três macacos-leões-dourados, dois macacos de prata e seis marmos-pigmeus morreram, além de morcegos e pássaros tropicais advindos das florestas africanas. 
Silverback Massa era o gorila mais antigo do mundo vivendo em um zoológico aos 48 anos. Juntamente com seu parceiro Boma (46), ele morreu na véspera de Ano Novo no incêndio devastador da casa tropical.
foto: aliança de imagem / dpa
Massa e Boma foram os primeiros moradores a se mudar para a casa tropical recém-construída em 1975. Ambos vieram dos Camarões. Juntamente com a gorila fêmea Tumba (ela morreu rapidamente após uma infecção intestinal em maio de 2019), eles formaram um grupo de criação muito bem-sucedido. Os gorilas tiveram numerosos filhos nas décadas de 1980 e 1990. A filha de Tumba, Kira, por exemplo, agora vive no zoológico de Moscou.


Dificuldade com a área restrita

O diretor do zoológico Wolfgang Dreßen estava consternado, e diplomaticamente, tentou manter a compostura quando da primeira entrevista. Desolado, declarou:

'Foi apenas em novembro que o zoológico solicitou à cidade uma licença de construção para uma “floresta de chimpanzés”. Neste recinto ao ar livre, os chimpanzés iriam ter sua nova casa e ter permissão para se reproduzir. Devido à falta de espaço, a criação de chimpanzés não era permitida na antiga casa tropical.'

"Agora podemos lançar esse projeto no lixo", diz o diretor do zoológico Dreßen, ainda em choque com a ação. 
Esperança de Recomeço
O chamado grupo sênior dos gorilas das planícies - com Massa e Boma -  está extinto. A população dos orangotangos de Bornéu foi completamente exterminada. 
No entanto, existe um segundo grupo de grandes símios em idade reprodutiva que vive no jardim dos gorilas, em outra ala, que não estão acasalando pela área restrita em que se encontravam. Agora, o diretor espera poder construir uma nova população com os dois sobreviventes, Bally e Limbo.
Os Zoos
Logo que a notícia me chamou a atenção, fui procurar na web se o zoológico de Krefeld era mesmo um Zoo ou um Santuário, já que ambos termos foram utilizados simultaneamente. Trata-se de um Zoo, apesar de ter a parceria com a WWF, por exemplo, e abriga vários animais, evitando a extinção, como os orangotangos mortos no incêndio. A caça ilegal é um tremendo e constante risco.
Seis saguis pigmeus foram vítimas das chamas na véspera de Ano Novo.
foto: Zoológico de Krefeld

A caça furtiva e a destruição de habitats, perturbam muitíssimo os animais, levando-os à morte e provocando o risco de extinção. No caso dos orangotangos, a caçada visa especificamente a exportação clandestina para zoológicos e também à morte para que, com suas patas, sejam feitos cinzeiros e outros artefatos de adorno!!!! Mesquinharia humana já conhecida. O que faz refletir sobre a validade dos habitats artificiais criados para os animais, pobrezinhos. A visitação pública [paga] que, ao mesmo tempo faz validar a concessão de áreas pelos governos, também perpetua a escravidão dos animais, pois nenhum deles gostaria de estar sendo visto, observado e, muitas vezes, incomodado pelos humanos. Tampouco eles gostariam de estar dormindo em gaiolas cerradas durante a noite! Mas, nestes tempos de destruição que estamos vivenciando, mantê-los vivos, alimentados e com algum espaço diuturno, já é bastante em relação à vida terrível que levam enquanto objetos de caça.
Como é a luta atual para com o panda vermelho. E tantas outras espécies.
Haveria de ter uma supervisão maciça sobre como os animais sobrevivem a todo este caos. Kira, por exemplo, agora vive no zoológico de Moscou. Como estará sendo tratada? O Zoo de Moscou tem características semelhantes a Krefeld?
O único orangotango sobrevivente de Krefeld é Hujan. O pequeno "homem da floresta" (que significa o termo orangotango em malaio) teve que se mudar para um santuário de primatas na Inglaterra em março porque sua mãe em Krefeld não pôde cuidar dele por causa de doença.
C-O-M-P-L-I-C-A-D-O! 
Situação de caos

E os problemas acontecem em vários locais. Agora há pouco chega mais uma notícia dos incêndios florestais na Austrália. O diretor de um Zoo na Austrália levou os animais para a sua casa, para salvá-los do fogo que arde há tempos nas florestas daquele país, devido às altas temperaturas (Veja aqui: Austrália).
Tempo difíceis. Tempos de mudança. Algumas situações já irreversíveis. Mudanças. Que as melhores prevaleçam!
Morte no inferno de fogo: Orangutan Dame Lea (24), deu à luz vários filhotes. Em 2016, nasceu sua filha Suria (03). A filhotinha também morreu no incêndio.


NÃO USE ROJÕES! NÃO USE ARTEFATOS INCENDIÁVEIS!!! APRENDA, POR FAVOR, A DIVERTIR-SE COM O QUE TEMOS DE MAIS SIMPLES E EFETIVO: NOSSOS AFETOS! O PRAZER DE ESTAR JUNTOS, CONFRATERNIZAR E ABRAÇAR! QUER ALGO MELHOR QUE ISTO???



Serviram de fonte:









Link deste post - https://compromissoconsciente.blogspot.com/2020/01/incendio-no-zoo-krefeld-mata-mais-de.html


Em 09.janeiro.2020: 
Três mulheres (mãe e suas duas filhas) se apresentaram à polícia como responsáveis pelo uso das "Lanternas do Céu". Declararam desconhecer que era proibido o uso e que compraram pela internet. A polícia disse que pareciam pessoas sensatas. Isto muda o fato dos animais mortos?


Querendo, leia também:


Jean Michel Jarre e sua harpa a laser -  Diga Não aos Fogos de Artifício!



FOGOS DE ARTIFÍCIO - ALTERNATIVAS PARA OBTER EFEITOS BONITOS E PROIBIR O USO DOS PIROTÉCNICOS E DA PÓLVORA EM FESTIVIDADES

Por Marise Jalowitzki
03.fevereiro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/fogos-de-artificio-alternativas-para_3.html









Pela Proibição ao Uso de Fogos de Artifício - Engaje-se nesta Campanha - Rojão que matou jovem boliviano teria sido disparado da torcida do Corinthians - Foto AP

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/torcedor-de-14-anos-morre-apos-ser.html


Leia também, neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/quantas-mortes-ainda-serao-necessarias.html
Quantas mortes ainda serão necessárias para que se proíba o uso de rojões, sinalizadores, fogos de artifício - seja o nome que for - em espetáculos e eventos?

Festa dos Navegantes 2013, sem fogos de artifícios, panfletos com papel reciclado. Iniciativa de não usar fogos adquire novo e forte significado. 150 mil fiéis oraram pelos mortos na Tragédia de Santa Maria e pediram Justiça (Foto UOL)



http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/sem-fogos-de-artificio-festa-de-nossa.html




 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. 


Um comentário:

  1. Três mulheres (mãe e suas duas filhas) se apresentaram à polícia como responsáveis pelo uso das "Lanternas do Céu". Declararam desconhecer que era proibido o uso e que compraram pela internet. A polícia disse que pareciam pessoas sensatas. Isto muda o fato dos animais mortos?

    ResponderExcluir