sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Brumadinho - o EXATO momento do rompimento - vários videos



Outro video com o momento exato do rompimento



Aqui, um video produzido por Leandro Dias, funcionário da Vale, no exato momento em que a poeira atinge o pátio da empresa. Não se sabe se ele está vivo ou não. 
https://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/RedeTVNews/videos/cidades/video-mostra-funcionarios-desesperados-no-momento-do-rompimento-da-barragem



Aqui, um video produzido do alto de um guindaste, mostrando o desespero dos trabalhadores -  Fazer o que, quando a negligência toma conta de quem deveria zelar pelos seus trabalhadores ?


Segundo o horário da filmagem, o rompimento da barragem ocorreu às 12h28 da sexta-feira (25). O vídeo tem duração de 1 minuto e 20 segundos e mostra veículos tentando fugir do local.
No começo, surge ao fundo uma coluna de poeira que avança e, logo depois, a lama aparece cobrindo o relevo da região em segundos.
É possível ver, à direita, uma composição de trens que para assim que acontece o rompimento, além de veículos que tentam, mas não conseguem, escapar dos rejeitos.
Na quinta-feira (31), os bombeiros informaram que subiu para 110 o número de mortos. Ao todo, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, são 238 pessoas desaparecidas.
Video com o relato do motorista do carro que anda em círculos no momento da explosão da barragem: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/02/01/interna_gerais,1026920/u2019parecia-tudo-perdido-u2019-diz-trabalhador-que-estava-na-caminh.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push








Do site Pragmatismo Político:
O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse que a sirene de alerta, que deveria soar em caso de algum incidente, não tocou porque foi “engolfada” pela lama.
“Aconteceu um fato que não é muito usual: houve um rompimento muito rápido da barragem”, declarou ele em entrevista coletiva concedida em Brasília. “A sirene foi engolfada pela queda da barragem antes que ela pudesse tocar.”

Especialistas afirmaram que existe tecnologia para que alertas sonoros de emergência sejam acionados em qualquer circunstância, independentemente da velocidade do evento.

“Chacina”

Depois da divulgação das novas imagens e da declaração do presidente da Vale, internautas reagiram nas redes sociais:
— Queria saber se o Presidente da Vale dorme com a cabeça tranquila todas as noites. Falar que a SIRENE não tocou porque foi engolida pela lama, mostra a seriedade dessa presidência assassina.
— Sem ver as imagens, a gente acha que dá para escapar. Vendo isso, caímos na real. O que esse novo vídeo mostra é o assassinato de vários empregados.
— Que cena horrível, imaginem o desespero das pessoas nestes veículos tentando fugir e sem saída. Quem olhou direto para a coluna de lama e viu a morte se aproximar. Foi uma chacina!
— Homicídios dolosos, sem a mínima chance de defesas às vitimas, com requinte de crueldade.
Link desta postagem: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/02/brumadinho-o-exato-momento-do.html 


SOBRE AS SIRENES: 
Sirenes nunca foram testadas. Programa de Prevenção da Vale em Brumadinho limitou-se a instalação de sirenes - sem testar -, preenchimento de um questionário, uma reunião e um jornalzinho mensal, contando as 'coisas boas' que a Vale faz

Sirenas nunca foram testadas. Só na noite posterior à tragédia, quando havia o risco de rompimento de outra barragem. Enterros acontecem sem velório, cemitérios mal comportam tantos corpos. Rio Paraopeba está morto.


"Depois de tudo aquilo, eu imaginava que iam treinar os moradores, criar um plano de fuga, soar as sirenes para a gente ver como que era. Mas a Vale não apareceu mais. Aquela sirene nunca tocou, eu nem sei qual é o som dela", diz ele.

https://compromissoconsciente.blogspot.com/2019/02/sirenas-nunca-foram-testadas-em.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário