quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Bombas Cluster, uma atrocidade que o Brasil continua fabricando e exportando

As Bombas Cluster (Bombas Cacho) contêm até 20 quilos de "bombinhas" dentro de si, e, ao atingir o alvo (geográfico ou humano-físico) rebenta e espalha a devastação, a mutilação, o sofrimento ou a morte. 107 países assinaram o tratado pela extinção do usoBrasil, que fabricva e exporta, não assinou!






Por Marise Jalowitzki
07.novembro.2018
https://compromissoconsciente.blogspot.com/2018/11/bombas-cluster-uma-atrocidade-que-o.html

Quando, em 2010, tomei conhecimento que o Brasil fabrica e exporta Bombas Cluster (veja link ao final), tive um violento estremecimento. Como assim? E saber do fato que o Brasil (sob o governo Lula) NÃO ASSINOU a Convenção sobre Munições Cluster, em 2008, foi um motivo de revolta de minha parte, pela decisão governamental de, por questões de ganho financeiro, esquecer o Humano e a devastação e sofrimento indescritíveis que estas armas causam, especialmente em civis. 

As Bombas Cluster (Bombas Cacho) contêm até 20 quilos de "bombinhas" dentro de si, e, ao atingir o alvo (geográfico ou humano-físico) rebenta e espalha a devastação, a mutilação, o sofrimento ou a morte.

Em 2015-2016, foi registrado o uso de munições cluster de fabricação brasileira pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita em ataques no Iêmen. 

Estudos mostram que 94% das vítimas confirmadas de munições cluster são civis, e 40% delas são crianças.


Menino vítima das bombas que o Brasil exporta!
Cerca de 98% das vítimas são civis. Bombas de fragmentação provocaram mais de 10 mil perdas humanas, sendo 40% crianças. Brasil não assinou convenção.



Como as munições cluster são definidas na Convenção?  
"Segundo os termos na Convenção, uma munição cluster é um tipo de munição convencional que espalha ou libera submunições explosivas: pequenos explosivos não guiados ou sub-bombas (cada uma pesando até 20 quilos) que são projetadas para explodir antes, durante ou depois do impacto." ( International Committee of the Red Cross - https://www.icrc.org/por/resources/documents/legal-fact-sheet/cluster-munition-legal-factsheet-230710.htm)


A Convenção sobre Munições Cluster

A Convenção sobre Munições Cluster , CCM, proíbe toda e qualquer utilização , armazenamento, produção e transferência das munições cluster. artigos separados na assistência Convenção referem às vítimas, a limpeza de áreas contaminadas ea destruição dos estoques.

A Convenção foi adotada em Dublin por 107 Estados , em 30 de Maio de 2008 e assinado em 03 de dezembro do mesmo ano. A convenção se tornou lei internacional vinculativa para os Estados Partes , quando entrou em vigor em 01 de agosto de 2010 . 

O Brasil não assinou!

A PERGUNTA QUE DEIXO AGORA É: O PRESIDENTE ELEITO, QUE IRÁ TOMAR POSSE EM 1º DE JANEIRO DE 2019, vai fazer algo a respeito??? Decerto que não, já que é defensor de armamento e tortura! E que já declarou "não simpatizar" com Direitos Humanos!

A fabricante é a empresa de armas Forjas Taurus, com sede em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (triste posto!).

Forjas Taurus, uma das maiores empresas de armas e munições do Brasil
A Taurus é uma companhia brasileira de capital aberto com sede em São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fundada em 1939, a empresa possui atualmente quatro plantas industriais, sendo três delas no Brasil e uma em Miami, nos Estados Unidos. (wikipedia)

Onyx Lorenzoni, cotado como ministro do governo Bolsonaro, tem laços com a Taurus. Em 2014 recebeu incentivo financeiro para sua campanha.

O deputado filho do presidente eleito está indo ao oriente para adquirir "drones que atiram"...

Que Deus se apiede de nossa Nação!!

O mal que se pratica a um semelhante sempre retorna àquele que o faz! Misericórdia!

Em 2015, "A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch publicou um relatório sobre a situação no Iêmen, no qual afirma que a Arábia Saudita, à cabeça de uma coalizão internacional, usa bombas de fragmentação fabricadas nos EUA durante os ataques aéreos contra posições de houthis. (https://br.sputniknews.com/mundo/20150503920593/

POSIÇÃO DO BRASIL EM RELAÇÃO A TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE DESARMAMENTO 


Fonte: Nexo Jornal -https://www.nexojornal.com.br/academico/2017/03/22/Por-que-o-Brasil-n%C3%A3o-assinou-a-Conven%C3%A7%C3%A3o-sobre-Muni%C3%A7%C3%B5es-Cluster
Algumas das Referências usadas pelo Gabriel Francisco Silva, autor do conteúdo cujo link está sob a imagem. 

BORRIE, John; RADIN, Vanessa Martin (Ed.). Disarmament as Humanitarian Action: from perspective to practice. Genebra: UNIDIR, 2006. CIDHG. Guide sur les armes à sous-munitions. 2ª ed. Genebra: CIDHG, 2010. VAZ, A. C. A agenda de segurança e o processo decisório de política externa no Brasil. Paris: Foundation pour la Recherche Stratégique, 2013.

CIDHG. Guide sur les armes à sous-munitions. 2ª ed. Genebra: CIDHG, 2010. VAZ, A. C. A agenda de segurança e o processo decisório de política externa no Brasil. Paris: Foundation pour la Recherche Stratégique, 2013.

VAZ, A. C. A agenda de segurança e o processo decisório de política externa no Brasil. Paris: Foundation pour la Recherche Stratégique, 2013.

Gabriel é graduado em relações internacionais pela Universidade Federal de Pelotas, com período de mobilidade acadêmica na Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. Mestre em relações internacionais pela Universidade de Brasília e mestre em Conflict, Security and Development pela University of Exeter, no Reino Unido, através do programa Chevening. Especialista em segurança internacional, controle de armas e política externa brasileira, Silva é membro da organização "Dhesarme - Ação pelo Desarmamento Humanitário"

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/academico/2017/03/22/Por-que-o-Brasil-n%C3%A3o-assinou-a-Conven%C3%A7%C3%A3o-sobre-Muni%C3%A7%C3%B5es-Cluster 

Leia mais:
http://news.xinhuanet.com/english/2008-12/04/content_10454606.htm


Querendo, veja: 
Bolsonaro tem repetido reiteradas vezes que "vai quebrar o monopólio da Taurus"
(Leia mais aqui: https://www.valor.com.br/politica/5584439/bolsonaro-vai-guerra-contra-taurus )

Soibre a compra de drones que atiram (Witzel - governador do RJ e Eduardo Bolsonaro - filho do presidente eleito): https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/entenda-o-plano-do-governador-do-rj-de-abater-bandidos-com-armas-pesadas.shtml?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=noticias


Este artigo escrevi em 2010:

Brasil importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster

Fragmentação de Corpos - Brasil, importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster

Lixo, armamento, petróleo e carros
Exclusão social, intoxicação dos mares e falta de saúde.



18.setembro.2010

Por Marise Jalowitzki

O que corrida armamentista, petróleo e indústria automotiva tem em comum com
intoxicação dos mares, dos animais, das pessoas, miséria, doença e falta de recursos?




E este artigo escrevi em 2011:

Bombas Cluster - Brasil ainda é produtor e exportador? Avaaz promove campanha para proibição das bombas cluster

Avaaz promove campanha para proibição de bombas cluster. Brasil é produtor e exportador





 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário