terça-feira, 15 de novembro de 2016

Choking Games - Adolescente de 13 anos, mais uma vítima em São Paulo - Brincadeiras Perigosas e Instituto Dimi Cuida


Jogo do enforcamento, jogo do desmaio, jogo da forca, jogo da asfixia, são vários os nomes. O final, perigoso demais, muitas vezes letal. Instituto Dimi Cuida, instituição brasileira que trabalha na Prevenção! Informe-se!




Por Marise Jalowitzki, com informações transcritas pelo G1 Santos - SP e outros artigos
publicado neste blog em 15.novembro.2016


Gustavo Detter, um garoto de 13 anos morreu menos de 24 horas depois de ser encontrado dentro do quarto do pai com uma corda enrolada no pescoço e em frente a um computador. A suspeita da família é que o incidente tenha relação com o desafio de um jogo online do qual Gustavo Riveiros Detter brincava com amigos e acabou perdendo. O caso aconteceu em São Vicente, no litoral de São Paulo.
A corda utilizada pelo menino sustentava um saco de boxe no teto do quarto. Após o enforcamento, o estudante chegou a ser socorrido com vida para o Hospital Municipal de São Vicente ainda na noite do ocorrido, um sábado (15.outubro.2016). Depois, foi transferido para o Hospital Ana Costa, em Santos, e morreu no domingo (16).
Um tio materno do garoto disse ter colhido informações sobre a morte do sobrinho. Segundo ele, Gustavo jogava o game League of Legends. Quando alguém perdia o jogo, os participantes davam ao perdedor o desafio do Choking Game ou “jogo da asfixia”, em que a pessoa interrompe o fluxo de ar com as mãos ou com objetos para induzir desmaios, tontura ou estado de euforia.
De acordo com o boletim de ocorrência, o garoto brincava com outros três colegas quando aconteceu o enforcamento. A cena teria sido acompanhada em tempo real pelos outros participantes do jogo, já que todos usavam a internet com uma webcam conectada para se comunicar. 
Gustavo Detter (Detter, para os amigos) tinha apenas 13 anos e foi mais uma vítima fatal

A mãe, após ser avisada, caiu em desespero. Ao chegar ao hospital, não podia acreditar no que estava acontecendo. 
Conversas obtidas pelo parente em aplicativos de mensagem e no próprio computador usado por Gustavo, afirmam que essa não seria a primeira vez que o estudante teria participado do suposto desafio. Um dos jogadores escreveu em uma das conversas que achava que o 'Detter' (sobrenome da vítima) tinha ido se enforcar de novo.
Pela transmissão ao vivo da webcam, os colegas perceberam que a vítima parecia estar "desfalecida" e pediram para que uma prima, que estava no quarto ao lado de Gustavo, fosse verificar.
Assustada, a garota chamou os tios, que conseguiram reanimar Gustavo. Em seguida, por volta das 22h40, os familiares chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para levá-lo até o Hospital Municipal de São Vicente. Já na manhã do último domingo, Gustavo foi transferido por volta das 5h30 para o Hospital Ana Costa, em Santos. A morte dele, por lesão neutológica, foi confirmada poucas horas depois.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o tio de Gustavo, que registrou o caso na delegacia, acredita na hipótese de que os demais jogadores tenham induzido o sobrinho ao fato. O caso foi registrado no 7º DP de Santos, mas está sendo investigado pela Delegacia Sede de São Vicente.
--------------------------------------------
Aqui outra ocorrencia:
Jogo do Desmaio - Pais, alertem
seus filhos para que não caiam nessa
Marise Jalowitzki
23.abril.2014



-------------------------------------------------------------
Caso sério
Há alguns anos, algumas escolas do país começaram a alertar os pais para uma prática perigosa que os adolescentes têm feito até mesmo dentro das salas de aula. É o chamado "jogo do desmaio" ou Choking Game.
Vários vídeos de jovens se espalharam pela internet exibindo uma "brincadeira" que pode levar à morte já que os movimentos têm por objetivo diminuir a quantidade de sangue no cérebro.
Na queda podem ocorrer lesões pelo corpo e até traumatismo craniano. Se existir alguma pré-disposição, o adolescente pode sofrer uma parada cardíaca e a falta de oxigênio no cérebro pode deixar sequelas graves, para o resto da vida. (G1 - Santos)

Instituto DimiCuida, em Fortaleza, alerta e prepara pais, educadores e especialistas para prevenir a prática desta "brincadeira" perigosa e, muitas vezes, fatal
Instituto Dimi Cuida





Reúne em palestras e seminários profissionais da área de Psicologia, Psiquiatria, Saúde, Educação e Segurança, além de todos os interessados em conhecer, compreender e prevenir que mais jovens se deixem iludir e arrastar por algo que pode acabar com os seus sonhos, assim como tem feito com tantos, já, infelizmente, também em nosso país e no mundo todo.

Anualmente promove um encontro internacional, geralmente em outubro. Informe-se e Participe!





Página de Links para maior compreensão dos pais e educadores, com vistas a alertas e cuidados preventivos


Assista o video do Conexão Futura - https://www.youtube.com/watch?v=SxrMYjae8L8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário