terça-feira, 30 de abril de 2013

Teias de aranha, mais fortes do que o aço - Também em nossas mentes

Chip de seda para colocar no cérebro já está em fase definitiva -  
Leite de cabra geneticamente modificada produz teia de aranha. Bicho da seda gm, também.

Teias de aranha, mais fortes do que o aço - Também em nossas mentes

Por Marise Jalowitzki
30.abril.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/04/teias-de-aranha-mais-fortes-do-que-o.html

Vou procurar ser o mais imparcial possível neste artigo. Tudo na vida tem dois lados: o útil e ético, e o não ético, ainda que útil. Assim, quero me limitar a trazer as informações e deixar para que o leitor tire as suas próprias conclusões. Particularmente, sou contrária aos experimentos científicos em animais, embora saiba que o cidadão comum não tem nem ideia da extensão disso tudo, do quanto somos dependentes de MUITAS coisas em nossa vida diária, fruto do sacrifício e do sofrimento dos animais. Em outro artigo vou trazer mais um pouco (do pouco que sei) sobre o tema e seus envolvimentos.

Teias de aranha são mais fortes do que o aço. Você sabia? É fato. Há uns 5 anos li sobre um cientista que fabricou cordas de violino, as mais resistentes até hoje conhecidas, feitas de teia de aranha. Provavelmente você também já deve ter lido sobre a ilha que tem um número "espantoso" de aranhas enormes ("espanto" apenas para alguns cientistas inescrupulosos, que não admitem publicamente os resultados de seus experimentos).


Na verdade, já estamos vivendo um mundo pleno de mutações e somos todos conscientes disso, admita-se ou não. A Engenharia Genética, um mundo à parte, que nem sempre atenta para a Ética, um mundo sem limites, com resultados imprevisíveis e até inimagináveis. Há os cientistas conscientes de seu papel de pesquisadores e há, também, como em todos os setores, os que não atentam para nada (consequências, sofrimentos impingidos, efeitos colaterais). Eles são pesquisadores e serviço de quem os contrata. "Encontre a solução para a a AIDS" (vírus que, muitos dizem, foi fabricado em laboratório para incentivar o consumo de sempre novos fármacos. "Encontre em menos de um ano uma vacina eficaz para....". "Encontre um jeito de deixar os tomates, os mamões, as maçãs, mais resistentes, para que não se perca tanto". "Encontre um jeito de fazer com que a vaca dê mais leite, a ovelha, mais lã, a carne desse e desse animal dê mais carne, os hambúrgueres não se deteriorem (chegam a durar anos), os tecidos sejam resistentes, as armas mais potentes, animais produzam órgãos "especiais" para transplantes, ENFIM, você sabe, a lista é IMENSA. Sempre "em nome da Ciência",  a procura pela cura de doenças, invenções para melhorar a QUALIDADE de nossas vidas, essas coisas. 
Teia de aranha, hoje, já é produzida em leite de cabra, em folhas de alfafa e, agora, em bicho-da-seda, que, para poder ser identificado, tem os olhos vermelhos e os fios verde-fosforescentes. 

Para que serve a teia de aranha
A teia de aranha tem mil e uma utilidades. Além das cordas do violino e outros instrumentos de corda, também serve para fabricar tecidos de alta performance, para quedas e, claro, armas e materiais bélicos em geral, aeronaves; poderia ser utilizada também em nanotecnologia, poderia servir para transportar nanopartículas em cirurgias delicadas, para o interior do corpo humano.


Teia de aranha e o alarme coletivo
Essa avalanche de informações são repassadas de diferentes formas: 
- alarmistas, semeando a insegurança e o temor sobre as consequências;
- imparciais, apenas um relato, como se nada de mais fosse (e as mudanças são significativas!);
- otimistas, alegres, o "bum!", como se fosse tudo apenas para o bem (e sabemos que MUITO da transgenia e dos experimentos científicos CARECEM de pesquisas de médio e longo prazo sobre os efeito).
A teia de aranha também pode ser usada em sentido análogo. Uma "cabeça com teia de aranha" é uma mente plena de confusão. COMO JÁ ACONTECE. O bombardeio midiático diário, segundo a segundo, de informações alarmantes, eventos sísmicoss, secas e enchentes, mortes, acidentes, sequestros, roubos, assassinatos, crueldades, infâmias, corrupção e delitos de todo azar, além das catástrofes (muitas provocadas pelo próprio homem), gera uma teia nada organizada de sensações e sentimentos dentro de cada um de nós.
Essa constante avalanche de emoções como: pena, raiva, comoção, tristeza, ressentimento, saudade, dor, sede de vingança, medo, insegurança aporta um gigantesco desequilíbrio em nosso campo emocional. QUANTO MAIOR O DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL maior a CONFUSÃO para saber o que nos move, o que realmente sentimos e queremos. É urgente aquietar as nossas mentes, dar um espaço para o nada. No inicio de cada momento de "quietude" os pensamentos chegam como doidos, em velocidade feroz. Deixar vir tudo à tona, até se esgotar, leva, em média, em condições normais, uns dez minutos. Aí a mente começa a se "cansar" de repetir e repetir e pode acontecer a quieta serenidade. Se não, procure a ajuda de um homeopata, que pode indicar um componente específico para auxiliar no processo.
Retirar as teias de aranha que estão em nosso consciente, subconsciente e inconsciente exige uma varredura eficaz em um momento-mundo em que a alienação parece determinar a conduta de muitos.
SAÚDE FÍSICA começa, PRIMEIRO, NA MENTE E NO CORAÇÃO. Amor, entendimento, aceitação, ressignificação. É papel da mente aprimorar a saúde do corpo. 


Querendo, veja também:

Dicas para sair de Situações que Minam as Forças e Enfraquecem

Clique


Conheça a notícias sobre teia de aranha mencionada neste post:

Cabra e bicho-da-seda podem produzir teia de aranha


Cientistas realizam modificações genéticas para que animais façam fibra resistente em escala industrial

por Redação Galileu
Agora, em conjunto com o pesquisador Malcolm Fraser, da Universidade de Notre Dame, ele anunciou a criação de um bicho-da-seda que, em vez da fina e delicada fibra das echarpes, produz teia de aranha, o que pode facilitar muito a vida dos cientistas, já que as fibras, neste caso, viriam em forma de fios. No leite da cabra e na folha da alfafa é necessário um processo de separação e recomposição dos fios da teia.
O desafio dos cientistas agora é incorporar as propriedades mecânicas da teia na seda produzida pelos bichos. Como cada casulo produz cerca de 800 metros de fios de seda tratados, os pesquisadores acreditam que em um ano poderão produzir a seda de aranha em escala industrial.
A teia, um dos materiais mais valiosos da natureza atualmente, poderia servir para produção de ligamentos artificiais, curativos resistentes, armaduras e até corda de para-quedas. Na medicina, as fibras de seda de aranha poderiam ser usadas para transportar remédios em nanoescala aos lugares certos do corpo.
Segundo a Popular Science, Lewis trabalha com o desenvolvimento da teia em outros animais há 12 anos. De cada litro de leite de suas "cabras-aranha", ele extrai cerca de 28 gramas de teia. Seriam necessárias 100 aranhas de verdade para produzir a mesma quantia. E para garantir que seus bichos-da-seda estavam realmente produzindo teia, os cientistas marcaram o DNA da aranha com proteína fluorescente. O resultado: bichos com olhos vermelhos, seda verde fluorescente e um bom argumento para filme de ficção científica.

chip de seda no cérebro para monitorar a função cerebral continuamente , por semanas, meses e até mesmo anos

Pesquisadores desenvolvem chip de seda para colocar no cérebro


Material, que já foi testado em gatos, se ajusta melhor ao formato do cérebro e é mais aceito pelo organismo

por Redação Galileu
Há alguns dias a Galileu publicou uma entrevista em que o futurologista Michiu Kaku dizia que, no futuro, nós vamos controlar máquinas com a mente. Mas existe um pequeno obstáculo: manter um chip em nosso cérebro pode ser perigoso. Para evitar que o corpo reconheça o aparelho como intruso, pesquisadores da Universidade Pennsylvania Medical School, nos EUA, estão trabalhando em chips biocompatíveis. O grupo espera criar interfaces neurais que sejam mais eficientes do que as que existem hoje - e sem irritar ou gerar cicatrizes no tecido cerebral.
"Nós pretendemos fazer dispositivos ultrafinos que possam ser inseridos dentro do cérebro através de pequenos orifícios no crânio", diz à Technology Review Brian Litt, professor de neurologia e bioengenharia da universidade.


O grupo publicou em abril resultados de um estudo desenvolvido em cérebros de gatos. A membrana de seda foi o material ideal escolhido para o trabalho: é fina, por isso pode ser inserida facilmente por buracos muito pequenos, e é facilmente dissolvida em biomoléculas inofensivas ao longo do tempo.
Quando é colocada no tecido cerebral e molhada com solução salina, a membrana de seda "embala" a superfície do cérebro, trazendo os eletrodos mais perto das dobras do tecido cerebral. Chips normais não alcançam essas fendas, que cobrem a maior parte do cérebro, por isso são menos eficientes.
"Um dispositivo como este abriria novos caminhos em toda a neurociência e todas as aplicações clínicas", diz Gerwin Schalk, pesquisador no centro de Wadsworth, em Nova York. "O que eu prevejo é a colocação de um dispositivo de seda ao redor de todo o cérebro, que monitoraria a função cerebral continuamente por semanas, meses ou anos, com uma alta resolução espacial e temporal". 

Leia também:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!

4 comentários:

  1. Prezada Marise,
    Olá!!@
    O assunto é ótimo para tratar com alunos das séries iniciais - em oficinas verdes/de forma lúdica e eco-comunicativa!@
    Muito bom!!!
    Publiquei para a Rede Senac/Alunos e professores do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental.
    Parabéns pela matéria verde!@
    Dou nota 1@@@@@@@@@@ pra amiga verde!@
    Sucesso!
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Luciana! Muito grata pela divulgação e compartilhamento! Teu trabalho de divulgação é meritório! Quanto a utilizar o texto para as séries iniciais, fiquei bastante curiosa de como aconteceria! O tema é vasto e complexo. Abraços e Sucesso Também!

      Excluir
  2. Prezada Marise,
    Olá!
    Seu artigo (Teias de aranha, mais fortes do que o aço - Também em nossas mentes) pode ser lido por professores motivados a promover palestras, atividades lúdicas por meio do teatro, contação de história etc; ou seja, adaptando seus conhecimentos socioambientais que dignificam o planeta TERRA!!
    A criança brasileira carece de consideração pedagógica, e a música "Dona Aranha" tem contribuído muito pouco para a preservação da natureza...
    Desejo sucesso!!
    Seu trabalho de pesquisa é maravilhoso!@
    Parabéns!@
    Atenciosamente,
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo verdade, Cara Luciana!!! ENTRETANTO, com relação aos experimentos científicos, temos de atentar para a ÉTICA, especialmente junto aos pequenos, para que não se cirem achando de tudo é "normal"!!! Desejo felicidades e MUITO sucesso a tod@s!!! Muito grata pela divulgação!

      Excluir