terça-feira, 11 de junho de 2013

Papa Francisco reconhece corrupção, lobby gay e nomeia 8 cardeais para reforma na Cúria - Uma Igreja rica envelhece e não tem vida, diz.

Papa Francisco reconhece lobby gay e corrupção na Cúria


Papa Francisco reconhece corrupção, lobby gay e nomeia 8 cardeais para reforma na Cúria - Uma Igreja rica envelhece e não tem vida, diz. 

Por Marise Jalowitzki

Que impactos trazem as declarações de Francisco? Ontem mesmo recebi uma série de imagens de igrejas lindíssimas, ao redor do mundo, muitas delas destruídas em guerras e reconstruídas logo depois. Luxo, requinte, ostentação. Não consegui responder ao amigo virtual que queria um "Oh! que lindo!". A coisa que mais me minha à mente era: Deus, como estamos distantes do que pregou Jesus Cristo!!! Lembrei-me do conselho aos discípulos de "bater a poeira das sandálias e sair das cercanias" dos lugares onde a palavra não era aceita. A pergunta que fica é: COMO vai ficar a Igreja Católica doravante??? COMO pensam todos os do clero em acatar o que preconiza o Papa? Ou, uma pergunta muito ruim: ATÉ QUANDO vão permitir que ele diga o que está dizendo??? NUNCA entendi COMO, em dois mil anos, pôde ser alterado TANTO um ensinamento que veio sob a égide da simplicidade e da humildade. SEM DÚVIDA, uma oportunidade ímpar!!! NAMASTÊ!!! (saudação que significa: Deus em Mim Saúda Deus em Ti!"

"O Papa reconheceu a dificuldade da reforma da Cúria Romana e a existência de um "fluxo de corrupção" e de um "lobby gay" em uma recente reunião com religiosos latino-americanos, informou a agência de notícias I.Media nesta terça-feira.
A reforma da Cúria (governo da Igreja), citada por "quase todos os cardeais" nas reuniões preparatórias do último conclave, é uma tarefa "difícil", admitiu em uma audiência concedida em 6 de junho aos líderes da Conferência Latino-americana de Religiosos (CLAR).
De acordo com um resumo da reunião que durou cerca de uma hora, publicado pelo site católico Reflexão e Libertação, o Papa acrescentou: "Na Cúria, há pessoas santas, mas também existe uma corrente da corrupção". "Fala-se de 'lobby gay', e é verdade, ele existe", reconheceu.
"Eu não posso conduzir esta reforma", disse, admitindo ser muito "desorganizado". Este será o trabalho, segundo ele, da comissão de oito cardeais nomeados por ele, que se reunirão pela primeira vez oficialmente em Roma, em outubro.
São Pedro não tinha conta em banco
Nesta terça-feira, durante a homilia de missa na paróquia de Santa Marta, Francisco afirmou que com uma Igreja rica, "a Igreja envelhece" e "não tem vida". O papa argentino, assim como já havia afirmado em outras ocasiões, voltou a falar sobre a necessidade da Igreja "assumir um testemunho de pobreza", acrescentando que "São Pedro não tinha uma conta no banco".
Em referência à passagem da Bíblia na qual Jesus pede a seus apóstolos não "procurarem ouro, prata e cobre em vossos cintos", o Francisco insistiu que "a pregação do Evangelho é algo gratuito". Além disso, o pontífice afirmou que a Igreja sempre caiu "nesta tentação" e "isto criou um pouco de confusão", um fato que fez com que "o anúncio (do Evangelho) se parecesse proselitismo".
"O anúncio do Evangelho tem que ir pelo caminho da pobreza (...) Esta pobreza nos salva de converter organizadores em empresários. Temos que continuar realizando os trabalhos da Igreja, mas com um coração de pobreza, não com o coração do investimento ou do empresário", disse Bergoglio."

Com informações das agências AFP e EFE - Do Terra

Relacionado, neste blog:

Papa Francisco

Novo Papa é argentino. O sorriso de Francisco transmite uma nova esperança

Querendo, veja também:

O que vou fazer

COM VIDEO DE HURRICANE SMITH - DON'T LET IT DIE!
...vou continuar dizendo as verdades em que acredito, até o fim.




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário