sexta-feira, 8 de abril de 2016

Beldroega - erva daninha - erva beleza - erva nutrição



Beldroega, rica em vitaminas A, B e C. Plantinha livre de agrotóxicos, indicada para crianças tidas com as características de tdah, por ser rica em Ômega 3, ácido graxo necessário para o desenvolvimento e funcionamento adequado do cérebro.

(Foto - Eloisa Soares)

Procurando uma salada diferente? Livre de agrotóxicos? Achou!



Por Marise Jalowitzki
08.abril.2016
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2016/04/beldroega-erva-daninha-erva-beleza-erva.html


Muitas pessoas trazem sua preocupação com os alimentos, já que os orgânicos ainda são escassos (e, portanto, mais caros, nem sempre encontrados). As mães tem razão em se preocupar, pois, sendo o Brasil o [triste] campeão mundial no uso de agrotóxicos, obriga muitos cidadãos a conviver com os pesticidas e, pior, pagar para ingerir venenos. 

Pois há uma opção ofertada gratuitamente pelos campos e calçadas das cidades. Linda, maravilhosa em sua diminuta dimensão, desde pequena a admiro. Muitas vezes colhi apenas os raminhos com flores, pra contemplar sua beleza. Há alguns anos descobri que é de valor alimentício (nutritivo) imenso. Desde lá, já colhi os pés em calçada, criei minhas próprias sementes e as cultivo em pequenos espaços em meu terraço.

A beldroega nos passa muitas lições. Simples, bela, nasce 'espontaneamente' em qualquer cantinho, não precisa de muitos cuidados e...é vista como daninha!

Não é assim na vida, também? Quantas vezes costumamos emitir pareceres sobre um comportamento (no outro, claro!), quando não na pessoa 'inteira' (sim, ela é, no nosso ponto de vista maldoso, 'todinha errada"!!). Depois, com o tempo, para os que estão despertos, aquilo que se configurava como um problema, uma disfunção, acaba se mostrando como uma grande habilidade, uma forma sui generis de ser, uma lição diária de como conviver melhor.

A mutação de sua flor em bolinhas-sementes que vão trocando de tons (um mais lindo que o outro), até tornar-se semente, mostra o quanto podemos ser diferentes em nossa essencia e o quanto há por descobrir (em nós, nos outros) até chegar na maturação. Convite à reflexão.



Tenho as minhas plantinhas também em água, em vaso ornamental.

Muito já comentamos sobre o quanto o ômega-3 é benéfico para a saúde, especialmente recomendado para as crianças tidas com os comportamentos de tdah. Taí uma opção segura, livre de pesticidas.


Sobre a planta:

A plantinha beldroega é de fácil cultivo, tem elevado valor medicinal e nutricional, riquíssima em sais minerais e vitaminas”, especialmente A, B e C. 

É rica em mucilagens, em ácido ómega-3”, ajuda à redução dos níveis de colesterol. Em saladas ou levemente refogado (emurchecida) tem sabor agradavel e substitui o espinafre, pois não é tóxica. Viva!!

Seu uso medicinal é amplo, podendo ser usada nos casos de acidentes domésticos e cura de órgãos comprometidos.

Outros nomes: portulaca, porcelana, salada-de-negro, caaponga e beldroega-da-horta.





DO BLOG DO ALÍCIO CHAROT 

Seu uso na culinária teve início na Europa, Ásia e México, usada em saladas, para refogar outros vegetais em azeite de oliva e no preparo de sopas e guisados. A planta é rica em substâncias como ômega 3, vitamina A, B, C, minerais como magnésio, cálcio, potássio, ferro e o pigmento carotenoide, responsável pela cor avermelhada do caule da planta. É rica em glicose, frutose e sacarose. 
A erva é eficaz no tratamento de doenças da bexiga, colesterol, olhos, rins, vermes e vias urinárias, sendo um ótimo remédio diurético, emoliente, emenagogo, laxativo, antiinflamatório e estanca o sangue de hemorragias gengivais.
Uso
É possível utilizar as folhas, sementes e talos da planta aplicando em:
Sucos: o suco das folhas de beldroega pode ser utilizado para tratar inflamações oculares, queimaduras, eczemas, erisipelas, calvície, entre outros. Sendo diretamente aplicado na área afetada, não ingerido, apenas ingerido no caso de problemas do fígado, bexiga e rins.
Chá: usado de forma diurética.
Sementes: quando ingeridas, combatem vermes intestinais.
Os talos e as folhas machucados, podem ser aplicados sobre queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram o processo de cicatrização.




Salada de Beldroega (só acrescentei o Tofu, para os veganos):
Para 4 pessoas:

2 tomates
2 maços de Berdroega
2 cebolas roxas
1 pepino
Queijo ou Tofu

Modo de Preparo:
Corte todas as verduras no formato desejado, tempere com azeite de Oliva e Suco de Limão, Pique o queijo e incorpore a salada, por ultimo acrescente a Berdroega, e Voilá!



Chef Alicio Charoth, 54 anos, brasileiro e baiano, com atuação no mercado gastronômico nacional e internacional em Portugal e Espanha, experiência acumulada há mais de 32 anos.

Hoje se dedica à Consultorias, Eventos e Curadoria em assuntos de gastronomia.
http://charothalicio.wix.com/cozinha-nomade
http://sossegodaflora.blogspot.com.br/2015/11/a-beldroega-fonte-de-sabor-e-saude.html


Querendo, leia também:




Hiperatividade - Causa está na mesa, adverte psiquiatra. Nutrição no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade: um aspecto negligenciado, mas importante. Opções saudáveis - arroz, brócolis, feijão, tomates, alface e bifinhos de grão de bico. 

Hiperatividade. Causa está na mesa, adverte psiquiatra.
Os autores de vários estudos também demonstraram o impacto positivo da eliminação dos produtos alimentares contendo aditivos alimentares sintéticos, como corantes alimentares artificiais e conservantes sobre o comportamento das crianças com TDAH.
ÔMEGA-6, presente especialmente na carne vermelha, galinhas e ovos de granja, causa Hiperatividade 
Não comer carne não oferece qualquer prejuízo à saúde - cardiologista e nutrólogo Julio César Acosta Navarro, Instituto do Coração do Hospital de Clínicas de São Paulo
A influência dos componentes da dieta sobre os sintomas de TDAH em crianças.







2 comentários:

  1. As duas primeiras fotos não correspondem a beldroega tradicional, é de outra família com o nome comum de beldroega grande, dizem que também é comestível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha só, Eduardo, e foi-me dado como a tradicional! Como ela dá muito por aqui (em qualquer cantinho nasce um pé) é desta mesma que recolhi sementes e criei em meu terraço.

      Bem, ela é comestível, sim, pois já me alimentei (e continuo usando) de suas folhas e não houve nenhum revertério...rsrsrs

      Então, esta terceira foto, também dá florzinhas? semelhantes às duas primeiras?

      Gratidão por sua contribuição ao post.

      Excluir